Crônicas&Desabafos: E-book ser ou não ser…

15 abril 2013


Oi amores tudo bem?
Hoje eu vim aqui falar uma coisa muito triste que aconteceu nos últimos dias.

Pelo título provavelmente muitos de vocês, vão achar que vou falar mal de e-book, kindle, kobo, mas é muito pelo contrário….Quero que entendam meu ponto de vista sobre um assunto um pouco delicado…
Vamos lá?

Recentemente eis uma surpresa um tanto quando ruim apareceu em meu e-mail de uma Editora.
Lembro-me que quando fui aceita fiquei muito emocionada, porque já tinha tentando parceria com a ela outras vezes e por meu blogue ser pequeno, não ter muitos comentários e nem muitas promoções, raramente sou aceita pelas Editora e fiquei muitos surpresa quando me aceitaram.
IMG00164A Editora em questão é a Leya (na qual tenho um carinho enorme, enorme), e tenho alguns livros em casa, quando fiz o post de Parceria, mostrei eles aqui.
Pois é, mas aquela velho ditado “Felicidade de pobre dura pouco”.
O último e-mail que recebi para pedidos de livros eram apenas e-book e ainda por cima foi pedido para os parceiros se acostumarem a ler e-book.
Gente me desculpa, mas eu achei isso uma falta de respeito com o meu trabalho.


E não falo isso porque “Ah ela fala isso porque não tem onde ler um e-book”. Tenho sim, onde ler um e-book, hoje posso dizer que quando viajar não preciso mais levar 5 quilos de livros juntos.
A diferença é que não fico me gabando com isso!
E a diferença é que eu dou valor ao meu trabalho.
Não quero receber um e-book via e-mail, onde eu não vou curtir a leitura tanto assim.
Não vou poder tirar fotos dele para mostrar a diagramação.
Não vou poder dizer a vocês, leitores – Comprem esse livro, ele é muito bom. Por que ele tem uma bela diagramação. Não vou poder mostrar isso a vocês. Coisa que ADORO fazer.
E não vou ter mais um livro na minha estante onde eu diga “Puxa esse livro valeu a pena, ele é ótimo.”
        IMG00156    IMG00157
Vou falar por mim, pois cada um tem uma opinião diferente.
O blogueiro recebe via e-mail uma postagem para fazer no blogue, arruma de acordo com seu gosto, compartilha nas redes sociais, compartilha uma, duas vezes. três vezes, um leitor comenta, dois comentam.
O mínimo era que a Editora enviasse pelo menos um livro FÍSICO por mês para esse parceiro. Pelo trabalho merecido que ele teve, pela resenha que ele escreveu e consequentemente fez um leitor comprar o livro.
Ter respeito consideração ao trabalho que faço com tanto carinho, um trabalho que gosto de fazer e não recebo dinheiro nenhum com isso.

Ou seja,
Não quero receber um e-book, pois provavelmente eu iria deleta-ló, dar espaço a outro e-book, e assim por diante.
kobo
Não vejo e-books de forma negativa. Acho que na parte didática ele é super fundamental, pensa aquele peso de livros universitários acabam, ou, quando você viaja então, é quase um alivio, pois aquela indecisão de “Vou levar uns 3 livros, pois não sei qual ler”, acabou gente, você leva um kobo, ou um kindle e nele tem lá vários livros para você, tem coisa mais prática do que você lá na praia de boa e não sujar seu livro com areia?
Só não acho certo ser obrigada a receber algo que eu não quero! Meu trabalho como blogueira e leitora merece ser muito mais valorizado.
O que me deixa mais triste ainda é ter visto vários blogueiros que odiaram, mas também ficaram com o rabo entre as pernas e aceitaram essa decisão assim.
Não precisa ter medo. Se uma parceria não dá certo, outra vai dar.
A questão é: Valorize-se.  Se você começa a valorizar seu trabalho e sabe que ele é bom você vai trazer coisas boas.

Fiquem com Deus ♥

Ps: As fotos desse post são apenas para ilustrar o texto. Por favor o conteúdo não é para ser ofensivo! ♥ ♥

13 comentários :

  1. Uma situação delicada essa. Afinal, nem todos gostam de eBook, que é bem cansativo do que ler o livro físico. Acho que se a editora não quiser mais mandar o livro físico, podia bolar outras maneiras, como descontos e afins, ou um sistema de pontos, parecido com que a NC tem, pois poderia trocar os pontos por livros.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sammy, sua sugestão é uma das que sempre me vem a cabeça.
      Cara é a melhor coisa, montar uma página de vantagens. Muita injustiça

      Excluir
  2. Helana, eu concordo com vc. Nao acho que ebook seja algo ruim pois tem que goste e prefira por ser mais pratico, mas não acho que um livro nesse formato seja um pagamento justo por todas as divulgações que nós blogueiros fazemos.
    Eu nao gosto de ebook e jamais aceitaria receber um livro assim pra resenha. E vou te contar.. eu teria vergonha de fazer uma promoção valendo um ebook!
    Isso pq livros nesse formato qualquer um que queira, baixa de graça, então, não vejo vantagem nenhuma, nem comprar!

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, nunca na vida vou aceitar receber e-book de parceria. Minha nossa, baixei um monte de livros em inglês gratuitamente.
      Se a Editora quer ser mão de vaca na hora de "pagar" comigo que não vai ser.

      Como tu mesma disse, fazer promoção com e-book? Vergonhoso gente.

      Excluir
  3. Tá certíssima Helana. Não aceito esse tipo de "pagamento" tbem, passo a oportunidade pra outro, sem problema nenhum ;)
    Beijos querida, linda semana =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também passo a oportunidade a outra pessoa. Afinal de contas a maioria "supinha" qualquer coisa.

      Excluir
  4. Poxa Lana, que chato!
    Concordo com o seu ponto de vista, ao menos UM exemplar devia ser enviado por mês. Ser obrigado a receber apenas E-book é uma puta de uma sacanagem com o seu trabalho e seu esforço.
    Também sou dessas que gosta de admirar livros na estante. A leitura em E-book é funcional, mas não é pessoal, não tem aquele sentimento.
    Agora imagina para vc que faz um trabalho super bacana com as fotos e não poderá fazer isso, é obvio, com um E-book. Muito Chato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gih tu disse uma coisa bem interessante. " A leitura em E-book é funcional, mas não é pessoal, não tem aquele sentimento. "
      É isso ai.

      Excluir
  5. Oi Helana.
    Que droga né?
    Se a editora sabia que ia começar a disponibilizar apenas e-books, por que não deixou claro quando abriu as inscrições?
    Vai ser complicado pro in The Sky, já que você usa as fotos como um complemento :/

    Uma Pena.

    Beijos
    João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada de complicado.
      Não aceito e não quero.
      Inclusive não escolhi nenhum da lista.
      Simples, não tem nade de complicado *o*

      Excluir
  6. não sou grande fã de ebook, tanto que não tenho nada adequando para ler um, mas sei que eles também são muito importante, tanto que, como você falou, é bem mais fácil levar um kindle com 10 livros do que levar 2 em uma mala de viagem ou mochila da escola/faculdade.
    maaaaaaas, acho que uma parte importante em uma resenha qualquer é ver fotos da diagramação, da capa e da lombada. é inevitável que muitas vezes nos apaixonamos mais por uma capa do que com a sinopse ou resenha dele. leio muitas resenhas de ebook na blogosfera, pois isso virou uma coisa normal, mas adoro ver aquelas resenhas em que a blogueira posta mil fotos do livro... dá quase para senti-lo nas minhas mãos!
    sinceramente, acho que a editora está se aproveitando do blogueiro sem demostrar. fazendo isso eles vão diminuir os gastos deles, e ai vão começar a aceitar parceria com quase todos os blogs que solicitarem... ai já viu né?!
    se querem diminuir gastos mandem menos livros, sei lá... mas acho que o que eles estão querendo fazer é muito radical e acredito que estão perdendo com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então...eu também penso assim. Eles querem economizar, mas pode ser que acabem perdendo um pouco com isso sim.

      E-book é uma que não tem tanto sentimento. Nem cheiro de livro tem, oi? HSAUAUHSHAUSHUASHUA, os meus que tenho são quase todos em inglês, baixei vários, quero ler livros em inglês para melhorar a leitura, optei em ler pelo Kobo, mas te digo uma coisa... demoro pra ler naquilo :(

      Excluir
  7. eu não acho justo eles mandarem o ebook pro parceiro e tudo mais sabe
    eu gosto de ler ebook, mas quando eu compro na amazon e tudo mais, não para receber de parceria de uma editora sabe.
    isso é muito injusto ao meu ver, mas tem gente que aceita esse tipo de parceria né.

    ResponderExcluir