Resenha: O Teatro Mágico em Palavras

30 agosto 2012



Por Bel Farias (Twitter @Bel_Larie)



Já ouviram falar em grupo musical que mistura poesia, artes circenses e Teatro em suas apresentações nos palcos do país? Pois bem, esse é O Teatro Mágico, uma Trupe sensacional de Osasco que encanta a todos.
Mas não é sobre a banda em si que eu vou falar agora , e sim sobre o livro O Teatro Mágico em Palavras.

Maíra Viana, escritora, compositora e amiga de Fernando Anitelli, "reconta" músicas d'O Teatro Mágico através de seus textos. Ela reuniu uma série de contos que fez, tendo como fonte de inspiração as canções compostas por Fernando, em seu projeto musical O Teatro Mágico. Maíra Viana é também produtora do grupo há cerca de três anos. “O Teatro Mágico em Palavras” é seu livro de estréia. Para ilustrar as histórias, Maíra convidou o amigo Rodrigo Franco, designer e desenhista. O conceito visual segue uma linha regionalista lembrando muito as ilustrações geralmente encontradas em literatura de cordel.
 Eu conheci o grupo em 2010, por influência de uma amiga. Ela me arrastou para um show e eu conhecia apenas os versos de "Só enquanto eu respirar, vou me lembrar de você, só enquanto eu respirar..." ( Música "O anjo mais velho", feita em homenagem ao irmão de Fernando Anitelli, idealizador e voz do grupo. Renato Anitelli, a inspiração, faleceu nesta última terça-feira, infelizmente... ). Daí por diante, fui mergulhando por conta própria nesse universo maravilhoso onde a poesia sempre prevalece e adquirindo tudo; adesivos com trechos musicais, camisas, músicas, até chegar ao livro da Maíra, que vem apenas para ilustrar o amor que eu sinto por eles. A junção de contos para cada música do Fernando deu um tom ainda mais especial e belo. A Maíra tem uma maneira doce e singular de escrever. É linda!

O Livro fez tanto sucesso que Maíra escreveu o segundo, O Teatro Mágico em Palavras II - O diálogo. Esse eu ainda não tenho, mas já estou providenciando! :-)

Abaixo, alguns trechinhos das músicas do grupo e um vídeo de um dos contos . Só uma previazinha do que vão encontrar nas páginas do livro!


" E até lá eu não vou caminhar mais sozinho, o distante será meu vizinho e o tempo será a hora que eu quiser."
" Por que que o mar não se apaixona por uma lagoa? Por que a gente nunca sabe de quem vai gostar ? "
" Todo sopro que apaga uma chama, reacende o que for pra ficar. "
'' Teu sorriso eu vou deixar na estante para eu ter um dia melhor.''
'' Você me bagunça e tumultua tudo em mim.''
'' Deixa eu me lembrar de criar asas.''
" Deixa a onda levar todo esboço de ideia de fim, defina comigo o traçado do nosso sentido.''



http://pensaraleatorio.blogspot.com.br/2010/02/o-teatro-magico-em-palavras-menino.html



Onde termina a música e onde começa a história? Pensando nisso, Maíra Viana fez derramar da ponta do lápis para a folha de papel um conto para cada canção composta por Fernando Anitelli, em seu projeto musical O Teatro Mágico. E assim se deu o encontro sublime da poesia do “menino do violão” com a prosa da “menina das palavras”. São histórias que vão do cotidiano urbano ao universo das fábulas. Pode alguém depositar esperanças na visão de uma estrela cadente? Onde já se viu passar dias e dias com dor de cabeça de felicidade? Como salvar a fé em disquete? Onde estão os sonhos outrora pendurados no varal? Tem alguém escrevendo a história da sua vida? Se Deus criou tudo, quem criou Deus? Se tudo surgiu Dele, de onde Ele surgiu então? Haveria espaço ali para mais alguém que não fosse ela e a sua sombra? Como reagiria a cidade ao dar por falta do astro-rei? Teria ele tomado um chá-de-sumiço? Para cada música, uma história. Para cada história, um personagem. Para cada personagem, uma ilustração. Assim é “O Teatro Mágico em Palavras”. Arte agregada. Um sarau em cada página. Permitam-se.

(Via OverMundo)



Título: O Teatro Mágico em Palavras
Ano: 2007
Autoria: Maíra Viana
Ilustrações: Rodrigo Franco
Distribuidora: Zaluzejo Comercial
Páginas: 52
Classificação: Juvenil/Adulto

5 comentários :

  1. EU AMO O TEATRO MÁGICO! Na época li o livro da Maíra tb, gostei, mas não a ponto de querer o livro pra mim, mas achei ótimo.bAcho q ela já lançou outro.
    Ah, o irmão do Fernando chama Rodrigo e não Renato. =]
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. não sabia que tinha livro ;o
    sempre vejo videos deles no youtube *-*

    ResponderExcluir
  3. Helana Ohara30 agosto, 2012

    Eu também não sabia... Oo

    ResponderExcluir
  4. É verdade, gatinha, obrigada!
    Confundi os "R's" :-)
    É Rodrigo mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Conheci o grupo tb por causa de uma amiga de Recife que ama!!
    Mas não sabia sobre o livro...

    ResponderExcluir