E os livros de bolso?

20 junho 2013

Oi amores tudo bem?
Espero que sim!
Hoje tenho uma postagem bem legal para vocês.
Ontem compartilhei uma foto do Box As Crônicas do Gelo e Fogo (Do blog da Melina Souza). Falando a respeito deles, quero comprar muito esse box! Comecei assistir a série, mas bem antes de assistir estou almejando a compra do box, agora o desejo está bem mais aflorado.Pois bem, os livros dessa coleção linda da LeYa são pocket, ou seja, uma versão pequena, reduzida, mas isso não significa que a história se perde, ok?

Por mais estranho que seja, gosto de livros pocket! Para aqueles que tem espaço reduzido em casa, livros pocket são uma boa pedida. São pequenos, bonitos e tem seu charme.

Mas Helana, o que é livro de bolso?
Um livro de bolso ou bolsilivro (em inglês, Paperback, softback, softcover ou pocket book)é um livro em formato pequeno, formulado para uma leitura prática e para o barateamento de seu custo. Por seu tamanho reduzido, pode ser facilmente transportado para ocasiões cotidianas, como a espera em uma fila de bancos e de consultórios ou em transportes públicos. O termo em inglês paperback não usado é apenas para livros de pequeno formato, mas também pra designar um tipo de encadernação traduzida como brochura, onde a lombada é colada. A lombada do tipo brochura é chamada de "lombada quadrada".As capas desse tipo de publicação são feitas de papel-cartão ou papelão.
Via Wikipédia.
IMG00484O curioso é que existe três tipos de formado para o livro de Bolso.
"Formato A" 11,0 cm x 17,8 cm
"Formato B" 13,0 cm x 19,8 cm
"Formato C" 13,5 cm x 21,6 cm

Acabei descobrindo depois de fazer a pesquisa que tenho 8 livros em sua versão normal que pelas medidas, são livros de bolso, olha que legal.
Separei alguns livros para ilustrar esta postagem.
E mostras os tamanhos deles.

Os Miseráveis – Volume I.
Jean Valjean é condenado a trabalhos forçados por ter roubado um pão em um dia em que os filhos de sua irmã tinham fome.Libertado 19 anos depois, adota outra identidade e transforma-se em um próspero empresário.Perseguido pelo inspetor Javert, é preso,mas consegue escapar.Resgata a pequena Cosette das mãos do terrível casal Thénardier, e vai morar com ela em um convento em Paris.Anos mais tarde, explodem conflitos políticos nas ruas da cidade.A Revolução Francesa.
IMG00485
Os Miseráveis – Volume II
A riqueza imagística e formal de sua lírica fez de Victor Hugo o maior poeta francês, e um dos seus mais importantes prosadores.Hugo produziu várias obras-primas, em verso e prosa. Seu monumental romance épico Os Miseráveis (2 volumes), publicado ainda quando estava no exílio, em 1862, foi um dos maiores acontecimentos literários da época, e continua a encantar leitores de todo o mundo.Romance social marcado por uma vasta análise de costumes da França do século XIX, Os Miseráveis revela uma grande complexidade tanto sob o ponto de vista da escrita como da própria trama ficcional, misturando realismo e romantismo.A obra é uma poderosa denúncia a todos os tipos de injustiça humana. Narra a emocionante história de Jean Valjean - o homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão, até a sua morte iluminada pelo sofrimento.Os Miseráveis é um livro inquietantemente religioso e político.
                IMG00486    IMG00487
As medidas do livro ficam no menor formato: 11,00x17,8.
Já perdi a conta de quantas edições do livro já li em minha vida. Mas confesso para vocês que esse pocket de Le Mis é meu amor maior! Suas páginas são brancas, infelizmente. Mas as letras não são tão pequenas, porém são um pouco mais juntas.
E somando os dois livros juntos temos o total de 1.488 páginas!
Há! A capa dele não é mole e ele tem orelha, muita gente me pergunta isso! Sim a capa dele é mais dura e possui orelhas gente!
O outro Lado da Meia-noite.
Principal best seller de um dos escritores mais lidos da segunda metade do século XX. Conta a história de duas belas heroínas, Noelle, filha dos bairros pobres de Marselha, e Catherine, natural de Chicago, que adorava e temia os homens ao mesmo tempo.
                IMG00488     IMG00489

