Resenha - Um Erro Emocional‏

10 maio 2012


Por Bel Farias (Twitter @Bel_Larie)



O romance se passa em poucas horas e poucos diálogos. Todo o grande recheio do livro permanece na cabeça dos dois personagens e quase nunca se transformam em palavras.
Fluxo de consciência é o nome que se adotou para esse encontro entre a psicologia e a literatura, em que se narra o que se passa na cabeça dos personagens, o pensamento que flui, e não a ação.

Tezza leva-a ao extremo neste seu livro. O diferente é que ele põe isso em meio a um diálogo. Narra à viagem irracional, o pensamento que flui não se sabe vindo de onde, que se embola com as considerações racionais e tudo isso antes que as palavras se formem na boca. Todo aquele turbilhão, aquela sucessão de estados mentais no fluxo do pensamento antes que se tornem palavras ditas.

O livro todo é assim. O texto cheio de parênteses, travessões, pensamentos entrecortados, amontoados, sobrepostos, interrompidos... É como se os personagens tivessem dificuldade de fixação, de manter a atenção em uma só coisa.

A leitura não foi muito fácil, não fluiu com muita naturalidade, mas o saldo final foi positivo. Quem gosta de um romance mais detalhado, cheio de fatos e acontecimentos românticos, e não esta com vontade de embarcar em um linguagem pouco usual nesse gênero, pode não gostar se interessar muito. Mas quem quiser se aventurar e conhecer novas formas e escritores, a leitura vale a pena, sim!


Sinopse:
Em seu novo romance, Tezza narra a curiosa história de amor entre Beatriz, revisora de textos, e Antonio Donetti, escritor. Tudo começa quando Donetti declara que cometeu um erro emocional e se apaixonou por ela, quando se conheceram na noite anterior. Para ficar próximo, ele pede que ela o ajude em seu novo romance. Ao longo da narrativa os dois pouco conversam, mas passam e repassam as suas vidas nas lembranças de cada um, criando uma ligação intensa, pelas reflexões e avaliações pessoais. Um livro delicado e original, no qual os personagens devassam suas almas inspirados pelo amor. Aos 42 anos mal vividos, o escritor sonha ter encontrado enfim uma mulher disposta a conduzi-lo. E Beatriz, uma desconhecida, agora tem diante de si o próprio autor que aprendera a amar pelos livros, num misto de admiração, idealização e, sobretudo, falta de intimidade. Por meio da dicção precisa e arrebatadora de Tezza, somos convidados a assistir à conversa dos personagens de um ponto de vista privilegiado.

Edição: 1
Editora: Record
ISBN: 9788501088444
Ano: 2010
Páginas: 192



Trecho do livro:
"Cometi um erro emocional, Beatriz se imaginou contando à amiga dois dias depois — foi o que ele disse assim que abri a porta, o tom de voz neutro, alguém que parecia falar de uma avaliação da Bolsa, avançando sem me olhar como se já conhecesse o apartamento, dando dois, três, quatro passos até a pequena mesa adiante em que esbarrou por acaso, depositando ali o vinho com a mão direita e a pasta de textos com a esquerda (e ela se viu desarmada no meio de três sinais contraditórios, o erro, o vinho, o texto, mais a espécie de invasão de alguém que está à vontade — o que ela havia sonha-do, Beatriz teria de confessar à amiga, e ambas achariam graça da ideia — à vontade, mas não do modo correto) e Beatriz fechou a porta devagar com um sorriso de quem se vê imersa na ironia, e isso é bom; e se virou para escutar o resto, agora vendo-o com as mãos livres, a silhueta contra a luz, os braços brevemente desamparados daquele homem magro:
— Eu me apaixonei por você."


Participem da outra promoção que está rolando no Blog - Promoção: Aniversário In The Sky & Novo Conceito, é só clicar no Banner:

2 comentários :

  1. Admiro e gosto muito do Tezza, toda vez que vou em alguma palestra ou algo assim dele, fico de boca aberta com a genialidade e o quanto esse autor é especial, por isso é um dos melhores autores nacionais contemporâneo. Gosto da forma como ele oscila e mescla, como você colocou, psicologia e literatura, isso enriquece a obra!
    Gostei muito da resenha, muito bem escrita. Ainda não li esse livro, mas quero lê-lo. Você já leu Filho Eterno? do mesmo autor, é lindo e emocionante!!
    Bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Yohanna Elizabeth11 maio, 2012

    Eu já havia lido algumas coisas sobre o autor, mas ainda não havia lido resenhas/sinopses de livro algum do mesmo. Adorei a parte em que você descreveu que a narrativa consiste mais em pensamentos do que em ações. (Fale em psicologia, fico louca, haha) Interessei-me muitíssimo pelo livro, achei legal o jeito que ele escreve - no trecho. Espero poder conhecer alguma obra do autor. Obs: só não gostei muito da capa, pois poderiam ter colocado mais detalhes... Aliás, deveriam ter colocado algum detalhe nela. rs

    Beijos

    ResponderExcluir