Crônicas&Desabafos: O legal do Blog Literário.

21 janeiro 2014


Oi gente linda tudo bem?
Não lembro quando foi a última vez que escrevi esta coluna aqui no In The Sky – só sei que faz muito tempo!

Acho engraçado. Pois no geral quando uma postagem “Crônicas&Desabafos” é nova as as pessoas acham que vou escrever para reclamar de alguém – o que acho super engraçado mesmo. Tá certo que a coluna foi criada em uma situação de desabafo mesmo, mas veja bem, se fosse para fazer barraco, ou reclamar, iria escrever uma postagem todos os dias. E não é isto que quero com a coluna *o*

O assunto de hoje é uma pergunta que escuto quase que diariamente:
”Por que ter um blog literário?” “Qual a função dele?” “Tá, mas você ganha dinheiro com ele?”
Todo blogueiro seja o que começou ontem, ou o que está a mais tempo blogando já deu de cara com perguntas assim e por mais que a gente responda parece que nunca vai suprir a curiosidade alheia.
Nós blogueiros literários compreendemos, agora quem não é, não compreende muito.
Foto_02

Por que ter um Blog literário?

Geralmente minha resposta é evasiva quanto a isso. Porque sim!
Porque gosto de blogar, porque gosto de mostrar para as pessoas o que estou lendo, meu gosto literário, meu gosto de música, o que gosto de assistir.
O bom amante da literatura não faz um blogue por dinheiro – aliás, ganhar dinheiro com ele é o que menos se consegue quando se trata de um blog voltado a livros. Um bom amante da literatura faz um blogue por amor! Pelo simples amor que tem de pegar um livro e LER!

Claro que a cerca de dois anos o número de blogues literários aumentou significativamente, isso vem devido as parcerias com editoras – que daí é outra história, a pessoa já não faz um blog pelo amor e sim pelo interesse de receber livros “grátis”. O engraçado é que muitos se destacam com isso, mas não é o assunto de hoje! Ter um Blog literário faz tanto o blogueiro que vós fala, quanto o leitor, abrir a cabeça para novas leituras, novas pessoas, a criatividade parece até funcionar mais – é muito divertido.
foto_04

Qual a função dele?

Dentre todas as funções que o Blog tem, acho que a maior e mais importante é passar informação para os leitores.
Você que é blogueiro, já parou para pensar quantos leitores que já comentaram algo como: “Ah eu não sabia que existia este livros, não”, ou “gosto da sua resenha, vou pesquisar sobre o livro”. Pois é. Comentários semelhantes no próprio blog, ou em conversas são grandes.

O Blog literário ainda trabalha junto com as Editoras! Sim gente. TRABALHAMOS. Dois exemplos básicos:
- Resenha de livro de cortesia. Nada mais é do que uma resenha feita por um livro que recebemos com esta função. Vamos escrever se o livro vale ou não a pena ler, dar nossa opinião sobre ele e quem sabe aumentar as vendas?
- Sabe aqueles postagens sobre lançamentos? A grosso modo é como se fosse um publieditoral, mostrando para vocês, leitores as novas opções de leituras. E cá entre nós, ás vezes a gente pira com tanto livro bom!.
Mas a função é muito mais do que informação. É conhecer pessoas, ter contatos, conversas, procurar saber da opinião de outros blogueiros, discutir o assunto, fazer mais amizades. Elaborar eventos.
Enfim, um blog te leva muito além e se for usado para coisas boas, você vai receber apenas coisas positivas.
foto_03

Tá, mas você ganha dinheiro com ele?

Não! Falo por mim. Eu não ganho dinheiro com meu blog.
Não sou paga para falar sobre nenhum assunto. Nenhuma Editora, nenhuma pessoa me paga para escrever posts. Escrevo porque gosto, porque quero manter meus leitores informados. E por eu ser perfeccionista e necessito loucamente deixar o blogue atualizado diariamente, é sério! A única coisa que me dá um ganho – que na verdade não recebi nada ainda, são alguns banners de propagandas no blog e alguns links de compras.
Não ganho dinheiro blogando.
O que ganho com o blog é um monte de leitores legais, um montão de e-mails simpáticos. Ganho carinho, reconhecimento, coisas que dinheiro nenhum compra♥ ♥ Não ganho dinheiro!
Mas batalho para o reconhecimento dele. Escolhi um caminho um pouquinho mais duro, porém conheço os frutos dele todo dia quando vejo as vistas do blogue.