Já o livro de Sidney Sheldon possui as meninas um pouquinho maiores: 13,0 cm x 19,8 cmEste meu livro tá acabadinho! Tenho a tanto tempo, mas tanto tempo e já li ele várias vezes, emprestei também, enfim o resultado foi esse.
Ao contrário do Os Miseráveis que é um pocket mais bonito, O outro Lado da meia-noite é bem mais simples. A capa dele é bem fina. Não possui orelha.As letras são bem menores. (Não fiz comparação nas fotos, pois não dá para perceber nelas). A única vantagem é as páginas amareladas.
A Série da Familia Wherlocke de Hannah Howell.
Bem, não vou colocar a sinopse dos livros aqui, pois vai ficar gigante a postagem e não é a intenção, No final da postagem tem o link das resenhas dos livros da Hannah Howell.
Mas para não deixar passar. Os livros contam a história de membros da família Wherlocke. São pessoas que tem algum dom, muitos sensíveis. Uma vê o que vai acontecer, a outra sente, uma tem intuições estranhas e por aí vai. São quatro livros e li três deles.
IMG00490

Esses livros que comprei da LeYa/Lua de Papel são livros de bolso e até então, não sabia!
Eles são da medida um pouco maior dos demais: 13,5 cm x 21,6 cm.
A capa dos livros são fininhas, não possuiu orelha. Uma diagramação bem simples.
Páginas brancas e as letras bem pequenas.
O que me incomoda na leitura nem é tanto as letras pequenas e sim as páginas brancas. Acabo lendo lentamente.
IMG00492Resenha: A Intuitiva. A Sensitiva. A Vidente
Bom, é isso aí.
Fiz a postagem apenas para mostrar para vocês alguns livros legais que tenho em versão de bolso, são livros bons e que vale a pena o investimento mesmo sendo em Pocket.
Fiquei surpresa, pois de acordo com as medidas, livros como Equinócio da Lu Piras e até O Diário de Bridget Jones entram na lista dos livros de bolso. Legal não é?
Pois é! E depois de escrever esta postagem estou desejando ainda mais aquele Box baphônico de As Crônicas do Gelo e Fogo! Como lidar com a situação? :/

Espero que tenham curtido.
Ah e participem do concurso do blog gente!
03

9 comentários :

  1. antes eu tinha um certo preconceito com livros de bolso. não gostava de jeito nenhum... mas ai ganhei alguns e comecei a ler e descobri o quanto é mais pratico carregar na bolsa e tal... agora eu amo! hahaha
    claro que eu ainda prefiro os de tamanho norma, já que ficam bem mais lindos na estante, mas não tenho mais preconceitos com livros de bolso *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super prático de carregar! Eu gosto deles, não me importo! O problema ainda pra mim é as páginas brancas! Mas esmo assim leio sem problemas.

      Excluir
  2. Oi, Helana, eu não tenho preconceito algum com livros de bolso :) Acho importante é a gente conseguir o livro que desejamos.
    Tenho alguns livros de bolso muito bacanas: Alguns nacionais, de literatura fantástica, que apenas existem em versões pequenas, da Estronho, da Draco e da Argonautas. São lindos. Tenho também a Trilogia Fronteiras do Universo, que acho mais bonita que a grande. Tenho Admirável Mundo Novo, clássico distópico. Tenho A Lista de Schindler, Elite da Tropa e outros. Ficam uma gracinha!! Sou louca por Os Miseráveis.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee..
      Sabe, também tenho alguns em versões pequenas, depois da pesquisa percebi que são livros de bolso, achei bem interessante. A maioria são livros mais velho!
      Essa edição dos Miseráveis que tenho é bacana

      Excluir
  3. Oi Helana, tudo bem? Gostei bastante da postagem, não sabia que os livros da série de A Intuitiva eram de bolso! Pra mim, eram normais, hehe.
    Entre livros de bolso e livros normais, prefiro os segundos, mas, ás vezes, seja pra economizar ou para caber em espaços menores, é sempre bom ter livros de bolso né?
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alana, tudo bem?
      Então a edição que tenho da série da Hannah Howell é de bolso, mas os livros convencionais não são, são normais mesmo.

      Verdade sempre é bom ter um livro de bolso :p são bonitinhos e econômicos *-*

      Excluir
  4. Ah, eu nunca tive nada contra livros pocket. Pelo contrário, são práticos e fáceis de transportar. Passei a gostar ainda mais depois que me acostumei aos livros franceses - a maioria é em tamanho pocket e com aquele papel mais fininho (tipo os livros americanos), então eles ficam levinhos para levar na bolsa.

    Bjokaaa! Livro Lab

    ResponderExcluir
  5. Olá Helena,

    Gosto das versões pocket da Martin Claret....são legais e bonitas...gostei demais do post...abraços.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. eu gosto de livros de bolso, as tenho uns 3 ou 4 livros.
    nem sei porque olha uashsahuhu

    ResponderExcluir