Crônicas&Desabafos: Quantos livros você lê?

09 julho 2013

Oie amores tudo bem?
Antes do texto de hoje, quero deixar um aviso rapidão:

Um ser humano ontem sem ter muito o que fazer foi criticar o Concurso Cultural: A Livraria do Mr Penumbra. Recebi duas ask nenhum pouco agradáveis sobre o Concurso Cultural! A maioria das pessoas que estão enviado suas fotos e participando não sabia do concurso ainda *o*
O concurso seria cancelado se não houvesse mais participantes, ou seja, se ninguém participasse iria ser cancelado sim. Seria muito desconfortáveis para todos os participantes e para mim se todo mundo enviasse sua foto em última hora, certo? Principalmente porque muitos iria cobrar logo resultado, o que é normal.
Se vocês tem criticas a fazer sobre qualquer promoção do blog, ou concurso façam diretamente pra mim galerinha... O Inbox do blog tá aberto para tudo, meu e-mail blog-inthesky@hotmail.com está a disposição de vocês, meu twitter @helana_ohara falem comigo.. Só não tolero as pessoas indo em anônimo criticar o que fiz para vocês com carinho, ok?
1° O Concurso não está nenhum pouco desorganizado.
2° Estou respondendo todas as perguntas que estão fazendo *--*
Se existe alguém que não entendeu, sinto muito!
É isso aí!
IMG00568

Vamos lá?
Quantos livros você lê por mês? Eu leio em média cinco ou sete dependendo dos afazeres que tenho durante o mês, se o livro é bom!
Não sei minha média anual, mas creio que deve ficar entre sessenta livros!
E você?
Outro dia um amigo me perguntou quantos livros leio por mês e disse a ele exatamente o que falei aí em cima, o moço, pouco acostumado com leitura me soltou isso aqui: “Nossa, só? Mas você recebe tanto livro de graça por mês e leu só isso?
Para quem é blogueiro escutar um “livro de graça” não é nada agradável. Mas acabo tolerando, afinal de contas ele não sabe como funciona as parcerias e o motivo que recebo os livros.
IMG00571
O que me fez escrever este texto, nem foi tanto a frase dele mas sim uma conversa uma amiga blogueira ontem, onde falei sobre interpretação de texto, coisa que a pessoa que me perguntou  sobre o concurso não soube fazer.
Ler vários livros por mês a gente pode ler até uns vinte, quem sabe? Mas quantos livros você realmente conseguiu interpretar o texto?
Pois é.. Se a gente parar para pensar nem sempre conseguimos interpretar 100% uma obra, e ás vezes é por causa da leitura corrida, dos nossos afazeres. Tudo isso acaba contanto para a leitura não ser tão produtiva.

E aí vem a velha questão “quantidade x qualidade”. O Mundo de hoje vive falando que “qualidade é muito melhor”. Mas cá entre nós, no nosso mundo blogueiro literário nem sempre a qualidade está na frente, um exemplo clássico?
As seleções de editoras, muitas pessoas não aceitam que alguns blogues foram aprovados. ACONTECE SEMPRE.
E isso acaba refletindo em nossa leitura… Querendo ou não.
IMG00570
Não importa se você vai ler um livro por mês, ou dez livros por mês
. O que importa sempre será a qualidade da sua leitura. Se aquele livro que leu lhe proporcionou algo agradável. Se você curtiu a leitura. Se soube interpretar o texto.
O importante é ler. Sempre.
Faça da leitura não um hobby e sim um hábito, como o de escovas os dentes, por exemplo.
Fica a pergunta novamente.
Quantos livros você lê?
Tem promoção de capa de livro. Top Comentarista. E o Concurso Mr Penumbra (envie sua foto!!!!!!!!!!) Clique nos banners para saber mais! -

17 comentários :

  1. Eu não fico pilhada para ler dezenas de livros por mês, acho que muita gente se mata só para dizer que leu mais do que o outro e blablabla. Pra mim, tem que ler e apreciar o livro, não fazer isso só por quantidade. Já li um livro só no mês e foi muito bom, porque o livro pedia de mim uma atenção maior e tal. Enfim, adorei seu post e não ligue para o que "anônimos" dizem sobre o blog. Só por ser "anônimo" não merece nem um pingo da sua atenção. Seu blog é lindo e super organizado, não deixe isso te abalar.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine tudo bem?
      Também já li apenas um livro num mês e isso não foi problema pra mim! Qualidade sempre em primeiro lugar!
      Quanto ao anonimo, ele que fiquei no canto dele que todos ficam felizes.
      Beijão ♥

      Excluir
  2. Eu acho que essa coisa de "quantos livros a gente consegue interpretar 100%" não existe. Eu canso de amar livros por alguns pontos e, quando leio resenhas do mesmo, percebo que outro leitor viu aquilo que eu amei de um jeito completamente diferente e para ele teve um significado oposto na história. Quando se trata de literatura, dessas que a gente vê nos blogs mesmo e que enchem as nossas estantes - modinhas, autores favoritos, capas bonitas -, não deve existir o 100%.
    Claro, como você eu também acho que acima de tudo deve vir a qualidade, por isso não importo se u ficar duas semanas num mesmo livro (quando podia estar lendo quatro ou cinco nesse mesmo período) desde que me seja agradável.
    Então, respondendo a sua pergunta: eu leio uns quatro livro por mês. Mas não, eu não os interpreto 100% e sei que isso nunca vai acontecer, por tanto conto os que entendi e os que não, e os que amei e os que odiei e até aqueles que, por mais que eu insista, nunca vai ter o mesmo sentido que tem para a minha melhor amiga.

