Movie: West Side Story

05 setembro 2013

No lado oeste de Nova York, duas gangues – os Jets, brancos, e os Sharks, imigrantes porto-riquenhos – vivem às turras pelas ruas. Rivais, eles mal sabem que seu destino sofrerá uma completa mudança quando Tony, antigo líder dos Jets, e Maria, irmã do líder dos Sharks, se apaixonam durante um baile.
01
O filme se inicia com uma visão da cidade para, logo em seguida, vermos as duas gangues se encarando em um duelo onde as falas são desnecessárias. Tudo é feito através das danças muito bem coreografadas que expressam melhor do que qualquer palavra o antagonismo entre eles, do estalar de dedos que forma um ritmo constante e animado. O embate entre eles só tem fim quando os policiais chegam.


05Logo após, somos apresentados ao casal principal: Tony, que trabalha em uma mercearia, e Maria, uma jovem recém-chegada de Porto Rico para se casar com Chino e que sonha com uma vida melhor na América. E então, no baile, quando os dois se veem, magia acontece. Parece que o mundo não existe. Que nenhuma pessoa está presente no salão além deles. Mas logo, essa magia termina. Riff propõe a Bernardo que eles formem um “conselho se guerra”. Mas, antes disso, somos brindados com o fabuloso e muito bem coreografado número de “América”, liderado por Anita, namorada de Bernardo que tem ideias opostas às dele sobre o que é viver ali. A interpretação de Rita Moreno está fabulosa nessa cena. A dança, magnífica. O figurino de Anita, um vestido rosa e bem rodado faz com que seu número se torne ainda melhor.
O próximo número musical mais interessante, “I Feel Pretty”, é cantado por Maria na loja de costura onde trabalha com outras porto-riquenhas. É uma declaração do amor que ela sente por Tony e uma maneira de expressar a mudança que aconteceu com ela desde então. Ela se sente bonita, charmosa. É o amor dando o ar de sua graça.
Após uma rixa entre as gangues, Riff e Bernardo são mortos. Tony matou o irmão de sua amada. Todos fogem da cena e, quando Anita confronta Maria sobre seus encontros com Tony, as duas cantam “A boy like that”. E os Jets, para não explodirem de raiva, cantam “Cool”, outro número muito bem feito.

O final do filme?
Não vou contar. E não tem graça pesquisar. A magia está em assistir e descobrir por si mesmo o que a rivalidade pode causar aos sonhos de jovens apaixonados. Uma refilmagem moderna e muito bem dirigida de Romeu e Julieta.
03
CURIOSIDADES:- Na edição do Oscar de 1962, venceu dez prêmios, nas categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (George Chakiris – Bernardo), Melhor Atriz Coadjuvante (Rita Moreno – Anita), Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia – Colorida, Melhor Figurino – Colorido, Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora.
- Ocupa 2ª colocação na Lista dos 25 maiores musicais estadunidenses de todos os tempos, idealizada pelo American Film Institute (AFI) e divulgada em 2006.
- Durante as filmagens, os produtores procuravam criar certa antipatia entre os atores que representavam as gangues rivais, dando ao elenco dos Jets roteiros limpos e organizados e camarins perto das locações, enquanto o elenco dos Sharks ganhava roteiros bagunçados e rasgados e camarins afastados.

Laís Maria da Cruz
Sobre o Autor "Sou altamente anti-social, nem sempre estou feliz; fã de séries (não vou listar, é muita coisa), filmes (Gone Wih The Wind, Crash- No Limite, West Side Story, Chicago, Procurando Nemo, Black Swan, As Crônicas de Nárnia, e muito mais, esse são os melhores), sou viciada em livros (George R. R. Martin, Harlan Coben, J.K. Rowling, Agatha Christie, etc.). Amo minha família, tenho ciúmes dos meus livros, DVDs e afins, amo música - é uma terapia. Escrevo, canto, danço, atuo, faço drama, escrevo novamente, faço parte da Equipe In The Sky com orgulho, sou chique. Qualquer dúvida me liga ou me cutuca. Beijos."

4 comentários :

  1. Oi Laís, que dica interessante! Super diferente das que eu vejo por aí... Vou anotar o título e assistir com certeza!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. É o tipo de filme que eu curto assistir, adoro musical e esse me lembrou alguns que eu já assistir. Tem uma pegada de 'Se ela dança, eu danço', haha.

    Beijocas,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu estou aprendendo a curtir musicais, mas este não me interessou muito. Rixas de gangues, seja lá como forem contadas, não fazem meu estilo. rs
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Quase me matei pra achar esse filme, mas valeu a pena. Ana Paula, se você gostou de Romeu e Julieta, talvez aprecie este também rs.

    ResponderExcluir