{Re}Postando, Resenha: Belle, Lesley Pearse

21 julho 2013

Oi amores tudo bem?

O post de hoje não é novo no blog. Aliás a resenha.
Mas quis reposta-lá com algumas modificações e também porque na segunda-feira postarei a resenha do livro Entre o Amor e a Paixão que é continuação de Belle. Achei interessante mostrar meu ponto de vista dos dois livros juntos. Pois Entre o Amor e a Paixão começa exatamente onde Belle terminou.
Acho interessante ler primeiro Belle, para entender melhor a história. Pois sua continuação tem muitas referências ao que aconteceu no primeiro livro.
Espero que gostem, espero que leiam ambos livros e tirem suas conclusões.
IMG00612
{Ignorem a lombada de Belle machucada. Cai na rua e foi livro, foi Helana e o Mundo a baixo. Ele acabou ficando bem machucado}

Belle - (Belle) - Lesley Pearse
Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219879
Ano: 2012
Páginas: 560
RuimRegularBomMuito Bom
9.0

Comecei a ler Belle sem pretensão nenhuma. Achando que seria mais uma história de amor como muitas outras que já li – sim gente, ando meio revoltada com elas.
Mas o livro me surpreendeu. Inclusive pelo fato da história ser muito semelhante com Cruzando o Caminho do Sol.
IMG00613
Belle é uma menina de 15 anos que cresceu em uma casa de prostituição em 1910. Apesar de morar em tal lugar, ela não tinha contato nenhum com o que faziam. Sua mãe, Annie, a mantinha fora do que acontecia por lá.
Até que Belle resolveu ajudar Mog, uma mulher que ajudou a criá-la. A menina estava limpando o quarto de umas das moças da casa de Annie, quando acaba adormecendo, escondendo-se em baixo da cama viu a moça ser judiada e morta por um homem.
Annie por sua vez, tenta esconder da policia quem poderia ser o possível assassino, para não ter problemas. Mas isso não faz com que Belle não pague as consequências. O homem em questão sequestra a menina a vendendo para uma casa de prostituição da França.
IMG00614
É exatamente no ponto do sequestro que o livro é semelhante a Cruzando o Caminho do Sol, ambos autores exploram o tráfico humano, casas de prostituição. Claro, que não posso comparar demais, afinal de contas são passadas em anos diferentes, lugares diferentes.
Belle é mal trata, estuprada, apanha, vai para um hospital, até ser mandada para os Estados Unidos.
Quem leva a jovem é Etienne, um francês charmoso que acompanha em uma viagem de navio até outro País. A simpatia que um tem pelo outro é visível.
Nossa personagem faz de tudo para voltar a Londres, sofre, é quase estuprada novamente, quase morre. Aos 17 anos tem que lidar com muita coisa.

Ah não posso esquecer a história paralela dos amigos e parentes da menina que não cansam de procura-lá. Principalmente Jimmy, um jovem que se viu encantado por ela.
O menino descobre o que aconteceu com Belle quando Etienne, preocupado com ela, o homem resolve ir até Londres procurar familiares, então começa toda uma busca pela garota.
As passagem do livro que relatam o sofrimento dos amigos e familiares dela é muito interessante. Em uma época que apenas cartas e telegramas eram o meio de comunicação dificultava e muito a busca.
IMG00615
Lesley me deixou encantada com sua escrita. Autora soube passar o sofrimento de Belle sem deixar o livro triste e maçante demais. O modo como ela descreveu as cenas de sexo da menina também foram bem escritas, não deixando o livro explícito – leitores que tem a mente mais aberta vão saber o que quero falar com isso.
Belle é uma personagem única, digo única, pois autora conseguiu segurar a história muito bem em cima dela e acreditem em suas 560 páginas não existe enrolação, é uma história com muitos acontecimentos.
Autora fez uma pesquisa profunda, relatando como as mulheres se cuidavam para não engravidar, como vivem em 1910, o leito faz uma viagem ao tempo nas palavras de Pearse.
Outro ponto interessante a ser destacado são as amizades que Belle faz durante sua batalha para voltar a Londres. São personagens interessante, inteligentes que enriquecem muito o livro.

Apesar de o livro ser bem grosso, não existe muitos pontos cansativos nele, a leitura não fica pesado e claro, Belle é encantadora.
Recomento o livro para todos que gostam de romances antigos, histórias convincentes e personagens carismáticos, vale a pena conferir ♥
Top comentarista de Julho! Participem!
02
Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

11 comentários :

  1. Gosto de romances neste estilo, mas acho que ainda não li nenhum com uma carga emocional tão pesada. O que Belle passa é cruel demais.
    Tenho o livro e confesso que tenho preguiça de ler, por ser muito grande. Mas agora fiquei animada e pretendo conhecer melhor esta história logo!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Já li resenhas que diziam que o livro era um verdadeiro mar de sofrimento, e tive (tenho ainda, confesso) certo receio de me deparar com um dramalhão, de não gostar e acabar abandonando a leitura. Acho que por isso venho postergado tanto a leitura de Belle. No entanto, gostei da sua resenha, me deu um olhar positivo sobre o livro, o que já é um passo para que esse meu receio diminua um pouco.

    Um beijo, Helana!! Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tento sempre ver o lado positivo das coisas. Belle sofre, sofre muito, mas chega um ponto que ela aceita as coisas porque só assim ela pode voltar para casa.
      Mas é um livro legal, um livro bom de ler...
      Espero que tu leia ele e assim como eu veja o lado bom, da história.

      Beijinhos

      Excluir
  3. Oi, Helana!
    Eu parei de ler Belle, +-, na página 180, porque simplesmente não me adaptei à narrativa da autora, mas tenho pretensão de voltar logo, pois a história me encantou. Muita gente fala muito bem e eu li boa parte para ver que a autora realmente pesquisou e foi bem feliz nas descrições.

    Eu ainda não li Cruzando o Caminho do Sol, mas desde que conheci o autor na bienal, ouvi mais sobre a história e também pretendo ler ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa :/ Ceile, que pena que não se adaptou a narrativa da Lesley, gosto muito dela. Gosto de narrativas assim, pra mim são as melhores.
      Mas quem sabe em breve você leia novamente e gosta não é mesmo? É um livro ótimo.

      Cruzando o caminho do sol é bom também. Li assim que ele chegou ano passado e gostei bastante.

      Excluir
  4. eu sempre achei que não ia gostar do livro, mas pelo modo como vc colocou eu acho que irei gostar sabe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore.. Olha eu não curto romances, mas os livros da Lesley são bons demais, pelo menos eu gosto, tenta ler uma hora dessas.

      Excluir
  5. Eu acho que iria gostar do livro mas não curto muito drama talvez irei dar um chance a esse livro espero não me arrepender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayla, olha, Belle é um livro incrível. Li ele rapidamente muito bom, história prende muito o leitor

      Excluir
  6. Li Cruzando o caminho do sol e gostei bastante, sou doida para ler Belle. A capa é linda e o livro é bem grossinho. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natyla, tudo bem?
      Belle é ótimo.. Você vai amar, com certeza.

      Excluir