    Gih Alves || atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com.br
    {ah, eu tô seguindo. Se puder retribuir ficarei muito agradecida :D}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih, tudo bem?
      Também não me importo em ler um livro por duas semanas desde que ele seja agradável, a ponta do iceberg é essa, tem que ser bom e a gente tem que curtir ♥
      Quando disse "Se a gente parar para pensar nem sempre conseguimos interpretar 100% uma obra", eu acho que conseguimos sim! Principalmente livros gostoso de ler, desse que 90% das pessoas acaba curtindo. Esse tipo de livro dá para ser bem interpretado.
      O que eu quis dizer com isso é que algumas pessoas devem ter faltado as aulas de português porque nem 10% do que a gente fala entende né? HASUAHSUASHAUHSUAS

      Beijinhos ♥

      Excluir
  3. ótimo texto Lana *-*
    antes eu lia muito mais do que leio hoje, só que percebi que não estava aproveitando muito... hoje leio menos, mas aproveito mais!
    leio por mês 3 ou 4 livros... nunca passa disso, e para mim está bom, como trabalho e estudo, meu tempo que sobre é minimo, mas tento sempre aproveitá-lo para ler, nem que seja apenas 1 página!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um tem um ritmo né?
      Leio em média 5-7 não passo disso também, sempre tento ler pelo menos um livro mais fino...

      Beijinhos.

      Excluir
  4. Ah eu leio em média 4 livros por mês, eu preciso urgentemente aumentar essa média haha
    obrigada pelo convite do concurso, vou me informar melhor e vejo se participo..

    Beijocas,
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que 4 livros está ótimo!
      A gente tem que aproveitar o que lê e que a leitura seja sempre agradável.

      Beijinhos

      Excluir
  5. Olá Helana,

    É difícil agradar a todos e esses poucos não podem afetar o seu excelente trabalho, que não é pouco, leio com prazer e apesar das parcerias não corro demais e não consigo fechar muitas parcerias, mas compro muitos livros também e por enquanto estou satisfeito...parabéns pelo post...abraços.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é ler sempre e com qualidade né?

      Beijinhos.

      Excluir
  6. Não tenho média de livros que leio no mês tem mês que eu lieo só 2 livros e tem mês que eu leio 4 então eu não tenho uma rotina ou uma média!

    ResponderExcluir
  7. Realmente é impossível termos 100 por cento de aproveitamento em uma leitura, imagina se forem várias? Eu costumo, ler em média de 4 a 6 livros, há mês que eu realmente leio mais, e acho que é uma média boa, afinal, tenho ainda outros afazeres e não posso me dedicar o dia todo para ler, claro que sempre tento bater a meta de ler pelo menos um mais, o que as vezes não acontece. Mas acho, que é como você falou, o importante é ler, e não a quantidade. Devemos nos divertir e aproveitar a leitura :)

    Beijos.

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que acima de qualquer coisa a leitura deve ser prazerosa , se você consegue alcançar isso lendo vinte livros no mês ótimo , mas se isso vem com a leitura de um único livro , continua sendo ótimo. As pessoas que se preocupam com quantidade com toda a certeza do mundo não estão sabendo ler corretamente , não estão se envolvendo na história , não estão parando para pensar nos " E se ..." dos livros ou até mesmo pensando nos " E se.." que eles não trazem ...


    Beijos , Anna

    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma média de 6 a 8 livros por mês, naturalmente a média muda de acordo com o tamanho do livro e como a leitura flui. Não consigo simplesmente ler, preciso ter uma meta, caso contrario fico meio perdida e também acabo não consigo ler tudo que quero..

    leitdeumageek.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu gostaria de ler bem mais do que tenho conseguido, acho que no máximo uns 2 ou 3, não mais. Mas concordo que qualidade é uma coisa importante, de que adianta devorar 40 livros numa semana se não absorveu absolutamente nada, se a obra não te fez pensar, sentir, refletir?
    Acho que blogueiros literários têm mesmo uma desvantagem enorme, pois não é só ler porque gosta, tem toda uma pressão em cima (que muitas vezes chega a ser desumana).
    Falando nisto, fiquei pasma com esta critica ao concurso. Como assim? Falar dos "defeitos" do trabalho dos outros é fácil, mas vai fazer (ou pelo menos se dê ao trabalho de pensar um pouco antes, em como suas palavras podem atingir o outro). E se depois disto tudo for necessário fazer uma crítica, que seja diretamente à pessoa e para acrescentar algo.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu em média leio até 8 livros, mas ultimamente não estou chegando nem a cinco! Minha rotina é a mesma, mas os últimos livros não estão me conquistandooo!
    E concordo com vc, a leitura tem que ser de qualidade, não adianta ler tal numero e ficar estressado porque não tem tempo para nada mais.
    O povo crítica muito os hábitos dos outros, aff! Leia seus livros e deixe os outros ler os deles! #ProntoFalei

    ResponderExcluir
  12. Em minimo eu leio 8 livros o normail é 12 e o limite é 16

    ResponderExcluir