Top5: Cincos livros adaptados para o Cinema!

13 agosto 2013

Oi amores tudo bem?
O Top5 de hoje é uma postagem que estava com vontade de fazer a um bom tempo.
A quantidade de livros que são adaptados para o cinema, ou para séries de televisão é tão grande que a gente até perde a conta.
Não gosto muito de falar de adaptações no blog porque as opiniões são unanimes: a grande maioria torce o nariz porque o filme não é igual ao livro. Eu particularmente adoro diferenças e não dou bola. Pra mim o filme acima de tudo tem que ter qualidade!
Separei cinco filmes que assisti e li o livro e foram adaptações felizes. Não são trilogias e nem séries, são filmes sem continuações.
São dicas tanto de filmes, como dos livros que super vale a pena investir.
- Livros ótimos.
- Histórias ótimas. Bem desenvolvidas.
- Filmes excelentes.
- Bom roteiro.

Top5: O Menino do Pijama Listrado.
Sem dúvida uma das melhores adaptações que assisti até hoje! O filme teve um único deslize, mas perto da história linda ele fica em segundo plano.
O elenco do filme é maravilhoso, com David Tewlis e Vera Farmiga não poderia ser ruim.
O roteiro do filme foi escrito por Mark Herman, não é muito conhecido, mas fez um trabalho ótimo.
menino

Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.
Top4: Veronika Decide Morrer.
Tenho um grande carinho pelos livros mais antigos de Paulo Coelho, já falei várias e várias vezes que o último livro realmente bom do autor foi Onze Minutos.
Veronika Decide Morrer é um drama que merece muito ser assistido… E lido.
O roteiro foi o próprio Paulo Coelho que escreveu, tá ai o motivo do filme ser muito bom. Em sua grande maioria quando existe o dedo do próprio autor do livro, a tendência do filme é ser mais próximo da história original.
E mais uma vez um elenco super! Só para variar David Tewlis em mais uma adaptação.
veronika
Veronika (Sarah Michelle Gellar) é uma jovem de 28 anos que, aparentemente, tem uma vida perfeita: possui um bom apartamento em Nova York, é bonita e tem um ótimo emprego. Porém ela sente um vazio dentro de si mesma, sem conseguir entendê-lo. Sem conseguir entender o significado de sua vida, ela decide se suicidar tomando vários remédios. Duas semanas depois, Veronika desperta do coma e percebe que está em uma clínica para doentes mentais. Lá ela é informada que ssua tentativa de suicídio fez com que seu coração parasse, gerando ferimentos que jamais se recuperarão. Sem saber ao certo quanto tempo ainda lhe resta, ela decide viver de uma forma inteiramente diferente do que vinha fazendo até então.
Top3: PaperBoy.
Tem resenha recenete tanto do livro como do filme no blog. (Paperboy Livro. Paperboy Filme). O filme não estreou no Brasil ainda, mas vocês podem achar na internet. Fiquei tão curiosa para saber mais sobre ele que acabei assistindo, não aguentei.
Uma das coisas que me chamou atenção foi o elenco poderoso nele: Zac Efron, Matthew McConaughey, Nicole Kidman.
O roteiro do filme quem escreveu foi nada mais e nada menos do que Lee Daniels, responsável também pelo roteiro do filme Preciosa e A última Ceia.
paperboy
Ward (Matthew McConaughey) é jornalista de um grande jornal e precisa retornar para sua pequena cidade para fazer a cobertura da prisão de Hillary Van Wetter (John Cusack), acusado e condenado à morte pelo assassinato do xerife local. Os problemas começam quando Jack (Zac Efron), seu irmão mais novo, começa a se envolver com Charlotte (Nicole Kidman), mulher misteriosa e mais velha, que mantinha contato com o prisioneiro.
Top2: E O Vento Levou.
Sim, o clássico filme onde Scarlet O’hara (Não uso o nome dele por usar, meu segundo nome de verdade é O'hara e sim minha mãe tirou do filme) faz um vestido baphônico de uma cortina e chora e sofre o tempo todo é uma adaptação!
E para aquela época adaptar um livro para as telonas não era tarefa fácil. Existem pessoas que dizem que sua adaptação não é boa! Eu discordo totalmente. Para um livro que originalmente tem 962 páginas (hoje você encontra ele em edições com 528 páginas) foi muito bem adaptado e muito bem dirigido.
Além do mais, se ele fosse ruim não viraria um clássico!
e o vento levou
Não vou colocar sinopse pois ela é tão grande que perde a graça!

Top1: Doutor Jivago
Outro filme que poucos sabem que é um livro. Doutor Jivago.
O livro de Boris Pasternak, a primeira edição dele tem 566 páginas e publicado no Brasil em 1958. Eu li uma edição dele publicada nos 80’s com um pouco mais de 400 páginas.
A adaptação sem dúvida é a melhor feita até hoje. Quem já leu o livro e se deu o prazer de assistir uma obra de arte na televisão sabe do que falo. Doutor Jivago é um filme cheio de detalhes, seus personagens foram bem construídos.  O seu roteiro levou ao pé da letra os sentimentos do trio amoroso. E claro, colocar num filme tanta história vivida pelos personagens, certamente não foi fácil.
dr jivago
O filme conta sobre os anos que antecederam, durante e após a Revolução Russa pela ótica de Yuri Zhivago (Omar Sharif), um médico e poeta. Yuri fica órfão ainda criança e vai para Moscou, onde é criado. Já adulto se casa com a aristocrática Tonya (Geraldine Chaplin), mas tem um envolvimento com Lara (Julie Christie), uma enfermeira que se torna a grande paixão da sua vida. Lara antes da revolução tinha sido estuprada por Victor Komarovsky (Rod Steiger), um político sem escrúpulos que já tinha se envolvido com a mãe de Lara, e se casou com Pasha Strelnikoff (Tom Courtenay), que se torna um vingativo revolucionário. A história é narrada em flashback por Yevgraf de Zhivago (Alec Guiness), o meio-irmão de Yuri que procura a sua sobrinha, que seria filha de Jivago com Lara. Enquanto Strelnikoff representa o "mal", Yevgraf representa o "bom" elemento da Revolução Bolchevique.
É isso ai.
Espero que vocês curtam a minha lista. Tentei escolher filmes bem diferentes do habitual, ainda mais com a quantidade de filmes adaptados que estão saindo por aí de boa qualidade. Tentei passar a vocês o que realmente acho bom!
Beijinhos ♥
Top Comentarista de Agosto, participem!

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

18 comentários :

  1. Que post fofo! Dos 5 filmes, só vi 2. Dr. Jivago e O menino do pijama listrado. O engraçado é que pensei que adoraria o primeiro (por ser um clássico super reconhecido) e detestar o segundo, mas aconteceu o contrário. Achei o Dr. bem paradão e acabei não curtindo muito. E o Menino é triste, porém muito bom (para pensar, principalmente).
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Jivago é tipo, muito lindo!!!!
      O Menino do Pijama listrado é triste mesmo, mas foi uma adaptação que gostei muito.

      Excluir
  2. livros e filmes são minhas duas grandes paixões na vida, e é claro que quem gosta de ler, nunca achará uma adaptação cinematográfica tão boa quanto o próprio livro
    tenho amigos que acham tempo perdido ver o filme pois não chega nem aos pés do livro, mas eu não penso assim. desde haja bons atores e que, mesmo sendo alterada a história, tornando um filme bom é o que basta!
    não tenho preconceito com filmes adaptados, e não me importo em ler o livro antes de assistir, apesar de preferir
    acho que O Menino do Pijama Listrado foi uma excelente adaptação! uma das melhores...
    ainda não assisti Veronika Decide Morrer, mas o livro é lindo demais
    dentre os autores brasileiros, Paulo Coelho é um dos unicos que tenho grande admiração
    ainda não li nem vi Paperboy, mas quero ambos!
    E o Vento Levou é um clássico, já vi o filme, mas não li o livro pelas assustadoras mil páginas ;x ;$
    que chique, não sabia que O'hara vinha dai... :P
    assisti Doutor Jivago muitos anos atras na escola, e confesso que não sabia que havia livro dele!
    realmente, o número de adaptações vem crescendo cada dia mais né... é assustador se pararmos para pensar em quantos há. acho que é por isso que o número de leitores diminui cada vez mais :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee, tentei escolher filmes diferentes (?)
      Gosto muito dos clássicos, Dr Jivago é um dos meus favoritos, gosto dele por mais.
      E O Vento levou é um amor que só.
      Veronika Decide morrer é bom! Como o Paulo Coelho que escreveu o roteiro o filme ficou mais perto da história do livro, gosto bastante dele.

      Excluir
  3. cara eu nunca vi nenhum desses filmes D:
    to precisando ver mais as coisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina sério? Gosto por demais de todos eles :o

      Excluir
  4. Adorei Lana, tinham alguns que eu não conhecia...
    Cara, preciso assistir a 'O Menino do Pijama Listrado', não curti o livro, achei muito seco, espero que o filme calha a pena.

    Beijocas,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee, então a mesma coisa aconteceu comigo em Diário da Paixão (?) do Nicholas, achei o livro seco sabe? E o filme completou muito o livro, vale a pena ambos.

      Excluir
  5. E O Vento Levou... é meu amor pra sempre! Amo esse filme e amo o livro, ficou bem parecido e foi muito fiel. Os outros são boas dicas, uns queria ver ( O Menino do Pijama Listrado que até hoje não vi...) e PaperBoy que gostaria de ver mas não sei se vejo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E O vento Levou é meu amor também. Filme antigo é pra sempre gente puro amor.
      Paperboy foi uma grande surpresa, filmão.

      Excluir
  6. Dos 5 livros filmes não assistir nenhum mas eu eu tenho muita vontade de ler o menino do pijama listrado e o vento levou !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayla tudo bem? O Mneino do Pijama Listrado é bonito e triste ao mesmo tempo, tanto o livro como o filme :/ mas vale a pena

      Excluir
  7. Bom dia Helana,

    Tirando Veronika decide morrer os outros parecem bons...o livro O menino do Pijama listrada é excelente e o filme também.....belo post...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Marco, obrigada!
      São filmes que gostei muito e foram bem produzidos, quando assistir me fala.

      Excluir
  8. Dessa sua lista com certeza o único de li e vi o filme foi:
    Veronika Decide Morrer e confesso que concordo com vc, ele é bem interessante e tem uma
    ótima mensagem.

    Valeu pelas outras indicações!!!


    Te espero lá no meu blog, sempre é bom ter um retorno nos comentários.
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline tudo bem?
      Não é mesmo? Veronika decide morrer é um ótimo filme!
      Que bom que você gostou dele.

      Excluir
  9. Amei o post! Só li e assisti Verônica decide morrer e gostei muito. E assisti também O menino do pijama listrado (ainda quero ler o livro). Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee tudo bem?
      Obrigada! Quando assistir mais filmes adaptados me avisa quero saber.
      Beijinhos.

      Excluir