Crônicas&Desabafos: Plágio é muito feio! Pronto falei!

26 agosto 2012


Imagine você...
Gastou dinheiro comprando aquele livro que tanto queria (ou encheu a paciência do responsável das parcerias com blogueiros :p, sim sou dessas), gastou seu tempo, leu, ficou na frente do computador escrevendo uma resenha legal (muitas vezes acha ela um lixo, as minhas sempre acho), seus amigos blogueiros comentam, você sente a satisfação de dever cumprido. Daí resolve jogar no Google, algumas frases e... Bem, descobre que algum espertinho usou suas palavras e seus sentimentos para “escrever” a resenha dele.
Como você se sente? Com vontade de atacar de Dexter, é claro.
 Pois é, isso se chama plágio! E a cada dia está mais presente na vida dos blogueiros literários.
Essa semana que passou li muitos e muitos comentários da turma no twitter denunciando espertinhos que usam idéias alheias copiando na maior cara de pau o trabalho que muita gente leva para fazer.
E confesso para vocês que apesar de ficar na minha e não reclamar aos quatro ventos, sinto-me revoltada com esse tipo de atitude também. Afinal de contas, se eu pegar um espertinho desses usando minhas palavras.. Bem vai escutar um pocado.

Todos sabem que plágio é CRIME. Dependendo da gravidade, pode até dar cadeia, mas no mundo dos blogueiros à situação é bem diferente, não dá cadeia, são poucos que gastam sola e dinheiro indo a cartório para autenticar uma resenha e também claro, a lei de crimes da internet ainda é muito crua, o que acaba dando a esses folgados sem criatividade um buraco gigante para fazer o que bem entender.
Só que o carnaval de pessoas assim acaba rapidamente, pois sempre é descoberto um blog que curte um plágio.
 Não gosto de comentar sobre essas coisas no twitter, acho desnecessário! De tanto falar a gente acaba dando é audiência para esses malandros, o que era para ser coisa séria acaba é sendo um carnaval outra vez.
Sou daquelas que “cada um cuida do seu”. Um babaca que usa a criatividade alheia vai passar vergonha suficiente com os poucos que denunciam. Queima-se e feio, não se esqueçam que as notícias na internet são rápidas como a luz!

Então galera, denunciem, mande os links e prints para blogs que cuidam dessas coisas. Se CADA um fizer sua parte, conseguimos pelo menos deixar esse nosso Mundo Blogueiro Literário melhor. Existe espaço para todos, sem precisar pisar em ninguém e tão pouco usar o que outra pessoa escreveu.

Agora se não tem criatividade para escrever e nem ter um blog.. Meu filho vai pastar na Amazônia, no Caribe, vai pra Marte, enfim, mas não abuse, plágio é feio e no final das contas é a gente que ri de você #Ficadica.

Ps: esse post é em homenagem a Ananda do blog Entre Linhas Casuais que assim como eu também fica fula da vida com espertinhos sem noção.

20 comentários :

  1. Parabéns pela iniciativa =) concordo com vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto Lana!
    Adorei mesmo, você conseguiu passar tudo o que eu sinto quando vejo algum plágio, como eu vi escrito um dias desse: Plágio é atestado de burrice.
    A pessoa parece que não tem capacidade de escrever, ou então tem mil parcerias e não dá conta de ler todos os livros enviados e copia uma resenha, só isso explica.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Helana Ohara26 agosto, 2012

    É verdade. Não gosto de sair falando por ai, mas quando falo é uma vez só.

    ResponderExcluir
  4. Helana Ohara26 agosto, 2012

    Ah amiga, isso é é nojento né? Povo não tem o que fazer, sei lá.
    Se tem muito livro pra ler, procure então firmar parceria com editoras que não não lhe apressam com leituras, tem que cuidar um pouco, é muito feio essas coisas.

    ResponderExcluir
  5. Gente, horrível... coisa de moleque que só tem blog querendo ganhar livro; e muitas vezes não passa disso, de ganhar, a maioria nem lê direito o que recebe. Sou a favor de expor, mesmo, esses imbecis, até porque, mesmo a lei contra crimes de internet não sendo lá essas coisas, quem costuma comentar, que acompanha as postagens de outros, geralmente também tem seu blog e muitos amigos no meio, então, é como você mesma disse, o carnaval dessa gentinha acaba rapidinho!

    Bjos e continue com seu bom trabalho! :)

    ResponderExcluir
  6. Rayme Datsch26 agosto, 2012

    tem que dar uma de dexter mesmo
    acho assim, que quem cria um blog é para dar a sua opinião sobre tal assunto, agora se copia coisas dos outros é porque não tem opinião propria!
    é dificil, na internet, acabar com o plagio, mas devemos tentar combater o máximo! só que para isso temos que ter iniciativa né!

    ResponderExcluir
  7. Ae, Lena! Amei o post! Se eu ver minhas palavras por ai..... ah, mas até Dexter terá medo!! è.é Não entendo, se a pessoa não vai fazer resenha, POR QUE TEM BLOG? Se ela ta com preguiça de fazer, pelo menos peça a PERMISSÃO pro blogueiros pra postar a resenha no blog dela. Seria uma ajuda mutua, caramba! Mas não... Tem que copiar, riscar o nome do autor e por o seu. Uma sacanagem. Depois ficamos 'surpresos' com a pizza rolando solta em Brasília. VAMOS DENUNCIAR GENTE!! :D


    Beijão! :**

    @mariapsalles

    ResponderExcluir
  8. Concordo com tudo o que vc disse. Não consigo entender o que motiva alguém a copiar conteúdo alheio p/ alimentar o próprio blog. Qual o intuito e qual a graça de ter um blog se a pessoa não se dedica nem a escrever os próprios posts? É revoltante, mas o que você disse no final é perfeito. No fim das contas, o plagiador sempre vira motivo de piada. Essa gente me causa mta vergonha alheia!
    bj, escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. endryelles26 agosto, 2012

    Isso me deixa doida da vida! Nunca passei por isso, mas se passar farei um BELO escândalo. Sério, criatividade, tempo, dedicação não são gratuitas. Então, nada de plágio :)

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  10. Helana Ohara27 agosto, 2012

    Verdade! Quem comente o ato se ferra sempre, mais cedo ou mais tarde. A gente acaba rindo dele, pois é vergonhoso.