É isto aí gente. Espero que as três perguntas básicas tenham sido respondidas. No geral é minha opinião, não dá para falar por todos, claro. Mas muita coisa é bem básica!
Beijosmil.
Mimos_04

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

11 comentários :

  1. Falou tudo Helana!
    Suas palavras são as minhas, em gênero, número e grau. Criei meu blog, simplesmente para escrever sobre os livros que leio e me apaixonei, faço tudo com amor e não quero ganhar nada com isso, sou extremamente com as parcerias tanto editora como os autores, porém o melhor de tudo é conhecer pessoas com quem se pode debater e as amizades feitas que no meu caso, são especiais e levarei como pro caixão :D
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebbaaa!
      Quem tem blog um pouquinho mais de tempo geralmente cria ele por que gosta... Agora ultimamente tem aparecido uns e outros ai que por favor.
      Tenho poucos amigos que fiz por aqui mais o que fiz são realmente bons ♥

      Excluir
  2. Adorei o post Helana! Sou blogueira ha mtos anos, e fazem 3 anos já que tenho o blog atual. Realmente, blogar é uma sensação que não sabemos mto explicar, é uma mistura de "precisamos escrever" com uma alegria de ver leitores e novas amizades surgindo, eu amo! Não faz mto que comecei a entrar um pouco mais nos blogs do mundo literário, e agora qndo vou numa livraria já olho um livro e penso "olha, é aquele livro q falaram em tal blog", tô adorando! =)

    CarinaPilar.com | About the Life

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carina, tudo bem?
      Pois é a graça de ter blog literário é esta. A gente vai na livraria e vê um livro e lembra de tal leitor, tal blogueiro que indicou, é legal.

      Excluir
  3. amei o post *-*
    três perguntinhas que ficam corroendo a cabeça de muitos por ai mesmo eim hahaha
    acredito que, para blogs apenas literários, não seja possível tornar-se um trabalho remunerado, e que se torne possível viver apenas dele. só que também imagino não ser nada fácil cuidar de um blog que seja apenas hobbie, já que também é necessário trabalhar, estudar, ter vida social.. hahaha
    realmente, os blogs literários tem crescido a cada dia mais, e não é difícil perceber os que entraram neste meio apenas pelas vantagens de "ganhar livros de graça".
    acho que certos blogueiros deveriam sim receber apenas para fazer isso, pois há alguns (e siei que você está nesse meio!!!) que fazer isso porque realmente gostam, e não pelos pequenas vantagens que ganham com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah \o
      acho que é possível ganhar dinheiro com blog literário, mas dai existe uma série de fatores a serem estudados, e necessita claro, paciência, afinal de contas, não cai do céu.

      Excluir
  4. Helana, essas são as três perguntas que sempre me fazem quando eu falo que tenho um blog literário.
    A parte que todo mundo fica martelando é sobre ganhar dinheiro com o blog. Eu particularmente não ganho (e nem conheço quem ganhe), e não vejo problema nisso. Faço por prazer, faço POR MIM. Eu gosto do que faço no meu blog e nem ligo pra essa parte.
    Como você disse, o número de blogs literários cresceu muito e muitos são iludidos que vão ganhar muito com isso. Eu sinto muito dizer, mas se uma pessoa não faz por gostar, em alguns meses vai abandonar o blog. Fazer o que.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não é só eu não e nem você, acho que todo blogueiro escuta isso.
      As pessoas não entendem que fazer algo PORQUE GOSTAA!!!! é legal, se não tiver grana no meio parece que para uns e outros é desnecessário.
      E sucesso para gente ♥

      Excluir
  5. Eu tenho o blog simplesmente porque amo ler e gosto muito de dividir essa paixão com os outros! =) Nunca ganhei um centavo com ele, mas nem ligo. Não é o meu objetivo. Não quero que meu blog tenha uma cara "profissional", gosto que ele tenha a minha cara. É muito legal quando recebemos comentários do tipo que você citou mesmo, uma coisa super gratificante. E é isso. Escrevo no blog porque gosto, e por isso acredito que ele terá vida longa. =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto aí Ju, tem que ter nossa cara, e a gente gostar do que faz ♥

      Excluir
  6. Adorei suas respostas, Helana! Muita gente acha que ter um blog literário é uma forma fácil de ganhar livros e quando faz uma resenha (que muitas vezes não é uma resenha), ela mostra que está lá mais pelo interesse do que para divulgar informações bacanas. Fazer o quê, né? Isso tem em qualquer meio.
    De qualquer forma, passando para dizer que adorei o teu texto!

    Abraços
    --
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir