Crônicas&Desabafos: What in The Box?

18 julho 2012


Por Laís ( I feel Pretty/Unpretty)



Pandora liberou da caixa os males do mundo.

Você provavelmente conhece a história. Quase todo professor de Filosofia já contou ela nas aulas. Qual o sentido que a caixa de Pandora tem em sua vida?

Quando falamos nos males do mundo, bem... Cada um tem os seus. Se você tivesse uma caixa assim, quais males seriam liberados? Que coisas ruins veríamos sair dela? O que você faria a respeito? Como acha que elas se encaixariam em sua vida? Todos temos nossa caixa de Pandora e, eventualmente, todos vamos abri-la. É algo praticamente inevitável; o ser humano tem que cair na tentação de tirar sua tampa e descobrir o que lá se esconde. Você pode dizer “Eu nunca vou abrir minha caixa de Pandora. Estou confortável sem saber o que há lá dentro!”, mas é do instinto humano ser curioso e querer saber mais e mais. Então, logo vamos abrir nossa caixa e aprender a lidar com o que nela habita.

Claro que o conteúdo é diferente para cada um de nós, visto que não somos iguais. Quando você abrir sua caixa (não diga o contrário; você vai abri-la em algum momento) e descobrir o que há nela, vai ser capaz de dizer varias coisas: em um primeiro cenário, pode ser que diga “Não me arrependo de ter aberto a caixa. Vou facilmente lidar com isso!”. Em um segundo cenário sua reação pode ser “Por que raios fui abrir aquela caixa? Nunca vou conseguir lidar com isso!”. Ou, também, pode reagir assim: “Não sei por que abri aquela caixa, mas vou tentar lidar com os males dela da melhor forma possível”. Neste terceiro cenário, as chances de crescimento e amadurecimento espiritual são grandes. Você diz “Eu liberei o meu/a minha _____________e agora vou aprender a lidar com isso, por mais difícil que seja.”. E então, você maneja seus males, dribla seus problemas e aprende com eles. Aprender a lidar com nossos problemas e dificuldades é parte de um processo que culmina no ser humano se tornando adulto. Nossa “caixa de Pandora”, neste contexto, é um item útil.

O que há na sua caixa? Como você se sente em relação a ela? Quando vai criar coragem e descobrir como pode lidar com ela e crescer?

3 comentários :

  1. Rayme Datsch18 julho, 2012

    muito bom o texto! super inteligente.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto Laís, realmente todo professor de Filosofia fala da caixa de pandora.
    Super concordo em abrir a caixa e lidar com os problemas, isso te faz mais forte.
    Excelente o texto, mesmo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Girls, obrigada pelos elogios! Acho que abrir a caixa e lidar com seus males é melhor do que cultivar o que tem lá dentro.
    Beijos <3

    ResponderExcluir