Movies: Filmes baseados em fatos reais.

22 dezembro 2013

Oi amores tudo bem?
Fiquei pensando e pensando no que escrever hoje e nada saia da cabeça. Então lembrei que um tempo atrás assisti um filme baseado em fatos reais e pensei “porque não escrever sobre filmes baseados em histórias reais?”.
Para ser sincera não assisti muita coisa do gênero, mas existem alguns que me tocam muito. Então selecionei quatro deles para dividir com vocês, vamos lá?

- Psicose (1960)
Psicose“Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.”
- O filme foi baseado na vida de Norman Bates, um dos assassinos mais cruéis da década. Norman desde pequeno apresentava um comportamento estranho – podemos ver isto na série Bates Motel. Norman matou algumas mulheres  por enxergar nelas a sua mãe já falecida. Ele usava os corpos das vitimas para fazer moveis para sua casa. Sim ele era muito louco.


- Jornada da Alma. (2003)
jornada da alma”Em 1905 Sabina (Emilia Fox), uma jovem russa de 19 anos que sofre de histeria, recebe tratamento em um hospital psiquiátrico de Zurique, na Suíça. Seu médico, o jovem Carl Gustav Jung (Iain Glen), aproveita o caso para aplicar pela primeira vez as teorias do mestre Sigmund Freud. A cura de Sabina vem acompanhada de um relacionamento amoroso com Jung. Após alguns anos ela volta à Rússia, tornando-se também psicanalista e montando a primeira creche que usa noções de psicanálise para crianças. Década após sua morte, ela tem sua trajetória resgatada por dois pesquisadores.”
Muitos de vocês vão lembrar do filme “Um Método Muito Perigoso” que foi baseado neste filme e foi baseado também no livro de mesmo nome. Confesso para vocês que é um dos filmes mais intensos, tristes, sofridos e… LINDO que assisti. Sabina toca as pessoas profundamente. E tempos depois que assisti o filme fui atrás do livro de Jung que relata um pouco o tratamento de Sabina e como se conheceram. Vale a pena – principalmente para quem cursa Psicologia.
- Amadeus (1984).
Amadeus”Após tentar se suicidar, Salieri (F. Murray Abraham) confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart (Tom Hulce) e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que era um jovem irreverente mas compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.”
O que falar de Amadeus, um dos filmes mais bem vindos até hoje,  filme que recebeu 53 indicações e levou nada mais e nada menos que 40! Um filme que conta de um jeito trágico-cômico a vida de dois dos maiores compositores do Mundo. Salieri que entra em crise quando o Mundo descobre Mozart e fica meio louco.
Amadeus é um filme altamente indicado por mim, você vai chorar, vai rir, vai amar profundamente Mozart e sua risada (e quem dera que o cara fosse assim). Se algum leitor não assistiu, vale a pena assistir. É incrível e vão amar música clássica depois!

- Milk – A Voz da Igualdade.
Milk”Início dos anos 70. Harvey Milk (Sean Penn) é um nova-iorquino que, para mudar de vida, decidiu morar com seu namorado Scott (James Franco) em San Francisco, onde abriram uma pequena loja de revelação fotográfica. Disposto a enfrentar a violência e o preconceito da época, Milk busca direitos iguais e oportunidades para todos, sem discriminação sexual. Com a colaboração de amigos e voluntários (não necessariamente homossexuais), Milk entra numa intensa batalha política e consegue ser eleito para o Quadro de Supervisor da cidade de San Francisco em 1977, tornando-se o primeiro gay assumido a alcançar um cargo público de importância nos Estados Unidos.”
Sabe porque este filme é excelente? Porque são pessoas como Harvey Milk que dão a cara a tapa e mudam o Mundo! Ou pelo menos tentam. Quando assisti pela primeira vez Milk, fiz só pelo James Franco, confesso, mas me apaixonei por Harvey e pela luta contra a violência e preconceito que ele tomou frente.
Claro que o diretor do filme ajudou muito. Gus Van Sant, foi responsável por dirigir o longa que ironicamente gosta de dirigir filmes baseados em fatos reais. Exemplo? Elefante, Últimos dias. Que ironicamente é meu diretor favorito
O filme ainda recebeu 8 indicações para o Oscar, vencendo em melhor ator e melhor roteiro original.
Uma coisa que gostaria de ressaltar foi a genial tacada de Van Sant, ele usou filmes reais da década de 70 mostrando caminhadas feitas, a batalha de Milk pelos direitos iguais É um filme que toca muito a gente.
Bom é isto aí gente. Tentei escolher filmes diferentes e bons. Se você aí que está lendo não assistiu nenhum deles, assista. Tenho certeza que vai gostar.

Sorteio final de anotop_01

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

3 comentários :

  1. Acredita que da lista só vi Psicose? Mas era para ter visto Milk faz tempo - um dia ainda verei. Quanto aos outros, fiquei muito interessada. Jornada da Alma principalmente, já que fala de psicanálise, histeria, tema de que gosto bastante.

    Um beijão! Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jornada da Alma é um filme excelente. Se você gosta do tema, pode assistir sem medo. É um dos meus filmes favoritos. Além de ser bonito, é um filme inteligente ♥

      Excluir
  2. Só vi Psicose da sua lista. E sou tão desinformada que não sabia que era baseado em fatos reais... hehe... credo!

    Mas gostei muito das outras indicações, e tentarei vê-los em 2014! =)

    Beijo!!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir