Movie: Little Miss Sunshine

24 maio 2013


Little Miss Sunshine, Por Laís Maria da Cruz!
Oi amores tudo bem?
Vocês se lembram da Laís né? Ela vez e outra escreve algum artigo para o blog. Alguns do Crônicas&Desabafos, então hoje tem resenha de um filme que ela assistiu!
E como adoro quando minhas amigas de bom gosto dão o ar da graça – tem postagem da Laís hoje ♥


Little Miss Sunshine.
Diante de uma situação familiar pouco estável, com cada membro da família com suas peculiares diferenças e problemas, surge a notícia que Olive (Abigail Breslin) foi classificada no concurso "A Pequena Miss Sunshine" na Califórnia. Sai então toda a família: O avô paterno de Olive (Alan Arkin), que ensaia todos os dias a neta para o concurso e que foi expulso de uma casa de repouso pelo uso de drogas; o pai Richard (Greg Kinnear) que vende um programa de auto-ajuda para quem quer ser um vencedor; a mãe típica (Toni Collette), que valoriza a honestidade, mas que de contrapartida é uma fumante compulsiva que desmente tal hábito; o tio Frank (Steve Carell), irmão da mãe de Olive, gay que acaba de tentar um suicídio (por isso é recomendado ficar com a família); e o irmão mais velho Dwayne (Paul Dano) obcecado em ser piloto da Força Aérea, faz um "voto de silêncio" até conseguir sê-lo. Todos juntos precisam levar a pequena Olive, sonhadora e desengonçada, com o único meio de locomoção que pode levar toda a família, uma Kombi amarela bastante usada. Na viagem de três dias entre o Novo México e a Califórnia, eles passam por diversos momentos de alegria, tristeza e descobertas.

Lançamento: 20 de outubro de 2006 (1h 41min)
Dirigido por: Jonathan Dayton, Valerie Faris
Com: Abigail Breslin, Greg Kinnear, Paul Dano.
Gênero: Comédia , Drama
Nacionalidade: EUA

Junte um pai tentando vender um livro de sucesso, uma mãe que esconde seu vicio e tenta manter a família unida, um irmão que fez um voto de silêncio até conseguir seu sonho, um avô que foi expulso da casa de repouso por se tornar viciado em drogas, um tio que tentou se suicidar e uma menina que não é exatamente uma rainha da beleza, mas foi selecionada – por um grande acaso do destino – para a fase regional do concurso Little Miss Sunshine, na Califórnia.

Então, o dilema acontece: eles não podem ir porque não cabem todos no carro.
O avô não quer ficar, porque ensaiou a pequena Olive no número que ela irá apresentar. O irmão não quer ir. O tio não pode ficar sozinho. E agora? Agora, eles vão entrar em uma Kombi velha a fim de cruzar o país a fim de realizar o sonho da pequena Olive. Nos dias de viagem, fechados naquele carro que, no meio da viagem, decide quebrar de vez – sendo necessário empurra-ló para engatar a marcha - eles se descobrem não só como família, mas também como pessoas.
O pai de Olive é um homem que desenvolveu um programa de “nove passos para o sucesso” e tenta vendê-lo, sem sucesso. Ao longo do filme, ele tenta fazer com que a filha saiba diferenciar a diferença entre perdedores e vencedores sem se dar conta de que ele próprio, de certa maneira, é um misto de ambos. A mãe encoraja a filha de todas as maneiras. Em certo momento, ela diz que não importa como Olive será, se gorda ou magra, o que importa é que o que ela quer. O pai continua procurando o homem que o ajudaria, mas não atinge o resultado esperado no final das contas. O avô, spoiler alert, falece após fazer uso abusivo de drogas, e para não perder o concurso de Olive, a família rouba seu corpo do hospital e o esconde no porta-malas da Kombi.

O irmão descobre que não vai ser capaz de atingir seu sonho – ser piloto da Força Aérea – por ser daltônico. O tio é uma peça interessante durante todo o filme, isolado, porém sempre presente.
Enfim, depois de dias e muitas atribulações, eles conseguem chegar ao local do concurso. Logo à primeira vista pode se notar que Olive não é como as outras garotas. Elas são magras, têm os cabelos super penteados, usam roupas lindas, e Olive... Bem, é Olive. Uma criança comum, gordinha, com óculos, sem muitos recursos para comprar roupas como aquelas. Mas Olive tem um sonho, e não desistirá dele, mesmo quando o pai e o irmão querem que ela desista, após ver a competição. É chegado o grande momento, e a pequena sonhadora entra no palco com sua fantasia, dedicando a música ao avô. Sua rotina é ao som de “Super Freak”, música escolhida pelo avô cujo trecho inclui a frase “Ela é uma garota muito safadinha / Do tipo que você não apresenta para mãe/Ela nunca deixará você se abater/Desde que você a tenha contigo, oh, garota”. Isso choca todos os presentes, com certeza, mas todos os familiares sobem ao palco para encorajar a pequena, mas não adianta. Depois de debater, a organizadora do concurso decide deixá-los ir, com a condição de que Olive nunca, nunca mesmo, se inscreva em um concurso de beleza no estado da Califórnia.
Então, eles empacotam tudo e voltam para a Kombi, agora sem o avô, para voltar ao seu lar.

Desse filme muitas lições podem ser tiradas. Um: não desista de seus sonhos, mesmo que todos digam o contrário. Dois: família é tudo. Sim, eles podem ser a coisa mais louca do mundo e te tirar do sério, mas no fim, serão eles aqueles que vão tirá-lo do sufoco e apoiar suas decisões. Três: drogas fazem mal, nunca se esqueçam disso, crianças. Quatro: o mundo vai te quebrar, vai te colocar para baixo, mas não se pode desistir. Como diria o pai de Olive, há dois tipos de pessoas no mundo: vencedores e perdedores. Dentro de cada um de nós há um vencedor, esperando para ser acordado e libertado no mundo. Essa é uma lição a ser aprendida por todos. Olive tem um sonho e não desiste dela. Vencedora ou perdedora, ela pratica, pratica, não desiste de seu sonho, não se deixa abater e continua a praticar. Olive é uma lição de persistência que deve ser seguido, assim como todos em sua família. Cada um deles tem sua particularidade, que os torna únicos, mas quando estão juntos, mesmo brigando, eles são um.
Enfim, talvez esse tenha ficado um pouco grande, e nem escrevi tudo o que queria ou pensava, mas aí está. Não deixem de ver Little Miss Sunshine, e se já viu, veja novamente. Até mais.

Trailer:


4 comentários :

  1. este filme é lindo, um dos melhores que já assisti *---*
    já fiz resenha dele lá no blog onde escrevo... dá uma olhada http://www.futilmasinteligente.com/2013/02/rayme-assistiu-pequena-miss-sunshine.html :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo né Rayme, eu chorei horrores quando vi esse filme confesso.

      Excluir
  2. Esse filme é uma graça! Além de ser super divertido, passa mensagens incríveis para quem quer que esteja vendo, de crianças a adultos. E você disse tudo, Lais! O filme é sobre NUNCA desistir dos seus sonhos, não importa quem diga que você não consiga. E é claro: sua família sempre vai estar lá quando preciso. <3
    Belíssima resenha!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Eu AMO esse filme!!! Não tem como não amar, né! Ele é emocionante e engraçado ao mesmo tempo, e a Abigail Breslin é lindinha e talentosíssima. Toda vez que escuto a música da dancinha, é claro que a primeira coisa que me vem à mente é a própria dancinha hahaha... Adoro!

    Bjoka!! Livro Lab

    ResponderExcluir