Crônicas&Desabafos: Ler Para Quê?!?

09 março 2014


Oi gente tudo bem?
Esta postagem está em meus rascunhos tem dias. Tinha escrito ela para outro blog e acabou não sendo publicada não sei por qual motivo!
O texto é simples, curto e como sempre direto e...Bem muitos vão familiarizar-se com ele!
Mas cá estou com mais um texto para vocês!

O Dia Mundial é só mês que vem, mas escrever sobre leitura nunca é demais.
Outro dia um colega de longa data me perguntou “Meu Deus Laninha, ler pra que??”
Eu como uma leitura assídua fiquei incomoda com a pergunta. Afinal de contas, a pessoa em questão me conhece a uns bons dez anos e bem… Não tinha necessidade!
A leitura vem com o tempo, a verdade é esta. Algumas pessoas sortudas já nascem em uma casa onde os pais tem o lindo hábito da leitura. Já outros são influenciados por parentes, amigos, vizinho… E muitos começam a ler por necessidade e por grande influência da escola – que foi meu caso.
Eu sou disléxica (para saber mais) e a fonoaudióloga me incentivou desde pequena a ler e também tive grande influência na escola, ou seja, os livros são parte de minha vida desde muito pequena.
Porém comecei a ter uma paixão mesmo por eles aos 15 anos.
ler para que02

Ler é muito mais que um hábito.
Lembre-se, ler não trás apenas o conhecimento. Ler faz bem a saúde, estimula seus neurônios a trabalhar podendo até evitar perda de memória.
Muitos médicos recomendam livros para seus pacientes que estão com perda de memória.
De nada adianta você malhar seu corpo, tomar Whey todos os dias e esquecer de malhar seu cérebro. E para deixar seu cérebro jovem – você tem que ler!
ler para quê01
Se você diz que não tem tempo para leitura, ok eu entendo!
Ler é uma questão de hábito. Um hábito saudável que todos nós deveríamos ter. Reserve pelo menos 15 minutos do seu dia para começar a ler um livro. E deixe-se levar pelas aventuras e pelo conhecimento que esse amigo cheio de letras, palavras e páginas pode lhe trazer. 

Quer dicas para ficar o novo hábito?
- Escolha temas que te atraem. Se você gosta de filmes policiais, tente procurar livros do mesmo tema.
- Explore o que a literatura tem de melhor. Não é porque um livro foi ruim que outro será igual.
Lembre-se que cada pessoa tem um gosto. É simples!
- Comece por livros mais finos, com leitura mais fácil.
- O mais importante de tudo leia e goste do que você tem em suas mãos.
E tente ler pelo menos um livro por mês. Tenho certeza que você aí consegue!

Boas leituras a todos vocês!
ella e micha_06[8] top comentarista_05
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTube

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

3 comentários :

  1. Ler é algo que todas as pessoas acabam fazendo sem nem perceber. Se você vai fazer um exercício de matemática, precisa ler o enunciado, por exemplo. Tomar gosto pela leitura e querer literatura é outra coisa. Eu tomei gosto fácil por causa do livro A Ilha Perdida, daquela coleção Vaga-lume. Desde então, nunca parei. Harry Potter apareceu pra me firmar no mundo dos livros e depois que li Crepúsculo, bem... Não consegui mais parar.
    Ler é importante. Muito importante! Creio que todos deveriam ao menos tentar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post e não escondo que fiquei meio chocada com a pergunta da sua colega. No meu caso, comecei a gostar dos livros desde criança (uns 8, 9 anos), acho que influenciada pela escola. Na minha casa as pessoas não são grandes leitoras, raras vezes vi alguém lendo um livro. Mas eu sempre gostei tanto! E concordo com a importância para a memória e afins; é sempre importantíssimo exercitar o cérebro durante a vida, pena que pouca gente se lembra disso.

    Beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  3. meus pais sempre gostaram de ler, e quando eu era criança, tinha uma estante de livrinhos que todos que visitavam a minha casa sentiam inveja! hahaha
    acontece que quando cheguei na escola, e as professoras faziam a gente ler aqueles livros que eram obrigatórios, acabei pegando uma certa birra com leitura.
    quando eu tinha 15 anos, eu e minha família fomos assaltados em casa. passamos todos por um trauma tremendo, e quando comecei a me consultar com uma psicóloga, ela me indicou alguns livros para eu ler e tentar superar este problema. o livro se chamava Crepúsculo, e naquela época, nem era famoso ainda hahaha
    depois desta época que eu voltei a tomar gosto pela leitura e hoje estou aqui, com livros sendo meu passa tempo preferido!
    uma coisa que eu acho engraçado é que, quando eu era pequena, eu bati a cabeça, e eu tenho um certo problema de memória. eu faço consultar regularmente e o médico também me indicou a leitura para tentar melhorar isso, mas confesso que não sinto que faz grande diferença :S
    se alguém diz que não tem tempo para leitura, eu não entendo. veja bem: eu trabalho de segunda a sábado, tenho que cumprir horário, estudo a noite e ainda faço curso aos sábado durante a tarde toda, tenho namorado, e vida social mais ou menos ativa (hahaha) como que eu consigo manter uma média de 3-5 livros ao mês?
    ler é uma questão de hábito sim, e eu sempre reservo uma parte do meu dia para ler. normalmente leio depois do almoço, quando estou voltando da faculdade, no ônibus, e antes de dormir (pq tenho insônia e ler antes de dormir me ajuda bastante!)
    adorei as dicas, e eu sempre tento usar umas dessas para convencer as pessoas próximas a mim começarem a ler hehe

    ResponderExcluir