Resenha - Reparação, Ian McEwan‏

02 agosto 2012



Por Bel Farias (Twitter @Bel_Larie)


Conheci esse livro em 2008, com um amigo de faculdade que não desgrudava dele. Mas como naquele período eu só puxei matérias de Literatura e com isso era necessário devorar diversos clássicos, deixei-o de lado. Recebi uma promessa que nunca foi cumprida de que receberia o livro emprestado no final do período. Pois bem, tornei-me uma apaixonada por Ian McEwan, mas não foi por causa de Reparação. E como eu já fiz aqui uma resenha de um dos livros dele, despertou o antigo desejo de conhecer esse livro. E que livro ma-ra-vi-lho-so!

Dividido em três partes e um belo prólogo, o livro de Ian McEwan narra os desencontros na vida dessas pessoas, suas perdas, conquistas, conflitos e jornada rumo à Reparação. É, sem dúvida, um dos melhores livros que li! Não só pelos personagens bem construídos, mas também pela ora trágica, ora bela história de amor entre dois jovens que, muito cedo, perdem um ao outro por conta de um engano.

Tentei separar um Trechinho do livro, mas foi difícil entre tantos que marquei!... Mas vou postar um e espero que vocês leiam para descobrir os demais! ;-)

"Houve um crime. Mas houve também um casal apaixonado. Essa noite toda estive pensando em casais apaixonados e finais felizes…"

Reparação


Na tarde mais quente do verão de 1935, na Inglaterra, a adolescente Briony Tallis vê uma cena que vai atormentar a sua imaginação: sua irmã mais velha, sob o olhar de um amigo de infância, tira a roupa e mergulha, apenas de calcinha e sutiã, na fonte do quintal da casa de campo. A partir desse episódio e de uma sucessão de equívocos, a menina, que nutre a ambição de ser escritora, constrói uma história fantasiosa sobre uma cena que presencia. Comete um crime com efeitos devastadores na vida de toda a família e passa o resto de sua existência tentando desfazer o mal que causou.

Páginas: 448
Selo: Companhia das Letras
Título original: ATONEMENT
Tradução: Paulo Henriques Britto


 


P.S: Esse livro deu origem ao filme "Desejo e Reparação" , lançado em 2007








 

 

3 comentários :

  1. Fernanda Souza02 agosto, 2012

    Oi Lana, saudades de passar por aqui.
    Nunca li nada desse autor, mas essa me parece uma bela obra e bem intensa.

    Beijos
    Fernanda Souza
    @LeitoraIncomum
    http://leitoraincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite :)
    Eu não conhecia o livro e nem o filme :O
    Mas gostei de conhecer,diferente,vou dar uma olhada :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Manuela Cerqueira24 setembro, 2012

    oi,

    Sempre que vejo algum comentário sobre este livro penso eu preciso ler ele... mais até agora ainda não consegui fazer isto. Assim que der vou dá o primeiro passo comprando ele..rs

    ResponderExcluir