Crônicas&Desabafos: E as Promoções? Como fica agora?

09 agosto 2013


Oi amores tudo bem?
Estou a dias querendo falar sobre o assunto aqui no Blog!
E as Promoções? Como fica agora? OLHA EU NÃO SEI!
E não os fiz ainda, pois enviei e-mails alguns editoras e não obtive resposta. Além do mais, acho totalmente ridículo deixar de fazer as coisas no meu blog sem um pronunciamento público das Editoras a respeito!
Todo mundo sabe da Lei que “vetou” até certo ponto promoções e concursos culturais.
Para saber um pouco mais clique aqui: “Governo Proíbe concursos culturais nas redes sociais no Brasil”
promo

Essa lei, tecnicamente existe desde 1971, na verdade protege muito o consumidor na hora de particular de uma promoção ou concurso para ele não ter problemas de ilegalidade perante aquele que organiza o mesmo.
Para resumir só um pouquinho a coisa a Lei deveria ser cumprida apenas por empresas que tem apenas CNPJ.
”As mudanças da Portaria (clique aqui para acessar) ocorreu porque muitas empresas realizavam promoções nas redes sociais sem atuar conforme a lei brasileira sobre concursos culturais. De acordo com a advogada Isabela Guimarães Del Monde, do escritório Patrícia Peck Pinheiro Advogados, a medida visa coibir distorções do que é permitido nestas promoções feitas em redes sociais.”

"A lei brasileira sempre permitiu que concursos culturais fossem realizados sem necessidade de obtenção de autorização junto à CAIXA ou à SEAE, órgãos responsáveis pela emissão da autorização", disse.  "Entretanto, essa permissão legal acabou sendo utilizada de forma distorcida e muitas empresas, até mesmo por mero desconhecimento legal, estavam realizando promoção comercial que deveria ser autorizada sem a devida autorização apenas chamando a ação de concurso cultural".
O problema está nos artigos da lei, onde ela apenas proíbe e não nos deixa de forma clara o que pode ser feito.
Como os sorteios que todo blog literário faz no geral leva o nome das Editoras muita gente surtou que nem louco achando que o blog iria ser multado e etc e tal.
Muita gente enviou e-mail, muita Editora respondeu muita gente e muita gente ficou sem resposta, inclusive eu!
IMG00054
Até certo ponto isso tudo virou uma verdadeira palhaçada, vi gente se organizando para não fazer nada, já outros tanto continuam suas atividades na blogosfera normalmente e já outros ficam no “a editora disse que isso não pode e isso também não.”
Isso tudo me irritou de um jeito que a minha vontade foi de mandar todo mundo para um lugar mágico!
Então li, reli, pesquisei, observei meus amigos blogueiros e cheguei a seguinte conclusão:
Para quê vou me matar em fazer as coisas se nenhuma Editora parceira do meu blog deu um parecer público a respeito?
A coisa seria como locutor de futebol diz “A regra é clara” e tem que ser para todos. Porque eu vou ter que seguir uma coisa que foi falada a uma pessoa e não teve um comunicado público a respeito?
Afinal de contas, essa leia é coisa muito séria e precisa ser comunicada corretamente? Vocês não acham?
Li até blogueiros falando que vão comprar livros para sortear no blog, o que achei assim, o fim de tudo! Se a Editora disponibiliza material para esse meio porque não sossegam a bunda na cadeira e esperam um pronunciamento correto? Mas não! Muitos preferem enfiar a carroça na frente dos bois e fazer o que é “correto”.

Pensando assim, o Blog vai fazer apenas top comentarista. Que de acordo com conversas com amigos chegamos a conclusão que isso não entra no quesito sorteio. Tanto que a divulgação do top comentarista foi muito pouca, inclusive para não ter problema.
Quando alguma editora se pronunciar faço questão de avisar todos meus leitores! Afinal de contas, vocês tem o direito de saber como toda essa história vai terminar.
Meu ponto de vista é esse! Beijinhos para vocês!
Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

12 comentários :

  1. Cada um que fale uma coisa.
    Acho maior besteira essa lei, mas fazer o que ne.

    ResponderExcluir
  2. Minha opinião foi basicamente a mesma que a sua.
    Tbm decidi continuar somente com o Top até ter um parecer final das editoras (NC).
    Afinal, o blog não vai simplesmente "sumir" se eu deixar de fazer promoções por enquanto! AFF! O que custa esperar? ¬¬

    ResponderExcluir
  3. Estou bem preocupada e seu post foi um dos mais esclarecedores para mim. Eu fiquei não só preocupada comigo, com meu blog, mas com certeza com as editoras parceiras embora elas não tenham feito nenhum comunicado nem nada sendo que usamos o nome delas em promoções e etc. Está quase um descaso e quem ficou perdidos fomos nós. rs Vou ver no que vai dar, enquanto isso também pretendo só fazer o top comentarista. =)

    Beijos, Thy.
    comoumrefugio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Realmente isto está uma baita palhaçada. Não explicam direito, não há pronunciamento público, fica este "diz que me disse", mas nada concreto. Acho que sua postura de ir atrás está correta, assim como a de deixar o top (que não é sorteio). Vamos esperar para ver no que isto vai dar, mas se proibirem, de fato, uma coisa destas, será o fim da picada. Porque não se preocupam com coisas mais urgentes e necessárias?
    bjs

    ResponderExcluir
  5. só sei que o negocio está teeeenso :P

    ResponderExcluir
  6. Tanta coisa pro governo fazer e vem mexer no que está quieto pois sorteios não interfere ninguém e já a corrupção deles sim e acho isso de vetar os sorteios muita falta de vergonha!

    ResponderExcluir
  7. Gente, até parece que um blog vai sumir sem promoções! Tem blogueiro que é doido, se a editora disponibiliza livros para sorteios, pra que comprar? É só esperar um pouquinho -.-
    Quase não faço promoções no meu blog e olha só, ele continua de pé! Oo
    Vamos esperar uma pronunciamento das editoras né, nada de ter pressa ^^

    ResponderExcluir
  8. Só eu achei uma pu¨$%¨essa lei? Afê, quanta besteira ¬¬
    Mas explicado melhor dá pra entender...
    Espero que não mude muito, mas o pessoal está fazendo sorteio com top agora, deu uma leve mudança assim...
    O legal é o povo agora parando de fazer sorteio com medo de ser multado, já vi montes de blogs parando de fazer =/
    É, valeu governo, deixa a sem grana aqui sem cultura. Brigadão Brasil =/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, Helana, nem fala, eu fiquei superconfusa com toda essa história de "pode isso, não pode aquilo". As promoções que estavam ativas continuam ativas, e só estou esperando e pensando em como farei as próximas. Ou seja, estou em stand by no momento. E como não faço top comentarista lá no Livro Lab, não me sobram muitas opções. Creio que vou partir para os moldes de concurso cultural mesmo, mas, ao mesmo tempo, fico na dúvida se blogs pessoais não podem continuar fazendo sorteios desde que não obriguem a interagir nas redes sociais. Ou se sorteio de nenhuma espécie é permitido, mas apenas concursos culturais. Enfim, está muito enrolado isso tudo.
    Mas concordo totalmente que as editoras deveriam orientar os blogs parceiros. E acho meio ridículo chegar a extremos do tipo comprar os livros para sortear, enfim, como se o blog sobrevivesse apenas devido aos sorteios.

    Um beijão... na torcida de que tudo isso se esclareça logo e totalmente.
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  10. Vc faz muito bem em aguardar um pronunciamento das editoras. A lei está muito confusa e espero que eles expliquem melhor.

    Parabéns pelo blog. Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.

    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa Helana confesso que nao estava sabendo disso não, mas com certeza a melhor decisão é esperar o parecer oficial das editoras. Fico ligada nas novidades!!!!

    ResponderExcluir
  12. Helana, eu estou assim.. participando das promos e tentando parar ao mesmo tempo. Tem muito blogueiro fazendo promoção com os mesmos requisitos de sempre e que agora foram proibidos.. eu dei uma data pra parar de participar, até o dia 29/9... até lá eu acho que as editoras devem se pronunciar(a NC vai comunicar dia 15, né?) e eu estou dando essa data porque eu PRECISO fazer uma limpeza geral no blogger u_U'
    Enfim... super apoiada o TC.
    Já vi duas modificações em regras de TC, e eu não gostei de uma que é votação dos três melhores comentários.. porque eu nunca vou ganhar esperando que os outros votem em mim... /pessimistaOUrealista? xD
    Beijos ;)
    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir