Resenha: Adeus, Por Enquanto, Laurie Frankel.

10 junho 2013

Oiee amores tudo bem?
Adoro começar a semana com resenhas. Parece que quando isso acontece a semana será ótima!
Pois bem, Adeus, Por Enquanto é um livro que recebi da Editora Companhia das Letras, do selo Paralela da Editora. O livro foi cedido pela Loteria Cia das Letras – todo Blog que não é parceiro pode participar.
Este foi o primeiro livro que recebi, espero ter a sorte de ganhar outros!

IMG00462Adeus, por enquanto - E se o amor continuasse além da vida? - Laurie Frankel

A talentosa autora de Atlas do amor inova em seu segundo romance, no qual conta a história do jovem casal que estendeu seu amor para além dos limites da vida. Não é milagre e nem magia, é pura ciência da computação. Graças ao software que Sam Elling, um divertido programador do MIT, desenvolve, torna-se possível conversar com projeções perfeitas de pessoas queridas que morreram. Assim, ele ajuda sua namorada a superar a perda recente da avó, mas não esperava que um dia fosse precisar se tornar usuário de seu próprio programa...
Edição: 1
Editora: Paralela
ISBN: 9788565530224
Ano: 2013
Páginas: 320
Tradutor: Maria Alice Stock
estrela_cheia_testrela_cheia_testrela_cheia_t
Nota:
7.5


Uma coisa que me chamou atenção no livro quando peguei ele, foi a falta de uma sinopse legal! Acho que um dos pontos fracos já começa por ai.
Sou dessas que compra o livro ou pela capa, ou pela sinopse.
Sam é um jovem rapaz que ama informática, trabalha como cientista da computação em uma empresa de site de namoros online.
Sam é um cara que não tem muita expectativa de vida até que seu chefe faz uma reunião e pede para seus funcionários criarem um programa novo que atraia as pessoas para o site, que chame atenção delas – pensando nisso Sam vê a motivação que precisa e cria um algoritmo único que faz com que a pessoa encontre sua alma gêmea.
Ele resolve testar o programinha com uma colega de trabalho Meredith (ou melhor Merde… Apelido mais fail que vi na vida, lia Merda o tempo todo), ele dá tão certo que em poucos meses estavam juntos. E se dando super bem.
Porém as coisas não deram tão certo assim, Sam é demitido do trabalho, pois o algoritmo criado fez com as os usuários não procurassem mais o site – então o rapaz voltou toda sua atenção a sua amada.
IMG00463

Meredith, ainda no começo do livro perde sua avó! Ela não consegue dar a volta por cima, se recuperar da perda, fica triste, mal humorada. Um dia conversando com Sam, pede que ele invente algum programa onde ela possa conversar em vídeo com sua vó para dar o último Adeus. Irredutível com o pedido dela, ele consegue fazer um programa onde junta conversas antigas de Meredith com sua vó e consegue fazer as duas conversarem via webcam
O programa dá certo, ela fala com avó vez e outra e ali eles percebem uma boa proposta para trabalhar e ganhar dinheiro.
Até claro, a imprensa cair matando em cima.
- O que Sam e Meredith fazem é algo inovador, único? Ou uma fraude? Uma mentira, afinal de contas seus clientes falam com uma pessoa morta.
Quando o livro começa a ficar realmente interessante ele perde rapidamente a graça novamente.
Não gostei nenhum pouco de Meredith. Achei a mulher com seus trinta e poucos anos mimada, infantil e tola. Como ela sabe que Sam a ama subiu na cabeça do rapaz praticamente boa parte do livro.
É aquela velha história, a gente dá valor só quando não tem mais.

Creio que o tema que Laurie escolheu para seu livro em si já era pesado, mas um tema bom se bem desenvolvido. E não foi o caso. O livro já tem um tema pesado e a escrita dele não ajudou durante a leitura, me faz fazer pausas longas, ler pouco por dia. O que me aborreceu bastante.
IMG00464
Adeus, Por Enquanto, não é um livro ruim, muito pelo contrário. É um livro muito bom! Creio que muitos leitores iriam gostar da escrita de Laurie, o que, infelizmente, não aconteceu comigo.
Espero que em breve minha opinião mude um pouco. Vou dar uma segunda chance a ele, afinal de contas, uma boa história merece sim ser lida novamente – mesmo que a gente não tenha gostado muito da primeira vez.

4 comentários :

  1. eu confeço que compro o livro mais pela capa do que pela sinopse hahaha
    tenho muita vontade de ler ele, parece ser um livro bom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um livro muito bom, eu que não tava inspirada pra ele :(

      Excluir
  2. Oi, tudo bom?
    Nossa, tenho muita vontade de ler esse livro, desde que vi a capa e a sinopse, me encantei, Mas é bom ler alguma coisa que corte um pouco meu entusiasmo com ele, Merde também não cai bem comigo hahahahaha
    Passando pra te avisar que meu blog, em parceria com a autora FML Pepper e outros 3 blogs, está sorteando um KINDLE!
    Vai perder?
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Merde? Cara isso não é apelido.
      O livro é bonitinho, mas não dá pra esperar muita coisa :(

      Excluir