Crônicas&Desabafos: Cultura é caro! E qualidade e quantidade?

24 março 2014

Oi gente tudo bem?
Estou tentando trazer a coluna de textos do Blog pelo menos uma vez por mês. E quero ajuda de vocês, se puderem deixar assuntos para serem abordados vou agradecer.

Bom, noutro dia vi uma pessoa no twitter reclamando o seguinte: “Li apenas dois livros esta semana… Fraca demais.” E depois ai mais duas pessoas comentando o assunto.
Nós que somos blogueiros temos o costume de ler muitos livros, isto é normal, para gente que tem blog literário muito mais que um hobby, algo que é levado a sério e que nos ajuda a crescer.
Mas fico pensando:
Será que os preços ajudam para ler mais?
Seja bem: O Brasil ainda é um País que lê pouco. Isto não é novidade para ninguém. Aliás, costumo dizer que cultura no País é caro demais. E é para poucos.
Cinema é caro. Teatro é caro. Livros são caros. Shows nem vou comentar. E tal do vale cultura? R$ 50,00? Desculpa, mas acho piada. Aqui em Santa Catarina pouquíssimos lugares aderiram ao vale cultura e pelo que li em jornais vai demorar para engrenar por aqui. Mas resumindo, com ou sem vale, continua sendo caro.
Cultura_01

  Voltando aos livros, apesar da leitura ser incentivada no País – sim ela é incentivada, um exemplo? Crescimento de blog literários (não vou tocar no assunto do pessoal querer ganhar livro de graça, já é outro departamento). O produto ainda é caro, sendo assim o costume de ler não é tão comum, ou seja, a pessoa demora mesmo para ler o livro.
Tudo, é questão de costume. Quando você coloca algo em sua rotina sempre demora para se acostumar. Isso é normal, e o processo pode sim ser lento.
Você começa a ler um livro por mês, um livro a cada 15 dias, um por semana.
Até chegar ao ponto de ler dois em uma semana e achar ruim.
cultura_03
Quando a quantidade começa a ser mais importante que a qualidade?
Blogueiro, na maioria das vezes adora uma ostentação. É o clichê de sempre, são muitos egos querendo um espaço. Ou seja, ás vezes “reclamar” por ter lido pouco nem sempre é uma reclamação ruim – é o costume de ler.
Lógico que, existe leitores e leituras, leituras e leituras.
Existem pessoas que conseguem ler 50 livros e ter uma qualidade de leituras excelente, já outros, gostam é de aparecer.
Mas seria bem mais ler ler um livro por inteiro e ter a consciência que faz o seu melhor e vai passar a informação certa.
Prestar atenção no que se lê é fundamental. Já vi muito quote pela internet com nome de autor errado e nome de obra errado, o que é bem pior do que o nome do autor.
Por outro lado, ler poucos livros nem sempre é questão de qualidade, pode ser por falta de tempo, por falta do que ler, ou por preguiça mesmo.
Mas volto a dizer, qualidade e quantidade vai da cabeça de cada um. Tem pessoas que dão importância, já outros não.
No meu ponto de vista ler muitos livros não significa qualidade, lógico que, isto penso eu, em vista que nem leio muito mensalmente.
Porém, admiro muito quem  tem tempo e consegue ler bastante com qualidade.
E para fechar, ler pouco, ou ler muito preste atenção nas informações que você passa para seus leitores e que elas sim, tenham qualidade.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTube

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

7 comentários :

  1. Oi, Helena.

    Bom, nosso país ler muito pouco, mas os livros não bem caros como você mesma citou. Aqui tudo é caro, saúde, bela, cultura. Tudo bem que tirando alguns aspectos que vemos em outros aqui é bom de se viver, mas...ainda vivemos em guerra.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda tudo bem?
      Vamos lá. Livro É CARO SIM! O Brasil tem o preço mais caro de livros no Mundo você sabia disso?
      Mas a questão não é o preço dos livros o texto é cultura em geral que é caro mesmo. A gente paga muito imposto então isso acaba pesando muito em nosso bolso.

      Excluir
  2. este vale cultura é realmente uma piada. aqui onde moro também ninguém aceita, e como as empresas não se beneficiam em nada, ninguém quer...
    dois livros por semana é pouco? tem mês que leio isso e não acho ruim
    é aquela velha história: prefiro qualidade do que quantidade
    sigo uma blogueira que diz que consegue ler (dependendo a grossura do livro, claro) até um livro por dia!
    acho isso um absurdo, porque a pessoa acaba querendo ler o livro tão rápido, que não aproveita em nada
    também acho os livros aqui muito caro, mas fazer o que né... acredito que isso seja um fatos desiviso para quem pensa em começar a ter o costume de ler.

    ResponderExcluir
  3. Oie Helena =)

    Vamos falar bem a verdade, aqui no Brasil infelizmente tudo é muito caro =/
    Quando eu não trabalhava e não tinha dinheiro para comprar livros, eu pegava eles na biblioteca da minha escola ou na biblioteca publica da cidade. Comprei muito livro em sebo tb. Por isso acho que é mesmo uma questão de hábito de da pessoa gostar de ler mesmo.

    Eu leio no meu ritmo. Tem semana que leio dois livros, tem semana que não leio nenhum rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Acho um absurdo a falta de incentivo do governo para a cultura, principalmente para os livros. As bibliotecas que deveriam ter todos os lançamentos demoram até anos para chegar. Acho os livros caros sim e não tenho vergonha de pedir emprestado, comprar em sebos e por ai vai. Se não como vou matar a minha vontade de ler? Quanto a quantidade, não me importo com isso. Eu leio uma média de 15 livros por mês, mas tem livros que leio em um dia e livros que demoro uma semana. O importante é ler, não importa quantos.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. É por isso que o Brasil é do jeito que é, não há incentivo real, na verdade não há incentivo de nada. Shows? Se resumem apenas SP e RJ mas com preços nas alturas? Valorizar artistas que têm talentos? Jamais! Tudo é caro e os livros chegam a ser um absurdo se comparados aos que são vendidos la fora e olha que os de fora ainda são hardcover hein? Enfim.. e quanto à quantidade x qualidade é bem relativa como você disse. Existem pessoas que têm o hábito de ler muito rápido e produzem resenhas sensacionais, já outros leem apenas pra querer ganhar cortesias, para aparecer mesmo! Ou até mesmo ficarem se gabando, tipo: "EU leio mais do que você", bitch, please!
    ótimo post =)
    Blog - Instagram

    ResponderExcluir
  6. Oi, Helana!

    Não venho no blog há bastante tempo, mas senti saudades e coloquei o In The Sky na minha lista semanal. Sobre o assunto: não consigo ler rápido. As vezes fico mal por isso, mas é algo que já tentei mudar e não consigo. Levo uma semana para ler um livro de 300, 400 páginas e me chateio por isso. Talvez seja o peso que a blogosfera bota em cima do blogueiro. Como você disse, tem a questão da qualidade. Nessa mesma semana, leio o mesmo livro e marco com post-it, converso com meus amigos sobre ele e isso ameniza um pouco a leve tristeza da demora em lê-lo. Prefiro ler com qualidade do que comer 5 livros em 7 dias só pelo prestígio que possa me trazer.

    Beijão,
    Gabe
    http://sixdoe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir