Crônicas&Desabafos: Livros/Filmes Filmes/Livros

13 junho 2013


Por Rayme


Duas grandes paixões minha são filmes e livros. Mas quando se trata de filme baseado em livro ou vice-versa, prefiro os livros. Com ele na mão, posso imaginar os personagens como eu quiser e ler como/quando/onde eu sentir vontade. Não é raro ver gente que não gosta de um determinado ator no filme, pois quando lemos o livro, imaginamos um personagem de um jeito, mas os produtores, muitas vezes, acabam escolhendo um totalmente diferente do que imaginamos quando estamos lendo a obra literária.
Existem aqueles que odeiam filmes baseados em livros, e outros que nem ligam. Eu estou entre as pessoas que nem ligam. Não me importo se um filme foi fiel ao livro ou não, o que importa para mim é que o filme seja bom, e que consiga me deixar focada e interessada nele nesses poucos minutos em que estou assistindo!
Vez ou outra vemos filmes sendo produzidos baseados em livros. Não vou nem citar Nicholas Sparks aqui, pois é fato: todo livro seu tem ou ainda terá um longa! Mas hoje, vim aqui citar alguns filmes que eu não tinha o conhecimento (até pouco tempo) que na verdade eram baseados em livros. Aqui, não farei uma comparação entre filme e livro, ou julgar qual é melhor, apenas vou comentar sobre eles, para quem é desenformado igual a mim, ficará conhecendo também hahaha
O Auto da Compadecida
auto
Sim, eu sou a maior desinformada deste mundo! Já assisti este filme no mínimo umas 10 vezes, e não sei se eu que nunca reparei ou se nunca falaram no filme, mas ele é baseado em um romance de uma peça teatral escrita por Ariano Suassuna nos anos de 1950.

Como treinar o seu dragão
dragão
É, este aqui eu também não sabia que originalmente era uma serie de livros! A escritora Cressida Cowell lançou o primeiro livro da serie em 2003, e hoje já são 9. Todos os livros da serie já foram lançados aqui no Brasil pela Editora Intrínseca, e quanto aos filmes, o primeiro foi adaptado em 2010, e o segundo tem previsão de lançamento para o dia 18 de Junho de 2014.
Coração de Tinta
tinta
Eu li o livro a muuuito tempo atrás, e nem sabia sobre o filme. Ano passado fui assisti-lo e percebi que já conhecia a história...
Cornelia Funke publicou o primeiro livro da serie em 2003, sendo que o filme só foi lançado em 2008. Hoje, a serie possui 3 livros lançados, mas apenas 1 filme produzido, sem previsão para continuação.
Argo
argo

Este filme foi lançado em 2012, e é baseado em fatos reais, relatados no livro do escritor Antonio J. Mendez, titulado como Master Of Disguise: My Secret Life in the CIA e não lançado no Brasil. Este ano, o filme levou 7 indicações ao Óscar, ganhando 3, sendo um deles o de melhor filme!
E se fosse verdade
SE FOSSE
Fiquei boquiaberta quando descobri que este filme era baseado no livro do grandíssimo autor Marc Levy. Este filme é lindo, super emocionante e engraçado ao mesmo tempo. O livro foi publicado aqui no Brasil em 2001, e eu não sabia da existência dele :(
Carrie a Estranha / À Espera de um Milagre
carrie
Stephen King é tipo Nicholas Sparks, tendo vários dos seus livros adaptados para o cinema, e entre eles está Carrie, A Estranha, que foi o primeiro romance do autor, publicado em 1974, sendo que foi adaptado pela primeira vez em 1976, tendo uma continuação lançada em 1999. O Original foi re-filmado pela primeira vez em 2002 e, para este ano, há outra refilmagem prevista para ser lançada em 29 de Novembro.
espera de um milagreEspera de um Milagre também foi escrito por Stephen King, lançado em 1996, sendo adaptado para o cinema em 1999.

6 comentários :

  1. Oi, Helana!

    Eu só não sabia do livro "E Se Fosse Verdade". Comassim é baseado em livro?? Por que nunca mencionaram isso? Nunca ouvi falar \o

    Auto da Compadecida eu li por causa de vestibular. Ainda bem que eu gostei muito rs

    Como Treinar o Seu Dragão eu ainda não li, mas o filme virou a minha animação preferida \o

    Abração,


    Pedro Almada

    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muitas informações que eu nem sabia! Desinformada Legal! Haha
    Coração de Tinta eu primeiro assisti o filme e depois soube do livro e ainda não li :(
    Como treinar o seu Dragão sei dos livros mas não sabia do filme. Agora o restante foi surpresa completa!

    ResponderExcluir
  3. o único que eu não sabia que tinha livro era a espera de um milagre sabe, mas os outros eu sabia xp
    cara sou mega desinformada as vezes
    lembro que como treinar seu dragão achei por acaso na livraria, mas nao pude comprar, quando finalmente comprei me apaixonei pela serie sabe
    tenho quase todos os livros.

    ResponderExcluir
  4. Como treinar o seu dragão e coração de tinta, já sabia que tinha sido baseados em livros. Até mesmo, tenho vontade de lê-los, antes de assistir as adaptações.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  5. Eu não do A Espera de um Milagre e nem do E se fosse verdade. Mais o resto sim, o Auto da Compadecida eu lembro que tive que lr o livro e fazer um peça em cima...
    Ótimo post ^^
    brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  6. A Espera de um Milagre era o único que eu não sabia que era baseado em um livro, por sinal ainda não tive oportunidade de assisti-lo, mas tenho muita curiosidade, já que todos falam super bem dele.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir