Resenha: Drácula e adaptações.

12 novembro 2013

Na Londres do final do século XIX, o casal Jonathan e Wilhelmina Harker se une a um grupo de homens a fim de deter uma figura que aterroriza a todos e é um grande perigo para a sociedade da época.
“The whole bed would have been drenched to a scarlet with the blood the girl must have lost…”
Sinopse:
Publicado em 1897, inspirado em relatos do folclore romeno sobre o nosferatu, ou morto-vivo, e na saga do príncipe Vlad Drakul, que lutou contra os turcos nas Cruzadas. Drácula definiu o arquétipo do vampiro como o ser diabólico que se alimenta do sangue de suas vítimas e tem poderes extraordinários.
Título: Drácula
Subtítulo:
Edição: 1
ISBN: 8513011290
Editora: Nova Cultural
Ano: 2002
Páginas: 370

Depois da estreia da série, decidi recapitular um pouco desse livro maravilhoso.
Drácula é um clássico da literatura estrangeira. Escrito em 1897 por Bram Stoker e narrado em primeira pessoa através de diários e cartas, entramos na vida de cada um dos personagens. Jonathan Harker, jovem advogado enviado à Romênia pelo chefe para tratar com o conde Dracula, que pretende adquirir propriedades na Inglaterra, é noivo de Wilhelmina Murray, uma professora de decoro que é a melhor amiga da aristocrata Lucy Westenra, é noiva de Arthur Holmwood, amigo de John Seward – que dirige um asilo para doentes mentais - e Quincey Morris, um americano (que também cortejaram e pediram a mão de Lucy em casamento). E todos eles se unem com o intuito de deter os planos de Conde Drácula, vampiro romeno que vira o mundo de todos – mantendo Jonathan prisioneiro em seu castelo à mercê de suas “noivas”, matando Lucy aos poucos e transformando Mina. O experiente Dr. Abraham Van Helsing, médico e cientista, é chamado para ajudá-los em sua missão.

“You are but mortal woman. Time is now to be dreaded – since once he put that mark upon your throat.”
O livro trata de valores humanos como amizades, amor, fidelidade e compaixão. Bram Stoker o transformou em um livro não apenas de “terror”, como ele é classificado, mas também analisou o homem como um ser racional e bravo, valente, capaz de tudo para conseguir seus objetivos (o grupo liderado por Van Helsing e suas ações, que incluem abrir um túmulo no cemitério e invadir uma propriedade para inspecionar caixões e procurar pelo conde).
“The sweetness was turned to adamantine, heartless cruelty, and the purity to voluptuous wantonness.”
Bram Stoker’s DraculaEntre as diversas adaptações e versões que a história ganhou a mais famosa talvez seja Bram Stoker’s Dracula, filme de 1992 dirigido pelo renomado Francis Ford Coppola, com Gary Oldman, Winona Ryder e Anthony Hopkins no elenco principal. Mas, como sempre, encontrei erros de adaptação, que me deixam loucamente louca de raiva, entre os quais posso citar:
– Mina se apaixonando por Drácula no filme, enquanto no livro sua repugnância pelo vampiro é clara como a luz do sol. Em minha opinião, essa mudança de comportamento de Mina, para quem não leu o livro, causa uma sensação estranha. A personagem não é como a tratam no filme, de maneira alguma, e isso me deixa indignada, visto que ela é minha preferida.
– A breve cena lésbica entre Lucy e Mina. Completamente desnecessária.
– Os cabelos de Lucy (detalhe MÍNIMO, mas custava tanto assim deixá-la morena? Putz, Sadie Frost!). Até hoje não vi nenhuma Lucy fiel à do livro.
– A história da reencarnação. Não me lembro disso no livro. Alguém? Ninguém?
Outras adaptações:
- Em 2006, a BBC adaptou o livro, deixando Marc Warren (de The Good Wife) no papel de Dracula (ele me dá arrepios, confesso, e conseguir isso nããããão é fácil), Sophia Myles (de Underworld, Tristan & Isolde e Moonlight) como Lucy Westenra e Stephanie Leonidas (de Defiance) como Mina Murray. É uma história beeeeem adaptada em relação ao livro, viu?
- Em 2004, o personagem Dracula e suas três noivas aparecem no filme Van Helsing, sendo interpretado por Richard Roxburgh (vilão em muitos filmes que não quero citar por pura preguiça, é).
- Em 2013, a NBC lançou a série Dracula, com Jonathan Rhys Meyers (de Match Point, The Mortal Instruments: City of Bones e The Tudors, aquela delícia em forma humana) como Dracula, Jessica De Gouw (de Arrow, um pouco sem sal e sem tempero nenhum) como Mina Murray e Katie McGrath (de Merlin, fofa, mas loira) como Lucy Westenra. Uma resenha da série será escrita mais tarde, é.
É isso. Dracula é um livro interessante e cativante, que vale a pena ser conferido. Até a próxima!
top_01

