Crônicas&Desabafos: A Arte de Abandonar uma leitura!

26 setembro 2014

crônicas e desabafosOi gente tudo bem?
Estou querendo escrever sobre abandonos literários a um certo tempo, mas sempre tinha algo diferente, ou melhor para postar, então fui deixando.
Acredito que hoje é um bom momento para falar de livros que a gente acaba desistindo no meio do caminho!
cronicas
Ultimamente tudo que tenho lido, parece que não passa da página 100! Sim, acreditem, acho que ando fatigada de tanta coisa que acaba refletindo até nas leituras! Demorei uma semana para achar o livro ideal e ler no momento,e pasmen, o livro é enorme e bem divertido até o momento!
Mas vamos compartilhar experiências?Que tal?

O que te faz abandonar um livro?

Sou uma pessoa muito simples e prática quando o assunto é abandonar uma leitura! Se eu não tô curtindo, passo para outro, simples, indolor e me deixa feliz! Pra quê remoer o pequeno ódio pela história se posso aproveitar tantos outros livros de minha estante?
Tudo bem, existe alguns livros que por mais que a história não esteja desenvolvendo, a narrativa não interessante, a gente acaba concluindo a leitura – por querer ler muito o livro, por ter algum personagem interessante, por que algo na história despertou curiosidade.
Toda regra tem sua exceção e isso não se questiona.
Porém, não adianta, todo mundo (ou quase!) já abandonaram um livro uma vez na vida!


crônicas_03Mas vamos dos meus abandonos.
Já abandonei tantas leituras que até perdi a conta… Sim, é verdade, o geral, são por alguns meses, depois sempre leio novamente com outra perspectiva e acabo gostando do que leio.
Um exemplo: Por um Momento Apenas, livro de Bella Andre.
O que me faz passar para outra leitura é quando a história não me prende. Gosto de ler livros que já nas primeira páginas algo me chame atenção, seja narrativa, seja algum problema do protagonista,mas tem que me prender. Se isso não acontece pelo menos nos 3 primeiros capítulos eu perco a concentração na leitura, começo a folhear páginas, vejo se demora muito para o próximo capítulo e quando percebo estou fechando o livro e escolhendo outra leitura.
Não adianta! Comigo é assim mesmo. Vejo muitos leitores, blogueiros que não gostam de falar que abandonam leituras. E me pergunto o tempo todo, por que?
crônicas_01
Abandonar uma leitura não significa que você simplesmente está deixando o livro de lado para sempre, existem leituras que necessitam de momentos diferentes para a gente ler. Ou seja, quando um livro não agradar você, não tenha vergonha de fecha-ló e partir para outra. Só não esqueça de dar uma segunda chance para ele, afinal de contas, merece!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

6 comentários :

  1. Olha, eu reluto muito para abandonar um livro, muito mesmo! Não sei, acho que eu fico com aquela esperança de ainda conseguir extrair algo bom da leitura hahaha. Mas tem horas que não dá, quando percebo que não vai mesmo, aí abandono. Alguns abandonei para a vida inteira (caso de Trocada); outros apenas porque peguei o livro no momento errado e ainda pretendo retomar a leitura (caso de O Fantasma da Ópera e de Água-Viva).

    Beijoooo, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe eu sou meio "fria" se é para abandonar, se eu não abandonar acabo que nem entendo mais o livro, então é melhor assim

      Excluir
  2. eu acho que o livro sempre vai ter algo de bom e vou lutando com a história, mas o importante é se permitir a novas oportunidades
    momento choquei: não gostou do livro da Bella? amo os livros dela, mas gostos e momentos dão diferentes
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de Bella, deppis que li a segunda vez, dai foi pra frente hehehehe

      Excluir
  3. Oi, Helana! Não costumo abandonar leituras. Sempre que não estou gostando de alguma história eu fico repetindo pra mim mesmo: A história vai melhorar. E daí não largo o livro, às vezes realmente melhora. Às vezes não! haha

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. concordo com você no quesito de que "existem leituras que necessitam de momentos diferentes para a gente ler". já abandonei vários livros sim, mas tenho dó e sempre volto depois para tentar terminá-lo. acho que as vezes só estamos lendo no momento errado, porque eu já tive várias dessas experiências, e quando tento lê-lo pela segunda vez, quase em todas as vezes consigo terminar o livro! õ/
    engraçado ver seu post neste momento. estou meio que de saco cheio sabe. na verdade acho que é aquela tal da ressaca literária, porque olha, este mês só consegui ler um livro completo, porque tudo o que eu pegava para ler, nada me agradava =/

    ResponderExcluir