    ResponderExcluir
  11. Helana Ohara27 agosto, 2012

    Também nunca passei, mas sei lá tem muittaaa gente sem vergonha nesse mundo blogueiro nos últimos meses :(

    ResponderExcluir
  12. Helana Ohara27 agosto, 2012

    Verdade! Pena que nem sempre denunciar dá jeito nesses safados.

    ResponderExcluir
  13. Helana Ohara27 agosto, 2012

    Pois é....em todos os mundos real e virtual sempre tem tem uns bananas pra estragar as coisas :( Ando revoltadinha com isso viu.

    ResponderExcluir
  14. Fernanda Souza27 agosto, 2012

    Realmente o assunto está ficando corriqueiro demais. Já fui vítima de plágio e me senti SUUUUUUUUUUUPER mal, mas sobrevivi.
    Qual a vantagem de ter comentários - e elogios - sobre algo que vc nem se deu ao trabalho de escrever? Realmente eu não entendo.
    Amei o post.

    Beijos
    Fernanda Souza
    @LeitoraIncomum

    ResponderExcluir
  15. É como eu digo. Tem criatividade? Boa Vontade? Paciência? Invista em um Blog!
    Não tem? Seja um leitor e não invente de querer blogar achando que é um máximo, super fácil (querendo só ganhar livros) enfim. Pois não é assim que a "banda toca". Pois a unica coisa que se prova plagiando é a falta de capacidade! Ahh e de Vergonha na cara tbm! #ProntoFalei
    Tbm sou dessas que só dou uma olhada, fico sabendo. Mas não faço parte do barraco, não gosto de ficar comentando e conversando em redes sociais sobre tal. Tbm acho que isso só dá ibope!

    ResponderExcluir
  16. Helana Ohara28 agosto, 2012

    CARA TU DISSE TUDO, TUDOOOOOOO
    "Paciência? Invista em um Blog!
    Não tem? Seja um leitor e não invente de querer blogar achando que é um máximo, super fácil (querendo só ganhar livros) enfim." é triste ver o povo plagiando por ai.

    ResponderExcluir
  17. Muito boa postagem. Vejo alguns temas revoltantes por aqui... gosto do estilo "revolta". Parabéns pelo novo formato do blog, está maravilhoso.. bonito mesmo o visual.
    Em relação ao tema, é complicado.. houve um post que fiz sobre Guy Fawkes cuja pesquisa que eu fiz era totalmente em inglês e depois fiz a postagem em português, levei um par de horas fazendo... se alguém toma aquele conteúdo pra si.. viro Dexter, Rambo, Conan, Winschester faço o que for preciso. Em suma, que todos somos contra a essa prática (pelo menos em tese), é evidente.. o que precisamos então é manter contato com nossos parceiros, mostrando blogs que não possuem credibilidade por tal atividade.

    Atenciosamente,
    José Luiz
    http://conspiracaoindigente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Helana Ohara08 setembro, 2012

    Oi José tudo bem?
    Pois é, essa coisa de plágio é complicado, tem virado rotina nos blogs, todo dia aparece alguém denunciando um espertinho, é vergonhoso isso.
    Como disse no post, se não sabe escrever, leia, deixe para aqueles que sabem _o_ pronto.

    ResponderExcluir
  19. Vamos por parte. Sou uma lerda, acho que é a terceira vez que leio esse post seu e esqueço de comentar, me distraio e por ai vai. Mas hoje finalmente estou aqui colocando minha humilde opinião. :)
    Parte dois: menina, você mudou o layout, estou perdida, vou precisar de um tempinho para me acostumar, mas ficou lindo. (Você já deve ter mudado faz um tempo, e eu sumida só fui descobrir agora, mas ok. kkk). Agora vamos ao que interessa: o post!!
    Nunca foi plagiada no quesito blog (pelo menos não que eu saiba, espero que não), mas em outros ramos da vida, principalmente escola, em redações e por ai vai, já fui de mais. E não consigo descrever a raiva, acho que dar uma de Dexter é pouco, o Dexter mata rapidinho de mais. kkkk Tem que sofrer!! (ok, sou má) Mas plagiar é muito feio! Nada explica. Se você acha alguma coisa muito boa, sabe que não consegue fazer igual e quer mostrar para as pessoas, coloca crédito. Fim. Se você está sem tempo para fazer suas resenhas ou seja lá o que, fala que está sem tempo, não sai por ai copiando, se perde toda a finalidade da resenha, que é mostrar a sua opinião. Mas enfim, vai saber o que se passa pela cabeça desse povo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Helana Ohara10 setembro, 2012

    Plágio é horrível. Também nunca fui plagiada, mas tenho certeza de quem já foi tem vontade de dar umas bifas na cara do ser humano, é muita falta de carácter isso. :( Você se dá ao trabalho de escrever alguma coisa, lê mil vezes, e em muitos casos acha ruim e dai alguém vá lá e simplesmente copia???
    Muito feio!

    Não não, mudei o layout esse final de semana.

    ResponderExcluir