Crônicas&Desabafos: Qualidade x Quantidade, o que você procura?

21 setembro 2012



O Mundo “online” cresce constantemente, isso não é novidade para ninguém. Com ele nasce muita coisa bacana, tal qual proximidade das pessoas, noticias são rapidamente compartilhadas, você tem filmes, séries, desenhos, música, livros tudo ao seu alcance sem precisar sair de casa.
Sem falar que você pode criar uma conta no Facebook gratuitamente, criar um blog sem custo algum, escrever um texto, compartilhar, ver um vídeo compartilhar... Compartilhar e compartilhar. Ufa... Ora curte, ora compartilha.

Mas você já parou para pensar como tudo que é bom tem seu lado ruim? Claro que sim. Todos já pensaram nisso.
Blog’s, por exemplo, sabemos que existem milhares de blogs literários circulando pela internet. Mas você já parou para observar o que realmente cada blog lhe oferece? Não? Então comece a fazer isso.
Para escrever esse texto, visitei muitos blogs, muitos mesmo, conversei com uma amiga via e-mail, pedi sua opinião.
 Todo Blogueiro literário diz que ama loucamente livros, mas será que na realidade é assim mesmo, ou ele apenas quer um status de “famoso” para aumentar seus seguidores, o número de comentários e visitas no blog?
Pois é gente. Tá cheio de blogueiro danadinho por aí. Tenho certeza que muitos de vocês já se depararam com uns e outros assim.
- Tem aquele que inventa desculpa para não posta nada (se não tem tempo, é só admitir, seus leitores vão entender de verdade ♥).
- Tem aquele que só faz promoções (me desculpe, mas é o que mais vejo por aí).
- Tem aquele que enche seu twitter de spam.
- Tem aquele que reclama a quatro ventos que tem mil seguidores e não consegue parceria (helllou qualidade?!?!)
- E claro, tem aqueles que são parceiros de todo mundo, de todas as Editoras, não tem qualidade nenhuma e ainda curtem um plágio.
Os dois últimos são o que mais incomoda a classe blogueira literária. Cá entre nós, ninguém gosta um plágio por aí, certo?


[caption id="attachment_5972" align="aligncenter" width="317"] {Dave não gosta de porcarias} #TodosChora[/caption]

Nate também não gosta de porcarias.
Lembro de quando escrevi o texto “Caixas, Parceiras, até onde dá pra chegar?”, recebi muitos e-mails de pessoas concordando com meu ponto de vista, apoiando o texto, mas infelizmente a grande maioria só fala da boca pra fora, dizem que prezam qualidade, mas infelizmente fazem ao contrário, preferem muito mais a quantidade, e fazem com que aquela resenha super bacana que escreveu de tal livro fique feia em certo momento, afinal de contas, uma coisa leva a outra, quando você começa a pensar demais em quantidade (quanto mais melhor) a qualidade pode estar rolando ladeira abaixo e você nem percebe.
Obviamente isso não cabe a todo Blog, nem a todo site.... Mas parar para pensar se está fazendo a coisa certa é muito importante.

Uma coisa que repito todos os dias é a seguinte: Tenho um blog por gostar, por curtir escrever, não me importo de ter um leitor, mas que esse se sinta em casa e goste do que procura.
Pense nisso você também, e lembrem-se, tudo que é feito com carinho tem um retorno muito mais significativo! Valeu!!!!

11 comentários :

  1. bom, quem segue seu blog sabe que vc faz tudo com amor e carinho, e vc já sabe a minha opinião a respeito de tudo isso né.
    eu sigo bastante blogs, e claro que eu gosto de uma promoção né, mas quando vejo aqueles que tem que seguir trocentos blogs ou curtir no face e sei lá mais aonde tenho até raiva. a pessoa não quer presentear alguém com o sorteio, e sim divulgar seu blog. fico fula com isso!
    e falando em plágio, esses dias vi num dos blogs que eu sigo um post falando sobre capas iguais e livros diferentes né, ai fui pesquisar mais para ver mais capas e tals e me deparei com um outro blog, com um post IGUALZINHO, a mesma frase e fotos. fiquei horrorizada.
    até um comentário no final do post (do blogueiro que realmente fez o post) falando que acaba comprando livros pela capa a pessoa que plagiou foi capaz de colocar!