Laís Maria da Cruz
Sobre o Autor "Sou altamente anti-social, nem sempre estou feliz; fã de séries (não vou listar, é muita coisa), filmes (Gone Wih The Wind, Crash- No Limite, West Side Story, Chicago, Procurando Nemo, Black Swan, As Crônicas de Nárnia, e muito mais, esse são os melhores), sou viciada em livros (George R. R. Martin, Harlan Coben, J.K. Rowling, Agatha Christie, etc.). Amo minha família, tenho ciúmes dos meus livros, DVDs e afins, amo música - é uma terapia. Escrevo, canto, danço, atuo, faço drama, escrevo novamente, faço parte da Equipe In The Sky com orgulho, sou chique. Qualquer dúvida me liga ou me cutuca. Beijos."

9 comentários :

  1. Olá Helena, tudo bem??
    Tenho tanta vontade de ler esse livro, até poque mostra um pouco mais de verdade da lenda toda, e fique super animada com sua resenha... adorei.... e com certeza lerei o livro .. .
    Beijocas ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Laís, tudo bem?
    Fiz um trabalho na faculdade e o livro escolhido por mim fui justamente esse. Acho Bram um gênio, e esse livro realmente vai muito além do simples terror. Anotei as dicas de filme e de série. Ainda mais essa com o Jonathan Rhys Meyers *-*.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  3. Apesar da preferência em livros atuais, gosto de ler (de vez em quando) algum livro clássico. De muitos que já li, 'Drácula' não foi um deles, mas espero brevemente poder lê-lo, pois a resenha me despertou uma grande vontade :)

    ResponderExcluir
  4. Sempre me acho estranha por não ler clássicos, mas sempre vale a pena ler algo antigo, e Drácula deve ser muito bom,se eu assisti a algum filme eu não me lembro, mas morro de vontade de ler esse livro !

    ResponderExcluir
  5. Olá. Tudo bem?
    Eu tenho vontade de ler Drácula, mas sei lá. Tenho medo da escrita ser forte e muito clássica e isso pode me atrapalhar, pois como disse em outros comentários, estou vindo de uma "depressão" literária (?).
    Mas enfim... espero um dia conseguir ler esse clássico!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Laís conheço Drácula apenas pelas histórias contadas em outras histórias...Não consigo pegar livros com contextos históricos para ler, não me prende...e como meio que sabemos da história toda por meio de outras histórias acaba ficando sem graça ler o livro =/

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar muito sobre o Drácula, e como eu amo histórias sedutoras e fantásticas e AMO vampiros então... sempre adorava as histórias que meu professor falava sobre os contos oriundos dos tempos medievais que foi um dos princípios para a criação do Drácula *-* Nunca vi nenhuma adaptação, mas tenho uma curiosidade enorme para acompanhar a série (o ator que dá vida ao vampiro é um g-a-t-o, Jesus que homem rsrs). Agora que estou de férias, vou ver se acompanho!

    ResponderExcluir
  8. Eu vi o filme e li o livro e atualmente estou vendo a série na Nbc e estou adorando é uma série que em apenas cinco episódios já esta demonstrando o trabalho bem feito e a série já foi indicada ao people choice que acontecerá em2014 , já o livro eu insisto em declarar que é um dos melhores que eu já li sem dúvidas alguma e não é porque sou fã dos vampiros não em kkkk já o filme eu achei meio exagerado mais tudo bem né, super recomendo a vocês se apaixonarem por Drácula como eu me apaixonei haha bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu vi o filme e li o livro e atualmente estou vendo a série na Nbc e estou adorando é uma série que em apenas cinco episódios já esta demonstrando o trabalho bem feito e a série já foi indicada ao people choice que acontecerá em2014 , já o livro eu insisto em declarar que é um dos melhores que eu já li sem dúvidas alguma e não é porque sou fã dos vampiros não em kkkk já o filme eu achei meio exagerado mais tudo bem né, super recomendo a vocês se apaixonarem por Drácula como eu me apaixonei haha bjs

    ResponderExcluir