Resenha: O Projeto Rosie, Graeme Simsion

04 fevereiro 2014

Oi amores tudo bem?
Tem resenha nova no blog hoje! #TodosComemora.
O livro de hoje é da Editora Record, troquei ele no Skoo,b tinha uma vontade enorme de ler, personagens principais masculinos me chamam atenção.
Quero agradecer as pessoas queridas que compartilharam junto comigo a leitura. Quando ele foi lançado em 2013 vi bastante gente que não gostou do livro. E agora que estou com ele em mãos aconteceu oposto, muitos leitores falaram que o livro é bom! Gostei! Compartilhar meu gosto literário com vocês é sempre uma surpresa!

O Projeto Rosie - Graeme Simsion

Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.
Exceto as mulheres. {Para ler a sinopse completa, clique aqui}
Edição: 1
Editora: Record
ISBN: 9788501402219
Ano: 2013
Páginas: 320
Tradutor: Ana Carolina Mesquita
Nota: 8,5
RuimRegularBomMuito BomMuito amô
o projeto rosie_05

A capa do livro nos traz alguns detalhes importantes do protagonista: Bicicleta,  bebida, microscópio, lagosta. Coisas que são do dia-a-dia de Don.
O livro tem 320 páginas, divido em 36 capítulos, no qual parece que foram minuciosamente planejados pelo próprio Don. A diagramação é simples.
o projeto rosie_03
Graeme Simsion nos apresenta Don, 39 anos, um professor de genética que nunca tive uma namorada. Sua rotina é minuciosamente planejada, tudo tem seu horário certo e todos seus afazeres são cuidadosamente planejados para não gastar tempo desnecessário – assim pensa Don.
E para tudo ele faz planos, tais como projetos, planilhas, em seu Ipod não tem música e sim Podcast sobre ciência e ele odeia sair de sua rotina.
Mas percebe que está ficando velho (e também por causa de seu amigo Gene que tem uma apetite sexual mais aflorado), Don precisa de uma namorada, na verdade, ele precisa de uma esposa.
O que era para simplesmente ser uma procura comum, para Don não. Ele precisa da esposa perfeita e que esta aceite várias exigência de Don, para isso ele cria o “Projeto Esposa” e conta com seus amigos Gene e Claudia para dar uma mão. Levando o “Projeto Esposa” a sério e testando várias pessoas, em um dia comum, na sua sala bate uma moça chamada Rosie que não se encaixa em nada do que Don precisa.
Ela fuma, não pratica exercício, trabalha em um bar e começa ocupar o tempo de Don – o que é bem irritante para ele.
Mas aos poucos o Don perfeito vai dando lugar a um Don que se importa com Rosie.
o projeto rosie_02
Bem, eu amei o livro, fato!
Se você pensa que vai ler um Chick-Lit com protagonista masculino vai dando meia volta que O Projeto Rosie é muito mais do que uma comédia romântica.
Provavelmente você que gosta de “The Big Bang Theory” vai com certeza adorar Don, ele é cheio de manias estranhas, fala difícil e tem mania de explicar tudo pela teoria da genética, como se fosse a coisa mais normal do Mundo!
O livro vai muito além de uma comédia bonitinha, o foco do livro é a visão que Don tem da vida e como ele pensa. É um homem pouco sociável, ele tem dificuldade em expressas suas emoções, não gosta de mudanças na rotina – estas também são características de indivíduos que possuem síndrome de Asperger (lembrando que a síndrome de Asperger não é autismo clássico)porém o autor não deixa isso claro no livro, mas pessoas que estudaram a síndrome provavelmente vão se dar conta disto!

Foi um livro muito gostoso de ler, me identifiquei demais com Don principalmente por ser pouco sociável e na rotina, assim como ele não gosto muito que minha rotina seja mudada, isso me incomoda. E foi interessante ler que um personagem tem uma visão das pessoas e da vida muito semelhante a minha!
Graeme Simsion com toda certeza conquistou meu coração.
o projeto rosie_01
Na narrativa do livro é leve, é gostosa. Comecei a ler e quando percebi já passava da página 70 em meia hora de leitura. Don e suas discussões intermináveis com seu amigo Gene (e suas explicações, claro!) me fizeram rir muito o livro todo.

Se você ainda tem dúvida se vai ou não ler O Projeto Rosie, leia! Vale a pena e quem sabe você não começa a ver as coisas por uma outra perspectiva?

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

8 comentários :

  1. Olá Helana,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, gostei da sinopse e sua resenha me deixou curioso, um livro estilo chick-lit masculino parece mesmo divertido, ainda mais nos trazendo uma visão diferente da vida....gostei...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maro!
      Sério? Fico feliz quando escuto isso. Qual outro livro que você conheceu visitando aqui?

      O Projeto Rosie é ótimo e ele tem uma visão muito bacana da vida, vale a pena.

      Excluir
  2. Oie Helana,

    Eu amei de paixão a leitura desse livro. Nunca tinha tido contato com um personagem tão metódico, e tão apaixonante.
    Amo personagens nerds, e ele foi mais um que entrou pra minha lista de paixonites.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flore tudo bem?
      Somos duas apaixonadas pelo Don então, ele entrou na minha ista defavoritos.

      Excluir
  3. Nossa as fotinhos do livro ficaram muito fofas e ótima resenha, quero ler esse book, está na listinha RSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza.
      Obrigada!
      O livro é maravilhoso, vale a pena ler viu

      Excluir
  4. Lana, ainda não li este livro, mas parece ser ótimo!
    quando você comentou sobre ele no seu ultimo vídeo, me identifiquei bastante com o personagem também...
    quero muito ler! e logo :D

    ResponderExcluir