Resenha: Para Sempre (Livro&Filme)

12 abril 2012

Filme e Livro: Para Sempre.

Olá leitores, tudo bem com vocês?
Antes de mais nada quero falar sobre essa tag “Livro e Filme” – crie ela lá no Blog a muito tempo, onde eu faço resenha de livros que viraram filmes!!!
Tem tempo que não assisti mais nenhum filme que virou livro e valia a pena escrever sobre, mas quando terminei de ler Para Sempre senti que esse poderia ser uma ótima resenha.
Vamos lá?

Para Sempre


A história que inspirou o filme (Kim e Krickitt Carpenter)
A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a "Krickitt" com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava.

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630083
Ano: 2012
Páginas: 144

_____________________________________________________________________________________________________
Quando você lê um livro que te surpreende, não pela história, mas pelos fatos reais, fica difícil escrever o que a gente sente.
Posso adiantar para vocês queridos leitores que o livro Para Sempre não é uma história de amor – histórias de amor pra mim é aquela coisa da moçinha indo embora e moçinho corre atrás dela no aeroporto.
Não foi isso que acontece com Kim e Krickitt Carpenter, a história deles passou de amor para superação o que nos deixa muito mais envolventes.

O livro é fino e resumidamente ele conta como Kim e Krickitt se conheceram, como esse amor brotou no jovem casal as dificuldade que tiveram no começo – pois eles moravam em cidades diferentes e como na época não existia internet e nem e-mail a coisa era mais antiga, mais bonita: telefone e cartas SEMPRE!
Enfim, eles se casaram e pouco tempo depois um trágico acidente deixou Krickitt gravemente ferida ficando um bom tempo em coma e quando acorda... Não se lembra do marido.

E aí que toda a batalha de Kim começa. Ele além de ajudar Krickitt com todo o tratamento, ele precisa recuperar o amor dela.
Algumas partes do livro cheguei a chorar. A frustração de Kim perante o problema de sua esposa, dela agir como criança e não se lembrar dele é duro.
Kim Carpenter ficou o tempo todo ao lado dela, nos momentos que estava bem, nos que ela estava com ódio dele. A persistência desse homem fez toda a diferença para a história dele ser um exemplo de vida hoje!

Acho que Para Sempre não deve ser apenas indicado – ele ter que ser lido. São raros os livros que lhe traz uma mensagem de superação tão bonita quanto à desse casal!
Leiam Para Sempre, tenho absoluta certeza que Kim e Krickitt Carpenter vão lhe ensinar alguma coisa de bom!



“Tenho alguns vislumbres da minha vida de pouco antes do acidente, mas meu coração não tem essas lembranças....
Eu quero ter a lembrança de um vestido branco longo, e do momento em que meu pai me conduz até o altar. Quero saber qual é a sensação quando isso acontece....”

Pág 120.



_________________________________________________________________________________________________






Para Sempre (The Low) – filme.


Page (Rachel McAdams) e Leo (Channing Tatum) viviam uma linda história de amor, mas um grave acidente de carro provocou uma grande mudança em suas vidas. Afinal, mesmo estando casados, ela não consegue se recordar de nada e muito menos ter algum tipo de memória sobre o relacionamento deles. Agora, resta para Leo a missão de reconquistá-la novamente para que possam então viver o romance que sempre desejaram. Baseado em fatos reais.






































Título originalThe Vow Curiosidades1 curiosidade
DistribuidorSONY PICTURES Bilheterias Brasil-
Ano de produção2012 Orçamento-
Data de lançamento em VOD- Data de re-lançamento-
Lançamento do DVD- LínguaInglês


Aviso: SE VOCÊ É AQUELE TIPO DE LEITOR QUE QUANDO LÊ UM LIVRO ASSISTE  AO FILME E TEM A MANIA PERTURBADORA (ME PERTURBA MUITO ESSE TIPO DE ATITUDE, ME DESCULPEM), DE FICAR FALANDO MAL, FALANDO QUE O LIVRO É MELHOR QUE ISSO E AQUILO E RESUME UM TRABALHO ÁRDUO EM UMA PALAVRA: RUIM. PODE PARAR POR AQUI, OK?

O filme Para Sempre é muito diferente do livro, digo diferente em todo o contexto, história, personagens, vida deles, família, etc.
Page é uma linda artista plástica que conhecem Leo, um jovem produtor musical na fila do que me pareceu um Detran. Meses depois eles se casam e na saída de uma sessão de cinema um caminhão bate atrás do carro de Leo, como ela estava sem cinto de segurança, é arremessada para frente parando no capô do carro.

A história começa mesmo depois que ela acorda e não lembra mais dele, ela lembra que fazia faculdade de Direito, morava com os pais e namorava outra pessoa.
Isso tudo frustra Leo, ele acaba caindo de pára-quedas em uma família tradicional com um pai egoísta, acaba descobrindo que a vida de Page antes dela ser uma artista era muito certinha.

Eu gosto defender muito livros que viram filmes. São sempre muito bem feitos, roteiros são bem elaborados, sem falar que existe todo um cuidado para não deixar muitas partes do livro passar em branco, lógico existe detalhes que não são colocados que nos frustram, mas isso é questão de ser um bom roteirista.

