Blogagem Coletiva: 5 coisas para fazer na minha cidade

10 março 2014

Oi gente tudo bem?
Estava animadinha para escrever este post, confesso! Ok, o blog é sobre livros, mas tô curtindo dividir outras coisas bem diferentes, é como sair da rotina entende?
A postagem de hoje ficou um pouco grande, mas espero que gostem!
Recentemente descobri o Grupo Rotaroots, um grupo de blogueiros que resgata aquela paixão de bloggar que todo blogueiro das antigas tem – manter um diário virtual e mostrar ao mundo {} Quer saber mais sobre o Rotaroots? Faça parte do nosso grupo no Facebook e mostre sua paixão por bloggar. E inscreva-se no Rotation.
Então, Rio do Sul – Santa Catarina!
A cidade tem aproximadamente 65.000 habitantes, considerada uma cidade média.
Principal município da região do Alto Vale do Itajaí, faz divisa com os municípios de Laurentino, Agronômica, Aurora, Lontras, Ibirama e Presidente Getúlio.
Ou seja, Rio do Sul é a maior cidade do Alto Vale do Itajaí.
Rio do Sul tem um histórico triste de enchentes.Por ser uma cidade banhada por 3 rios,o Itajaí do Sul,Itajaí do Oeste e Itajaí Açu,a cidade sofre ciclicamente com grandes cheias,geralmente em períodos aproximados de 30 em 30 anos.Ocorrem também as famosas "mini enchentes".onde a elevação das águas não chega a ultrapassar os 7 mts,sendo estas mais comuns e que não afetam tanto a rotina da população.
As maiores cheias que se tem notícia nos últimos anos são as dos anos de 1983 e 1984 respectivamente,e a mais recente,de setembro de 2011,e setembro de 2013, onde o nível das águas ultrapassou os 13 mts em 2011 e dos 11mts em 2013,causando muitos prejuízos e destruição. Via Wikipédia
Mas que diabos, onde fica Rio do Sul?
Então, nem eu sei, acreditem é difícil de explicar. Sempre explico usando Blumenau e Lages como referência. Levando em consideração que a cidade fica entre as duas.
Mas por outro lado.. Se você está em Curitiba, ou São Paulo, pode comemorar, tem ônibus direto!

Vamos falar de coisas boas. Cinco coisas para se fazer em Rio do Sul e como pensar em como tirar uma agulha do meio de um palheiro giga. A cidade é mediana, mas ainda tem carão de interior, o que acho que faz com que a qualidade de vida seja mais decente, mas vamos lá.
05- Parque Harry Hobus.
Parque Harry Hobus_02
O Parque é bem novo. Creio eu que não chega a dez anos, já fizeram várias melhorias nele, tais como as academias ao ar livre, melhoraram os bancos.
Quando foi construído o famoso elevado ~prefiro chamar de viaduto~ , foi aproveitada toda estrutura embaixo dele para fazer este lugar lindo de lazer.
Tem cachorro, solto, tem dono sem noção, criança, gente fazendo exercício, gente se divertindo, enfim, é um parque como qualquer outro.  Devo ter ido umas 3 vezes lá, me matem! Não sou grande fã de socializar, por isto evito. Mas sempre que algum amigo diz que quer me visitar inclui o local como passeio.
Parque Harry Hobus_01
04- Passeio dos 4 Cantos.
4 cantosO Projeto 4 Cantos foi uma iniciativa que nasceu em 2007, visando o turismo rural. Fazendo não apenas a população de Rio do Sul conhecer seus bairros rurais, mas também para os turistas terem mais uma opção de lazer excelente.
Você pode optar em passear no Bairro Albertina, Bairro Bela Aliança, Valada São Paulo e Itoupava e conhecer o que estes bairros tem de especial.
Geralmente os passeios duram ou um dia todo (no caso da Bela Aliança, você sai as 9 da manhã e volta as 3 da tarde) ou uma tarde. Oferecem visitação às propriedades, experiência de aprendizado do modo de produção artesanal dos produtos coloniais, o contato com a natureza, alimentação típica, serviço de monitores de turismo e transporte. Já fui duas vezes na Bela Aliança e devo dizer que é muito legal.
O Almoço típico alemão do Bar Germânico (na foto a cima) valem a pena!
Mas eu não sei dizer para vocês se os passeios ainda existem, quero dizer, ano passo ainda tinha!
03- Bater perna pela cidade.
ponte dos arcos
Se tem uma coisa boa de se fazer é bater pernas em cidades que a gente não conhece.
Como a cidade é pequena, acho legal levar as pessoas para andar a pé e ver como é o centro, como as coisas funcionam, lugares interessantes que tem bem pertinho, sem precisar fazer grandes programas.
Rio do Sul tem alguns cartões postais legais, como a Ponte dos Arcos.
A Catedral São João Batista, que fica bem no centro, aliás.
catedral são jão batista
A Igreja Luterana, que fica do ladinho da minha casa!
99017205Estes são apenas exemplos de lugares para visitar. Tem museu, Parque Universitário que tem um local bem bacana, também!

02- Gastronomia.
Se tem algo de se orgulhar na cidade é a Gastronomia. Uma mescla de cozinha alemã e Italiana que deixa qualquer um com vontade de visitar vários lugar só para comer,
Meu favorita é a Doce e Companhia. Uma confeitaria modesta, numa casa simples, mas digna de muito amor. Lá tem as melhores gostosuras da cidade, sim, eu acho!
Sem falar que o preço é amigo!

01- Visite a cidade no inverno.
rio do sul neve_01
Sempre achei que visitar a cidade no inverno é mais legal! As temperaturas caem bastante e se você levar sorte nem precisa subir muito a serra, pode ver uma geada mais grossa e talvez até neve, como aconteceu ano passado e a gente espera que este ano ela venha nos visitar novamente.
rio do sul neve_02Claro, se você visitar a cidade, pode ainda fazer pequenos passeios nas cidades ao redor.  Tem muita coisa bonita para ser vista por aqui!
ella e micha_06[8] top comentarista_05
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTube

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

8 comentários :

  1. Que lindo, na sua cidade nevou, que sorte! :')
    http://exceptionss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, ai quero conhecer agora :)))
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii Lana,
    adorei o post!
    confesso que a primeira vez que vi o nome da sua cidade, pensei que estava escrito errada, porque nunca tinha ouvido falar hahaha
    das 5 opções que você deu, amei a primeira! quero ir conhecer a cidade no inverno, porque com certeza é linda! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita cidade pequenininha ao redor e são bem pitorescas, Fundos Aurora por exemplo, é um lugar que super vale a pena visitar ♥

      Excluir
  4. você mora no paraiso quero muito ir ai no inverno um dos lugares que sonho em conhecer desde pequena <3

    ResponderExcluir
  5. Que linda a sua cidade, eu sou doida pra ver neve!
    Beijos

    ResponderExcluir