Resenha: Como Dizer Adeus em Robô, Natalie Standiford

06 agosto 2015

Resenha de LivroOi amores tudo bem?
Fiquei um tempão para ler o livro Como Dizer Adeus em Robô, fiquei com medo de me deparar com um livro triste demais e isso me incomoda. Mas superou minhas expectativas. É um livro muito inteligente, um livro muito bonito e também muito triste.
Mas não me fez chorar. Para um livro me fazer chorar ele tem que me cativar muito, o que não foi o caso dele. Mas de qualquer forma uma bela história.
Vamos lá?
como dizer adeus em robo02

Como Dizer Adeus em Robô Natalie Standiford

Com um toque melancólico, o livro conta a singular ligação entre Bea e Jonah. Eles ajudam um ao outro. E magoam um ao outro. Se rejeitam e se aproximam. Não é romance, exatamente mas é definitivamente amor. E significa mais para eles do que qualquer um dos dois consegue compreender... Uma amizade que vem de conversas comprometidas com a verdade, segredos partilhados, jogadas ousadas e telefonemas furtivos para o mesmo programa noturno de rádio, fértil em teorias de conspiração. Para todos que algum dia entraram no maravilhoso, traiçoeiro, ardente e significativo mundo de uma amizade verdadeira, do amor visceral, Como dizer adeus em robô vai ressoar profunda e duradouramente.
Edição: 1
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501091024
Ano: 2013
Páginas: 344
Tradutor: Fabiana Colasanti


como dizer adeus em robo06A Editora Record, sempre tem uns livros legais, já li alguns que curti bastante. Como Dizer Adeus em Robô, tem uma diagramação bem legal, com algumas folhas em rosa, algumas escritas também na cor, deixam o livro mais alegre.
A capas dele trás um telefone que aos poucos o leitor vai entendendo o motivo dele ali.  É um livro com338 páginas dividas em 28 capítulos e para minha alegrias são curtinhos.
Bea vai se formar no colégio, é uma garota um tanto quanto peculiar. Por causa do serviço do seu pai, sua família se muda com certa frequência. A mãe de Bea é uma pessoa bem neurótica. Nem mesmo Bea sabe exatamente o que se passa na cabeça dela. E seu pai é um homem  pouco presente.
Quando ela finalmente vai a escola conhece Jonah, um rapaz da sua idade cheio de problemas na família. Boas conversas, o clube de fotografia, um programa de rádio noturno aos poucos vão aproximando os dois. Apesar de todos os problemas de Jonah e de Bea ser uma menina fechada, o relacionamento deles é cheio de momentos incriveis.
como dizer adeus em robo05Como Dizer Adeus em Robô é um livro muito melancólico, como a sinopse já diz. Bea não tem nada de especial. Não sofre bullying, não é problemática e nem cheia de neuroses. Esta parte de personagem complicado fica com Jonah que acaba ganhando a cena em vários momentos do livro.
Ela faz algumas amizades, alguns colegas tentam leva-la a festinhas, grupos populares, conversas banais. Mas ela não se interessa por esse tipo de coisa. Ela gosta de boas conversas, gente que trás algo para vida dela, e Jonah acaba chamando sua atenção.

O relacionamento deles é muito franco. São amigos, apaixonados, e sem´re escutam um programa de rádio noturno onde pessoas que assim como eles participam, e aquelas pessoas acabam sendo amigos deles também. Devo dizer para vocês que os diálogos do programa são meus preferidos.
É um livro triste. Muito. Autora quis mostrar a parte humana e melancólica das pessoas, onde fazer o certo e o errado é comum e que todo mundo pira ás vezes e que final feliz nem sempre pode ser o que a gente espera.
Fiquei bem apaixonada pelo final dele, as atitudes dos personagens também me cativaram. Me arrependi de não ter lido antes, ainda bem que o livro estava a minha espera. Valeu a pena!
como dizer adeus em robo03
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

8 comentários :

  1. Oi, meu bem

    Eu já tenho esse livro vai fazer um ano, ganhei ano passado na bienal de sp. Preciso criar vergonha na cara pra ler hahahahah, pois já me falaram super bem dele. Vou colocar na minha meta para esse ano ainda #oremos.

    bjisss

    @JairaLine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tu vai gostar, ele é meio triste, mas curti bastante

      Excluir
  2. Oie Helena =)

    Apesar das várias resenhas positivas que li desse livro, confesso que ele nunca me chamou a atenção. Não sei, mas premissa dele me deixa um tanto receosa que seja o tipo de livro muito "deprê".

    Quem sabe mais para frente eu acabe dando uma chance para ele.
    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeee
      Eu te entendo viu! Sou assim com premissa também, se me deixa muito deprê nem leio. Mas acabei gostando desse é um livro bem bonitinho

      Excluir
  3. Oi Helana!
    Eu tento evitar livros tristes... Mas estou super curiosa com esse livro! Parece ser uma boa leitura, mas pelo jeito é melhor ler com lenços do lado!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora.
      Eu não sou dessas que chora em leitura. Então não sei se tu iria chorar mesmo nele ou não :(

      Excluir
  4. Oi, Helana!
    Nossa, nunca tinha ouvido falar desse livro. Achei a ideia ótima, mesmo sendo melancólico. Lá vou eu adicioná-lo a minha lista (infinita) de "Quero Ler" haha

    Brenda S. | Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  5. sabe, eu não dava muita coisa para este livro... já tinha lido muitas resenhas mas nunca fiquei curiosa para comprar, até que achei ele em uma feira por 5 reais hehe
    li logo que comprei ele e também me arrependi de não ter lido antes :P
    a trama é ótima, impossível não se envolver *-*

    ResponderExcluir