Para Sempre me frustrou um pouco porque não dá para dizer que aquele livro que li virou um filme, totalmente diferente, a história é outra, os personagens são outros. Um exemplo que posso ressaltar a vocês são os pais de Krickitt – no livro são pessoas fortes e maravilhosas. Já no filme os pais de Page são no mínimo mesquinhos.

Porém essa diferença não significa que o filme seja ruim. Muito pelo contrário a essência do livro que é toda a superação do casal existe no filme. A persistência de Leo em ter Page de volta, de fazer parte da vida dela.
Ela mudar muito depois do acidente – tudo isso está muito claro no filme, chorei inclusive um pouco, pois quando você sabe que é baseado em fatos reais sempre tem aquela emoção aflorando na gente.


Se você leu o livro não aconselho assistir o filme. Se viu o filme não leia o livro. Certamente alguém vai se frustrar muito e vai chamar de ruim!

É isso aí galera um beijo grande.






11 comentários :

  1. Eu acho que quando é assim diferente a gente que sai ganhando, temos um bom livro pra ler e um bom filme pra assistir, não necessáriamente iguais *-*

    ResponderExcluir
  2. Fico muito frustrada quando o filme de um livro nao segue o livro. Jamais chamo de ruim so por isso,.mas fico triste.
    Sou muito afim de ler o livro e ver o filme e graças a voce ja sei que devo assistir ao filme como se ele nao tivesse nada a ver com livro.
    Otima escolha flor.
    Beijos

    @NinaHenker
    http:///fleurdylis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fernanda Souza12 abril, 2012

    Pelo jeito a adaptação vai me chocar tanto quanto o filme 'Qual seu número?' rsrsrs
    Não que eu vá achar ruim, mas sei que não tem NADA parecido com o que li além da batalha dele pelo seu amor (coisa que já é visível no trailer). Vou torcer para gostar pelo menos um pouco do filme, mas já vou assistir sem esperar muitas semelhanças.

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  4. Helana Ohara12 abril, 2012

    Ah sua linda.. Tens o mesma opinião que a minha também acho assim quando o filme é bom e o livro também é bom a gente sai ganhando muito, mesmo sendo diferentes!

    ResponderExcluir
  5. Helana Ohara12 abril, 2012

    A grande maioria fica frustrada com filmes e livro etc, não pode ser assim não.
    Acho que tenho um olho clinico para as coisas por isso vejo diferente.
    Mas se ver o filme não tem necessidade de comparar com o livro, são diferentes.

    ResponderExcluir
  6. Helana Ohara12 abril, 2012

    Tenho uma mente aberta com adaptações. O filme é bem bonitinho. É diferente e não tem nem o porque de fazer comparações. Não dá pra dizer que é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  7. Geralmente não me incomodo de assistir ao filme antes de ler o livro (o que muita gente não gostta de fazer). E não sou das que julgam as adaptações cinematográficas sem dó nem piedade, inclusive muitos filmes me agradaram bem mais que os livros. Mas julgo com certeza quando o filme se limita a ilustrar o livro (ou partes dele) sem dar muita atenção à história de fato, e nestes casos quem não leu o livro não absorve bulhufas do filme. Acho que adaptação boa tem que ser o que o nome diz, "adaptação", um filme que agrade tanto àqueles que leram o livro quanto aos que vão ver o filme sem nem conhecer a história.
    Já sobre Para Sempre, li o livro mas não vi o filme ainda. Só que acho que o filme teria tudo p/ me agradar muitoooo mais que o livro. Não curti toda essa "apelação" religiosa que é feita no livro.

    bjão
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Tenho vontade de ler este livro, mas tenho alguns outros na fila para ler.
    Se a essência do livro foi mantida no filme, não acho que tenha sido tão diferente. E que graça tem assistir um filme totalmente baseado no livro? Seria como ler uma mesma história duas vezes. Eu, particularmente não gosto. Prefiro ser surpreendida!
    Beijos Helana! Como sempre, sua resenha está ótima!

    ResponderExcluir
  9. Helana Ohara13 abril, 2012

    Ele é fino Célia, pode ler sem susto.
    Com concordo com você, ler um livro e assistir um filme igual é como ler a história duas vezes;
    Mas pode ter certeza que Para Sempre não tem nada de semelhante.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  10. Helana Ohara13 abril, 2012

    Pois é. Também acho.. Adaptação já diz tudo. Não é para ser fiel ao livro... É uma base do que é a história em si.
    Nunca fui de julgar, mas vejo muitos comentários maldosos de vários filmes que saíram de livros "O livro é melhor/filme uma bosta" e por aí vai.
    Fico revoltada com isso, as pessoas jogam um trabalho de tempos no lixo sabe? Se entender o que se trata, sem falar que não é apenas do filme e o livro também acabem julgando é chato isso.

    ResponderExcluir
  11. Yohanna Elizabeth14 abril, 2012

    Esse livro deve ser maravilhoso - eu não li (ainda). Estou louca por ele, mas como tenho prioridades em outros livros e como até agora não ganhei ele, acho que vou somente assisti ao filme - coisa que detesto é assistir ao filme, quando estou morrendo de vontade de ler - que vai estar nos cinemas dia 7 de junho *-* A estória parece ser linda, e continuarei tentando ler ele antes de assisti ao filme, enfim.
    Beijos

    ResponderExcluir