Resenha: Eleanor&Park,Rainbow Rowell

14 novembro 2014

Resenha de LivroOi gente tudo bem?
Trouxe para vocês uma resenha bem complicada de escrever. Terminei este livro no começo da semana e fiquei ensaiando, ensaiando, para escrever algo plausível para meus leitores. E vou dizer… Que livro difícil.. Ultimamente li livros complicados para resenhar.
Acredito que tudo que for escrito sobre o livro hoje, não vai representar nem 30% do que ele realmente é.
Mas vamos ao desafio…
eleanor e park_05

Eleanor&Park - Rainbow Rowell.

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.
Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542801255
Ano: 2014
Páginas: 328
Tradutor: Caio Pereira


eleanor e park_03
Um livro com um poucos mais de 320 páginas. Uma capa digna de fofura, com dois jovens dividindo fones de ouvido e uma história leve e romântica, é isso que posso descrever de Eleanor e Park.
É narrado em terceira pessoa, ora com o ponto de vista de Eleanor, ora do ponto de vista de Park.
Park é um garoto um pouco popular, tem amigos loucos, boa família, não precisa de preocupar com dinheiro, pode ter tudo que tem, gosta de rock e gibis.
Eleanor é uma menina de cabelos cacheados ruivos, nova na escola. Tem uma vida difícil, dividi um quarto minúsculo com seus 3 irmãos. E uma casa apertada com o padrasto que a odeia e sua mãe problemática.
Eleanor e Park se conhecem no ônibus da Escola, quando ela começa a sentar ao seu lado por falta de lugar e eles aos poucos vão percebendo que têm muitas coisas incomum, gostam de gibis, de boa música e que precisam um do outro.
Naturalmente e com grande inocência nasce o primeiro amor deles e grandes descobertas.
eleanor e park_02
É muito difícil você ler um livro que mexe tanto consigo. Quando terminei de ler, fiquei dias tentando colocar em uma resenha descente as minhas impressões e a única coisa que posso dizer é que quanto mais falo menos explico.

Eleanor e Park tem uma sensibilidade que existem em poucos livros.  A história do primeiro amor, as descobertas, a timidez de Eleanor, os sentimentos vividos por Park, tudo isso se mescla de uma forma singela e única. Na qual, Rainbow soube passar para o papel com uma sutileza muito grande. Digo isso, porque gosto de livros que mexem comigo de uma forma única (como por exemplo os livros de Zafón, simplesmente me deixam embriagada).
A narrativa de tão simples torna-se quase poesia contando a história dos adolescentes. E para deixar toda a história melhor, autora, usou um plano de fundo dramático na vida de Eleanor que deixa até os menos sensível com um aperto grande no coração.
eleanor e park_01Ah sim, não posso deixar de falar que é um livro tocante – ah sim, tô falando isso desde o começo. Mas não custa repetir.
Rainbow abusou de falas inteligentes, cheias de sentimentos, mistério.
O amor que cresce entre o casal é tão puro e inocente que a gente queria que coisas assim acontecesse conosco o tempo todo. Acredito que autora resgatou no meio de tantas qualidade, uma que me chamou muita atenção – a falta de inocência nas pessoas hoje em dia. E o casalzinho fofo do livro está cheio delas, não pelo fato deles estarem descobrindo o amor e sim pelo fato deles aproveitaram o tempo e a oportunidade juntos.

Espero que se você aí ler, goste desse livro tanto quanto eu ♥ E me avise quando leu!

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

8 comentários :

  1. Realmente Eleanor & Park é um livro difícil de resenhar, mas em compensação, é muito bom!

    Adorei a resenha e ainda mais as fotos. <3

    Beijos.

    Rafaela( http://primaveraliteraria0.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  2. Já li esse livro e concordo com você, é bem difícil resenhá-lo. A história é maravilhosa, se tornou uma das minhas obras favoritas. A Rainbow soube desenvolver um enredo simples, lindo, triste, inocente e real. Além disso, fez algo que ganhou vários pontos comigo: dividiu a narração entre a Eleanor e o Park. Impossível não se emocionar e não se apaixonar por essa leitura. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, super difícil, ensaiei um tempão antes de resenhar ele. Foi complicadíssimo.

      Excluir
  3. AAAAAAAAAAAHHHHH Lana,
    confesso que se eu não tivesse encomendado este livro ontem, teria comprado agora depois de ler sua resenha.
    que fofuuuura!!!!
    já estava mega curiosa para ler o livro logo, agora vou morrer de ansiedade até ele chegar aqui! *-*
    a capa é uma fofura mesmo né, impossível não ficar com vontade de ler ele só de olhar para ela hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEIA! Tua vai amar a história, é fofo, lindo, triste.. O casal é apaixonante.. Uma coisa única.

      Excluir
  4. Nossa estou doida pra ler esse livro e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa pra conferi essa história super emocionante.

    ResponderExcluir