Blog Tour: Tortura Cor-de-Rosa.

29 abril 2012

Oie tudo bem?
Bom, gente a resenha de hoje, faz parte de um Blog tour dos livros da Lycia Barros, Tortura Cor-de-Rosa chegou pra mim na semana passada, mas como estava bem atarefada e o livro é fino, deixei para ler no final de semana.

Lycia Barros é parceria do In The Sky e vocês podem ler outras duas resenhas de livros delas aqui:
A Bandeja: Qual Pecado te seduz? . Entre a mente e o coração.

Tortura cor de rosa - Por que as meninas também sabem ser cruéis - Lycia Barros


Ao mudar-se para São Paulo com seus pais, Ava pensou que poderia ter uma vida normal, como a de todas as meninas da sua idade, que têm amigas com quem conversar, com quem sair e com quem divertir-se naquela cidade cosmopolita. O novo bairro é bonito e elegante, e o novo colégio parece-lhe uma promessa de novos dias por viver, repletos de bons acontecimentos. Porém, já no primeiro dia de aula, Ava descobre que nem mesmo ali a vida é perfeita. Sem que saiba direito como, torna-se alvo de uma garota cruel, que está sempre cercada por fiéis seguidoras, com as quais forma uma espécie de gang. É quando tem início o bullying, que tornará a vida de Ava um inimaginável e completo inferno. "Ava encarou-a por um momento, abalada, tentando disfarçar o pavor que se espalhava pelo seu corpo e as lágrimas que ameaçavam cair de seus olhos. Sentiu-se tomada por um ódio desconhecido. Queria asfixiar aquela garota. Jamais, em tempo algum, pensara que um dia fosse sofrer ameaças daquele tipo, de humilhação mórbida. Dois sentimentos fortes brotaram-lhe: a indignação e o desejo de vingança. Porém, o medo se espremeu entre eles. Se Jaque tinha mesmo feito aquilo com Yoshie, porque não faria com ela?"

Edição: 1
Editora: Habacuc
ISBN: 9788589829403
Ano: 2011
Páginas: 149

________________________________________________________________________
Tortura cor-de-rosa é um livro que aborda um tema muito sério e atual, o bullying. Muitos de nós já ouvimos jovens reclamando de sofrer esse tipo de zuação, é um tema que está na mídia há muito tempo, um problema sério que atinge muitos adolescentes, não só em escolas, mas foras delas também.

Lycia Barros nos apresenta Ava, uma tímida menina que devido ao trabalho do seu pai não para em nenhuma cidade por muito tempo e para não criar raízes ela acaba se “camuflando”, assim não chama atenção e não faz muitos amigos, um modo para não sofrer se por acaso se mude novamente.
Ava está morando com a mãe em São Paulo e em seu primeiro dia de aula, nossa protagonista percebe que terá um longo ano pela frente. Ela se depara com Jaque uma cruel garota que não mede esforços para humilhar seus colegas. Jaque usa e abusa de qualquer arma para humilhação.
E seu novo alvo é a menina nova em sua classe, Ava, que além de ter peitado a garota atraiu os olhares de Lucas – amor platônico de Jaque. Bem, tá para imaginar o que a moça poderá fazer para arruinar a vida de Ava.
Não só com Ava, Jaque torna a vida de Yoshie, amiga de Ava um verdadeiro inferno a muito tempo. Mas nossa protagonista resiste as maldades da moça firme e luta para acabar com as crueldades dela!

Lycia conseguiu passar exatamente o sofrimento de Ava, pessoas que são humilhadas por colegas na escola. Devo dizer a vocês que em alguns momentos do livro me lembrei das vezes que passei por humilhações no colégio. E no meu caso não era apenas de colegas falando de minha aparência, de quanto eu era magra, de minhas pernas, ou quando me trancavam no banheiro, mas também até de professor na Universidade pegando no meu pé.

Posso dizer por experiência própria, quando você é zuado de tal forma no colégio é difícil esquecer. Principalmente quando seus amigos falam como era bom estudar e você não tem nada de muito interessante para falar. Quando se sofre esse tipo de humilhação pode passar 5, 10,30 anos que seja, sempre fica uma coisinha chata lá no fundo.
Bullying é uma coisa séria e com a internet fica muito pior, sai de controle e acaba dominando sua vida social.

Achei que Lycia foi muito inteligente em abordar este assunto. Inclusive no próprio livro tem algumas perguntas para serem feitas em sala de aula, ensinando aos alunos o quanto bulliyng é feio e sério.
É um livro inteligente, didático e muito atual, vale a pena você ler!


 
Participem da outra promoção que está rolando no Blog - Promoção: Aniversário In The Sky & Novo Conceito, é só clicar no Banner:

4 comentários :

  1. Ja tinha lido sobre o Tortura Cor de Rosa em outros blogs e fiquei muito afim de ler.
    Acho que as meninas são bem mais crueis que os meninos quando o assunto é esse.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Yohanna Elizabeth30 abril, 2012

    Não havia lido nada a respeito desse livro da Lycia. Achei que sua resenha ficou muito bem feita, e nos passou bem a mensagem do livro. Realmente bullying é algo sério. Sofri muuuito com isso, quando estava na 4° ou 5° série, e é difícil esquecer mesmo. No meu caso, ao contrário do seu, me chamavam de gorda. Mas ainda bem que tudo passa e, enfim, esse livro aborda um tema real e sério. Ele é bem fininho, pela quantidade de páginas, e ainda sim creio que seja um livro que consegue passar a mensagem desejada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Helana Ohara30 abril, 2012

    Lycia desenvolveu muito bem a história dele. Vale a pena ler. O conteúdo de Tortura cor-de-rosa é ótimo, história bem desenvolvida e excelente. Um assunto sério que tem que ser levado adiante

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada com o bullying como tema principal, deve realmente ser bem bacana a história. Bom eu nunca sofri com esse problema, ainda bem, sempre fui da pá virada, nunca guardei do almoço pra janta, acho que isso pode ter sido motivo pra afastar qualquer tentativa de zoação pra cima de mim. Beijos.

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir