Guia para assistir Game of Thrones: Parte I

11 setembro 2013

Para quem não se lembra, há um tempo rolou o “Top5: Cinco Motivos para você assistir Game Of Thrones”, com colaboração minha e da Lays (Laís e Lays, dupla sertaneja).
Enfim, caro leitor, depois de algum tempo pensando, decidi tentar (tentar, veja bem) fazer um tipo de guia para assistir à série. Não vou falar dos livros agora, talvez um dia, mas como a série ainda não se desenvolveu tanto, eu posso tentar falar sobre ela. Prontos? Vamos lá.

- Esse post tem spoilers se você é do tipo que morre se soltar o nome de alguém, então é melhor parar por aqui, pois a postagem conta acontecimentos da Primeira temporada da série. Ou seja, tem muitoooossss -
Guia para assistir Game of Thrones01

Game of Thrones é uma série da HBO baseada na série de livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”, escrita por George R. R. Martin.
A história se passa em dois continentes, criados pelo autor. Em Essos está Daenerys Targaryen e seu irmão, exilados após o assassinato de sua família. Daenerys (ou Dany) é dada pelo irmão em casamento a Drogo, chefe de um khalasar dothraki, em troca de um exército para que ele possa retomar seu trono de direito em Westeros.
Westeros é outro continente, onde a maior parte da história se baseia. É dividido em Sete Reinos (embora eu, particularmente, considere nove) e governado pelo rei, que se senta no Trono de Ferro (um trono feito com espadas de inimigos derrotados de um rei do passado). O rei tem uma Mão, que serve em seu lugar quando ele não está disponível.
Daenerys Targaryen
É esse o início da série. O rei Robert Baratheon vai ao gelado Norte, mais precisamente em Winterfell, para convocar seu amigo de infância Eddard “Ned” Stark para ser sua Mão, depois da morte misteriosa da antiga. A contra gosto, ele aceita, e decide levar consigo para a corte suas duas filhas: a doce e delicada Sansa, e a feroz e lutadora Arya.
Com a esposa, Catelyn, ele deixa três filhos: Robb, que mais tarde se tornará o Rei do Norte, Bran, um menino ativo que foi empurrado de uma torre e está paraplégico, e o pequeno Rickon. Ned tem um filho bastardo, Jon Snow, que decidiu ir para a Muralha e fazer seus votos.
A Muralha é uma grande construção de gelo protegida por magia, a fim de defender Westeros dos ataques dos Outros (ou Caminhantes Brancos), criaturas que são associadas ao inverno (estação que pode durar décadas no continente). Na Muralha, há a Patrulha da Noite, um grupo de homens que faz um juramento de proteger e defender o reino dos ataques de Caminhantes Brancos e selvagens (povo sem lei que vive ao norte da Muralha), e não tomam partido em casos de guerras ou batalhas políticas. Na Patrulha, Jon conhece Samwell Tarly, que se tornará seu amigo com o tempo.
roob stark e jon snow
Em Porto Real, capital do reino, Ned atua como Mão de Robert enquanto este caça e faz outras atividades. Sua mulher, Cersei Lannister, vive escondendo um segredo que pode ser sua ruína: seus três filhos, Joffrey, Myrcella e Tommen, são fruto de seu relacionamento incestuoso com seu irmão gêmeo, Jaime, que faz parte da Guarda Real e, anteriormente, empurrou Bran da torre e o deixou paraplégico depois que o menino o viu tendo relações com Cersei. Tudo muda quando Ned descobre a verdade sobre os filhos de Cersei, e ameaça contar ao rei sua traição. Cersei, em um golpe, arranja a morte de Robert e acusa Ned de traição. Assim, depois de um tempo, Joffrey (agora rei) ordena a decapitação do Stark. Suas filhas ficam perdidas em Porto Real. Sansa agora é refém dos Lannister, e Arya conseguiu escapar e foi dada como morta.
Ned Stark
Enquanto isso, mais acima, Catelyn acha que Tyrion Lannister, irmão mais novo de Jaime e Cersei, foi quem ordenou um ataque contra a vida de Bran e decide levá-lo ao Ninho da Águia, de onde sua irmã, viúva de Jon Arryn – a antiga Mão de Robert – governa o Vale de Arryn, a fim de executá-lo. Em um combate para decidir se o anão vive ou é empurrado montanha abaixo, seu campeão vence. Tyrion está livre para voltar à sua vida, mas não tão rapidamente quanto ele pensa. Seu pai entrou em campo de guerra contra o Norte por causa de seu sequestro, e ele é obrigado a lutar também. Nesta guerra, Robb decide chamar os vassalos Stark e partir para a guerra, não apenas para combater os Lannister, mas também para vingar a morte de seu pai.

Na Muralha, alguns patrulheiros que foram enviados ao norte da mesma são encontrados mortos e, de noite, são ressuscitados como criaturas. Jon Snow salva o Senhor Comandante de ser morto por um deles e por isso, ganha uma espada de aço valiriano (uma liga mágica inventada em Valíria e usada para produzir armamentos de grande qualidade). Com o desaparecimento de outros patrulheiros, o Comandante decide cruzar a Muralha e ir atrás dos mesmos, sabendo dos perigos de encontrar com um Caminhante Branco ou selvagens. E assim termina a primeira temporada da série, com dez episódios de aproximadamente uma hora cada. E então, curtiram e querem a segunda parte? Beijocas.

Atenção gente. Comentando nesta postagem você recebe pontos extras na resenha premiada. Clique no banner e saiba mais.

Laís Maria da Cruz
Sobre o Autor "Sou altamente anti-social, nem sempre estou feliz; fã de séries (não vou listar, é muita coisa), filmes (Gone Wih The Wind, Crash- No Limite, West Side Story, Chicago, Procurando Nemo, Black Swan, As Crônicas de Nárnia, e muito mais, esse são os melhores), sou viciada em livros (George R. R. Martin, Harlan Coben, J.K. Rowling, Agatha Christie, etc.). Amo minha família, tenho ciúmes dos meus livros, DVDs e afins, amo música - é uma terapia. Escrevo, canto, danço, atuo, faço drama, escrevo novamente, faço parte da Equipe In The Sky com orgulho, sou chique. Qualquer dúvida me liga ou me cutuca. Beijos."

3 comentários :

  1. Gostei muito do post. Serviu para me convencer, finalmente, a assistir a série. Estava em dúvida (apesar de todo mundo curtir), mas aparentemente a história é super envolvente e sólida.
    E por mais que tenha este lance de magia (que não curto tanto), achei que o resto compensa.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma série bem interessante, Ana! Semana que vem tem a Parte II, se tudo der certo \o/

      Excluir
  2. Pra quem leu os livros é que é gostoso demais de ver. Fico doida esperando as cenas mais fortes na telinha, é muito bom! Já disse que amo essa série? AMO ESSA SÉRIE!
    *-*
    Ficou bem legal esse guia, já deu uma boa introduzida aos perdidos de plantão xD

    ResponderExcluir