    ResponderExcluir
  2. Não sei porque, mas uma das partes que mais gosto do blog é o CRÔNICAS&DESABAFOS. Acho que nunca discordei da sua opinião nos textos dessa coluna, porque são pura verdade. Fora quando você conta dos acontecimentos bizarros que lhe acontecem (até hoje aquele email da editora não sai da minha cabeça!).
    Estou começando agora na blogosfera (é assim que escreve?), mas nunca vi tanta atrocidade em tão pouco tempo! Não vou falar NUNCA que meu blog é perfeito, porque não é, sei disso, mas tem uns blogs que se vê por ai que faz a gente achar o nosso lindo e maravilhoso, e não falo nem do layout (que de alguns são LINDOS), mas das resenhas. O momento da resenha é quando vemos a seriedade da coisa, mas o pior é que quem vê essa seriedade não é quem mais deveria se importar, as editoras. Eu mesmo tenho sérias duvidas de que algumas editoras realmente leem alguma resenha antes de fechar parceria. Mas fazer o que né, elas que estão perdendo o tempo delas, porque se você realmente gosta do seu blog e de escrever nele, não vai ser uma editora que vai fazer você desistir.
    É isso, mas um comentário gigante (tenho que aprender a diminuir. rsrs)!
    Beijos Helana.

    ResponderExcluir
  3. Helana Ohara21 setembro, 2012

    Pois é... pessoal não tem escrúpulos nenhum..Mais é como digo, o plagiador sempre se ferra, pois aquele que copiou sem os devidos créditos passa por uma humilhão medonha, afinal de contas noticias correm feito luz.
    Quanto as promoções, deveria ter blog que trabalhasse só com isso! Não participo porque tem que seguir 1.001 coisas, acho isso feio, enche o saco...
    Tem gente que esquece mesmo a qualidade no armário. Guardou e ficou por lá mesmo..
    HELLOU qualidade tem que ser usada, quanto mais usar melhor fica né?

    ResponderExcluir
  4. Helana Ohara21 setembro, 2012

    Ah queria, viu viu??
    É por causa de comentários como o seu que adoro meu blog!
    É tão bom abrir o painel dele e ver lá um textão grande com opinião bacana.. Puxa fico muito feliz com isso.
    Você não imagina como fiquei feliz com seu comentário e claro escreva muitoooo não tenho problemas com isso, leio sem susto.

    Um ponto interessante que tu tocou e achei bacana, tem blog sim que tem toda uma"casca" legal sim, mas na hora de ler uma boa resenha, mostrar sua opinião, cadê, cadê? Tu lê praticamente um resumo da obra. Daí passo longe disso. Menina ducelll se tu ver minhas primeiras resenhas, móhhh lixão, muito lixo, mas é escrevendo e LENDO outras resenhas (boas e ruins) que se pega o jeito, certo? Minhas resenhas não são expetaculares, mas creio que passo realmente o que achei o livro, não gosto de fazer um resumo do mesmo :(
    E sim, tem muita editora que preza a quantidade...Muita.. MASSSSS nem todas, posso dizer que umas 3 editoras - pelo menos que tenho parceria não colocam a quantidade na frente. E são as editoras mais queridas por mim ♥ Total respeito com elas, e claro uma delas posso dizer que é a NC - meu blog não foi aceito pela quantidade de gente que segue...Isso ficou claro.

    ResponderExcluir
  5. Flor, a blogosfera, no geral, tem tido muitos problemas de qualidade, de credibilidade e de honestidade. Eu sempre escrevi quando pude, com o carinho e dedicação de sempre, mesmo antes de o meu blog se tornar mais literário. Isso foi aos poucos, demorei muito para começar a batalhar por parcerias. Ainda não me sinto totalmente preparada e nem com tempo suficiente para me dedicar totalmente ao blog e nem contar com grandiosas parcerias. Porém, me deprimo, às vezes, vendo blogs com pouco conteúdo de fato, mas com uma infinidade de promoções, editoras parceiras... Eu só consegui parceria com a NC - que sempre é muito querida com blogs pequenos. Não me arrependo, as parcerias com a NC são ótimas e eu só tenho a agradecer pelo grande salto do blog com essa parceria. Enfim, acredito que essa avalanche de blogs literários de pouco conteúdo acabe atrapalhando os nossos no sentido de se desacreditar do potencial blogueiro. Espero que eu esteja errada...

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  6. Helana Ohara23 setembro, 2012

    Endryelle tudo disse tudo!!!! Essa avalanche atrapalha muito os outros blogs..é uma pena.

    ResponderExcluir
  7. Realmente! Há vários e vários tipos de blogs e blogueiros. Mas concordo com vc, os últimos dois é um pé no saco mesmo. O seu
    helllou qualidade?!?! Foi ótimo porque vejo MUIIITOS Blogs "Grandes" porem que não conseguem parceria com determinada editora. Ou então o último tipo, este realmente me deixa indignada, puta de raiva! Haha! Poxa desse jeito qualquer um consegue um certo prestigio.
    Mas tbm vejo blogs grandes com péssimas resenhas, fico indignada de como aquele ser conseguiu isso ou aquilo, enfim, são tantos casos e casos que as vezes da uma desanimada.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. E tem muito blog por aí que inventa parceria com editoras, botam lá os banners na mesma ordem que eu já vi em tudo quanto é blog.

    ResponderExcluir
  9. Helana Ohara28 setembro, 2012

    Ah sim tem disso também. Tá cheio por aí aliás

    ResponderExcluir
  10. Yohanna Elizabeth28 setembro, 2012

    Bom, eu (sempre que posso) estou lendo e, quando agrado, comentando, em blogs literários. E realmente há muitos blogs no qual a qualidade é baixa. Acredito que deve haver VONTADE em ter um blog. Deve haver carinho, e fazer por gostar, e não por você receber em troca daquilo livros ou algo a mais. E, para ser sincera, morro de preguiça de participar daquelas SUPER MEGA PROMOÇÕES.. que nós nunca ganhamos! É tantos participantes (e regras, unf) que fica quase impossível de se ganhar... e o pior é que você divulga, divulga, segue bilhões de regras, faz isso, faz aquilo, faz ali, faz aqui..mas desista! Você não ganhará, pois são mais de 3.000 participantes.. E os blogs vão só ficando "famosinhos" não só com os seguidores (que deveriam ser leitores), mas também com as Editoras e a estante gorda de tanto livro de parceria! E no fim, eles, realmente, pouco se importa em presentear os seguidores (que, digo novamente, deveriam ser leitores), se importam é com o quão longe eles irão. Sorteiam 2 livros, e ganham 200 seguidores... e como já vimos várias vezes que o que, atualmente, está tendo bastante valor para as Editoras (se generalização) é a quantidade de seguidores, eles acabam saindo no lucro, pois eles não estão presenteando os leitores, estão fazendo um negócio: sorteiam 2 mas ganham vários outros com parceiras que valorizam o número de pessoas que há no blog!
    Porém, há muitos blogs dignos de nosso respeito, e que merecem cada leitor que têm :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Helana Ohara29 setembro, 2012

    Pois é... tem gente que achei super maneiro isso, no meu ponto de vista as coisas ficaram assim porque alguém estipulou que tinha que ser assim. O que me deixa triste é quando algum blogueiro vem e me fala assim "faça promoções é assim que tem que ser.." nossa fico fula, faço de conta que nem o que foi escrito.

    ResponderExcluir