Crônicas&Desabafos: Quando a Parceria não Funciona?

26 julho 2014

crônicas e desabafosHellou gente tudo bem?
Faz tempo que não escrevia nenhum texto no blog né gente?
Pois bem deixei a preguiça de lado hoje!

Toda vez que saí uma nova lista de parceiros de Editoras, tem aquela multidão de pessoas que acham ruim, aqueles que não estão nem aí, aqueles que passam e ficam felizes e aqueles que só reclamam. E também tem um seleto grupo que adora falar que a parceria não é boa. Já escutei muitos blogueiros, inclusive eu, já reclamei de algumas editoras que não respondem a gente… Normal – tem parcerias que funcionam para você e não funcionam para minha pessoa! Acontece.
crnicas


Vejo com muita frequência as pessoas reclamando de falta de diálogo, que fulano não responde, que ciclano é puxa-saco!
Simplicidade na vida da pessoa é tudo! Não está funcionando para você? Não está bom? Cancela. Não precisa xinga, nem ser grosso.
Ao longo de todos os anos que tenho parceria com Editoras, já cancelei 4. E por motivos diversos:
- Falta de diálogo (a mais frequente de todas, como não sou puxa-saco de ninguém, percebo que tem Editora que não tem um responsável que trate os parceiros todos iguais).
- Não enviam material.
- Falta de conteúdo para o Blog.
- Por eu não me adaptar com as regras postas pela Editora.
Geralmente quando a gente faz o blog, acaba que querendo ter parceria com todas as Editoras que existem no País e percebo que o erro está bem ai.

”Vou ganhar um livro por mês e um monte de marcadores”

crônicas ISTO acaba falando bem mais alto do que o público alvo do seu Blog e o do seu gosto literário.
Acho legal sempre olhar o catálogo! Sempre!
Me expliquem porque se inscrever em parceria com Editora se no catálogo existem lá dois, ou três livros que você gostaria de ter?
O Status nem sempre é uma boa opção.
Dai, pode acontecer que você não queira mais ser parceiro deles e começa “a levar com a barriga”. Não é uma parceria que se quer e acaba tirando vaga de outra pessoa.
Procure sempre optar por Editoras que tenham o catálogo que é sua cara, livros que você gosta, que seja do público alvo do seu blog! cronicas_01Quem acompanham o blog a muito tempo (quem lembra do texto das caixas amassadas?), sabe que pra mim qualidade sempre vai estar acima de quantidade.
E acreditem, eu mesma já saí me inscrevendo em tudo e qualquer Editora, hoje em dia não faço mais isso e sempre procuro o que é melhor para o Blog!
Ao invés de sair metralhando Editora, ou responsável em que questão, sempre resolva pessoalmente. Colocar uma briga em rede social é muito feio.
E se não resolveu o problema… Cancele e vá ser feliz

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

12 comentários :

  1. Amei seu texto. Minha primeira vez no blog literário, em 2012, eu era bem dessas, me inscrevia em tudo. E aconteceu o seguinte: cansei, tava lendo só o que não gostava, ler virou uma obrigação e cancelei todinhas! Hoje não tenho nenhuma, vou pensar bem antes de me inscrever em alguma!

    Beijos, até mais!
    Nati
    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tá certa.
      Eu sou assim se não está me agradando, cancelo e ponto. óbvio que converso antes, mas se não rola um acordo, é só cancelar.

      Excluir
  2. ADOREI seu post. Realmente tem algumas parcerias que não funcionam... Às vezes não recebo resposta, e fico me perguntando se estou mendigando livro? Porque honestamente, não preciso disso. Mas como você disse. Nada de levar para as redes sociais e armar barraco. Sempre resolvo por e-mail e deu.
    Eu sou bem eclética nas leituras, então não tenho um público alvo certo, sabe? Adoro policiais, juvenis, espíritas, distopias, e por aí vai. Não é que eu queria abraçar tudo, mas realmente curto vários estilos de leitura. Então acho que é normal achar em várias editoras livros que eu quero, mas se for aquelas de "3 livros", nem tento mesmo. rsrs
    Beijos
    www.apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou dessas que resolve por e-mail.
      Reclamo em rede social só quando tô muito irritada com alguma coisa. Mas é raro acontecer.

      Excluir
  3. Ótimo post, e ótimo texto.
    Está de parabéns, você escreve muito bem. É a minha primeira vez no blog, e eu me interessei bastante pelo conteúdo que você posta.
    Seguindo, rs'
    http://alguem-escreveu-coisas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Meu gosto literário é muito seleto e muito voltado para clássicos, e os assuntos tratados no meu blog são muito pessoais e \ ou especificos, então eu acho que nunca faria parceria com uma editora. Mas nada contra quem faça. Além disso, ainda concordo com você: se não tá bom, cancela. Sem trata, sem paranoia. E ainda por cima, manter parceria só pelos prêmios, sem visar os objetivos do blog, é uma clara pista de que não vai dar certo mesmo. Curti o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, concordo com você
      Tem muita gente que mantém blog só por causa dessas ganhos! Não tem como dar certo.

      Excluir
  5. Oi Helana, tudo bom?
    Gostei bastante da proposta do seu post. Acho que quando começamos é difícil não se inscrever em todas as parcerias, mas depois vamos nos acostumando com o perfil de apenas algumas. Acredito que todos deveriam optar por editoras que combinem com seu perfil de leitura.
    beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também acho que temos que optar por aquilo que a gente gosta mais.

      Excluir
  6. essa coisa de parceria é engraçado mesmo. vejo blogs que tem parceria com milhares de lojas/editoras e tal, só que só postam sobre a empresa quando fazem parceria, depois não se vê mais.
    acho que as pessoas pensam que é bonito ter a lista com trocentas lojas/editoras parceiras aparecendo ali no lado... triste isso, mas cada um faz o que acha melhor né...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você mantém uma parceria, tem que manter post sobre elas regularmente. Não toda semana.. por que irrita, mas regularmente sim!
      Tem gente que é muito sem noção com isso

      Excluir