Resenha: A Agenda, João Varella

13 novembro 2013

Oi amores tudo bem?
Antes uma nota rápida: devido ao meu trabalho que tem tomado 100% do meu tempo, não estou passando no blogues como desejava. Porém estou respondendo vocês pelo blog mesmo. Assim que as coisas amerissarem, acredito que no final do mês esteja melhor volto a visitar todos os blogues normalmente. Obrigada pela paciência de vocês ♥

Estou devendo a resenha desde domingo já! Terminei de ler o livro e a resenha ficou e ficou.
Antes de escreve sobre o livro, só quero adiantas que a resenha será curta. O livro é curto, leitura rápida, no fim das contas não tem muito o que dizer.
Mais vamos lá?
A agenda_05

A Agenda - O acaso tem suas próprias regras - João Varella

Sandra Macedo é uma alta executiva de marketing. Obstinada e competente, sua eficiência é reconhecida pelos funcionários e pela diretoria da holding onde trabalha. Exemplo de mulher bem-sucedida, Sandra vive atolada entre as obrigações profissionais e uma filha que não lhe dá muita atenção. Em meio a essa correria, fica difícil dedicar um tempo ao lado afetivo. Assim, ela acaba se envolvendo com pessoas que podem comprometer sua carreira e sua saúde emocional. A não ser que ela deixe de ser a menininha que, no fundo, continua sendo...
Edição: 1
Editora: Novo Conceito / Novas Páginas
ISBN: 9788581632926
Ano: 2013
Páginas: 240
Nota: 8,5
RuimRegularBom


A Agenda é um livro fino. Em suas 240 páginas o leitor encontra uma diagramação muito bacana. A capa do livro nos trás uma mulher lendo alguma coisa – na qual podemos deduzir ser Sandra e sua agenda.
O começo de cada capitulo tem uma faixa preta e a formatação do texto do livro todo é justificada, o que dá impressão da história ser um pouco menor.
A agenda_04
João Varella nos apresenta Sandra, uma executiva bem sucedida na faixa dos 40 anos. Sandra é um exemplo de mulher moderna, atarefada, chefe, onde as pessoas na empresa além de respeitar admiram.
O problema é que nem tudo na vida dela são flores. Sua vida pessoal está devastada. Sua filha não liga a mínima para a mãe, os namorados novinhos são sempre uma decepção e a única pessoa na qual ela tem um relacionamento decente é sua empregada.
As coisas na vida de Sandra começam a mudar depois que ela perde sua preciosa agenda. Um “poeta” misteriosa acha ela e devolve agenda cheia de frases e poemas rabiscados que mexem com a cabeça de Sandra em todos os sentidos, fazendo esta mulher bem sucedida sair dos trilhos.
A agenda_02Quando peguei o livro para ler, não tinha muitas expectativas sobre ele. E me surpreender com a história intensa e até um pouco confusa que ele escreveu. João Varella, não nos apresenta apenas Sandra, mais sim uma série de personagens dignos de um bom drama nacional.
Sua narrativa me surpreendeu. É inteligente. Intenso. Interessante.
Ele soube explorar os problemas pessoais de uma pessoa, colocou isso a beira da loucura.

A visão do autor é muito boa. Uma lição que o livro deixa clara, quando estamos envolvidos demais com algo que não presta a gente acaba fazendo coisas que podemos nos arrepender para o resto da vida.
Claro, A Agenda de longe é um livro pesado para ler, apesar da temática usada, o livro é leve e cheio de frases e poemas que nos fazem pensar até em nossa própria vida.
A agenda_06
Super recomendo!
                Joao Varella faz parte de uma geração de escritores que apresentam personagens corriqueiros, do tipo “;plausível”; — como as pessoas que a gente encontra no shopping, na escola, no trabalho —, e que têm muita coisa a falar. Sua narrativa é divertida, gostosa de ler e dá a sensação de fazermos parte de seu relato. Jornalista e ligadíssimo em tecnologia, o autor fala do nosso tempo, um tempo em que há muito mais dúvidas do que certezas. Identifique-se e divirta-se!
top_01

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

14 comentários :

  1. Confesso que me interessei pelo livro, parece algo leve que nos faz refletir. Apesar de não ter entrado na lista de "preciso!", eu compraria sim o livro. *-*
    Beijinhos!

    http://www.livrinhoseeu.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Agenda é um bom livro. Sabe quando tu lê, mas não espera muito dele? Acabou me impressionando.

      Excluir
  2. Primeira resenha que leio do livro e achei sua historia bem leve mas interessante!E ao ler sua resenha é impossível não ficar curiosa...Espero poder conferir em breve, pois sou secretária e sempre acabo anotando tudo na agenda também e quero ler este livro!!
    beijocas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelli, ele é ótimo viu!
      Fiquei impressionada com a história e o final dele.

      Excluir
  3. Não só o enredo mas o design e a fonte usada no livro são muito interessantes. Nunca tinha ouvido falar do livro, mas agora que conheço, estou tentada a querer ler :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle.
      Esse livro foi lançamento da NC então é bem recente, e nossa me tocou profundamente. Sabe quando tu lê um livro que o final te deixa de boca aberta? Pois é.

      Excluir
  4. A capa é linda mas não me interessei pela historia, não sei, mas gostei das partes em que é citados poemas, sendo um livro nacional eu daria uma chance mas sem expectativa nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayla,
      a graça tá ai, também não tive grandes expectativas no livro.

      Excluir
  5. Olá!
    Nossa! Me surpreendi! Eu já tinha riscado o livro da minha lista, mas parece que darei um chance. E se tiver barato, comprarei hahahaha.
    Eu acho que é sempre bom a gente ler mais de uma resenha. Assim, podemos encontrar visões diferentes. Gostei muito de ler a sua!
    Acho que agora eu quero ler esse livro! hahaha
    Fiquei com muita vontade. E gosto muito dos autores nacionais.
    Voltou pra minha lista hahahaha.
    Beijos! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei SURPRESA com a história, o livro realmente é muito bom.
      Ele me impressionou em várias formas, a escrita do autor, as poesias, são ótimas, valeu a leitura.

      Excluir
  6. Helana não conhecia o livro e nem sabia do lançamento dele pela Novo Conceito mais acho que é como você mesmo disse é um livro que pegamos para ler sem grandes expectativas que pode acabar nos surpreendendo..Não é meu tipo de leitura atual ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de ler livros sem grandes expectativas! A Agenda foi um deles e foi bem intenso

      Excluir
  7. Quando vi esse livro como um lançamento da Novo Conceito não me interessei. Li a sinopse e não senti nenhum apreço por achar tudo banal demais. Mas acho que paguei a língua, né? rsrsrs A história parece ser embasada e eu amei demais a diagramação do livro ♥ As letras cursivas típicas de uma agenda pessoal deixam o livro muito charmoso, além da capa ser uma fofura, que remete a uma coisa meio vintage, super legal e diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larinha.
      Quando li a sinopse não curti, mas acabei pedindo o livro mesmo e gostei bastante dele.
      O livro é intenso e a diagramação é muito linda!

      Excluir