Top5: Cinco coisas legais para um Blog Literário.

23 novembro 2015

Oi amores tudo bem?
Queria gravar um vídeo sobre este assunto, acho que ficaria mais divertido. Por causa do pouco tempo, não achei legal fazer nada corrido. Mas prometo que durante a semana vou fazer um vídeo sobre o assunto. Tô devendo vídeo para vocês.
Blogues literários crescem muito em pouco tempo. A facilidade que temos em comprar livros, as Editoras que apoiam os blogs ajudam para o crescimento deles.
Mas existe uma ferramenta importante para deixar o Blog ainda melhor. A pessoa que escreve ele. Que organiza, que cuida! Sem criatividade e força de vontade, não existe blog que que vai para frente.
Então eu selecionei cinco coisas que gosto nos blogues literários! E quem sabe ajudar ai, alguém que anda com bloqueio de criatividade.

01- Textos Criativos.


textos criativosSe tem algo que tem que ficar no topo da lista é o conteúdo. Não acho legal um blog limitar-se em resenha – lançamentos – resenha – resenha. Cansa.
Agora se você não tem tempo de criar um conteúdo mais expansivo para seu blog, leia os e-mails informativos com novidades, e tente fazer um post de lançamento com mais conteúdo. Tenho visto muitos blogs que escrevem um breve parágrafo do que esperam de algum livro.
Eu tenho feito isso também { vejam aqui http://bit.ly/NovidadesDaEditoraPandorga }. Isso enriquece um simples post de lançamento ♥

02- Vídeos.

vídeos
Não sou a maior fã de vlogueiros e tão pouco de vídeos no geral. Eu mesma tento não entrar muito nesse universo, mas como blogueira que quer crescer, acredito que adaptar-se é fundamental.
Vídeos com um conteúdo diferente,onde sua opinião é melhor explorada, tem feito bastante sucesso, isso não é novidade. E acredito que trazer isso para o universo literário é fundamental. Adaptar uma tag, falar de um assunto pouco explorado por você, também é uma boa.
Mas cuidem com vídeo de receitas culinárias, não acredito que isso combine muito com blog literário.


03- Resenhas.


resenhasEscrever uma resenha, nem sempre é fácil. Até para quem tem anos de blog, várias resenhas publicadas, é uma tarefa difícil. Cada livro lido é uma experiência diferente.
Leio resenhas excelentes. Onde a pessoa sabe explorar sua opinião. Mas leio também muitos resumos da obra, o que é bem cansativo.
Se você quer melhorar sua resenha, vou deixar o link de três que escrevem muito bem:
01- http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/
02- http://laoliphant.com.br/
03- http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

04- Dicas de livros.


dicas de livrosE não é apenas com resenha que você, blogueiro, recomenda um livro! Não mesmo.
Diversificando seus posts acontece isso também. #FicaDica

05- Ame o que faz!


ame o que fazUm mundo de dicas nunca serão válidas se você não gosta do que faz.
Blogueiro literário acima de tudo é carinho pelo blog e gostar muito de livros. De nada adianta fazer um blog apenas para conseguir parcerias. Já diz um velho ditado, tudo que se faz com amor, rende bons frutos! Que fique o recado.
Simplicidade sempre mostra que tudo vale a pena!
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

39 comentários :

  1. Olá!

    Gostei muito desse post! Acho que, pra sair mesmo da zona de blogagem literária, é bom falar de filmes e de música também, assim como faço. Não precisa ser sempre, mas por que não dedicar uma sexta para falar de filmes, outra para falar de música e outra para dar sua opinião sobre um tema aleatório porém relevante? Claro, é só um exemplo, mas é válido para expandir mais ainda seu blog.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii, amei esse post, eu estou apenas no começo e tenho bastante ideias, mas por enquanto não estou conseguindo colocar em prática :( espero que de certo e que eu consiga <3
    Beijos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Ótimas dicas, eu amo meu blog e faço tudo com carinho e amor! Acho que esse é o maior segredo.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Amei seu post! Ter blog literário é mesmo um amor! <3 Segui o seu blog, poderia me seguir também? ^^
    www.coiisadeana.blogspot.com :)

    ResponderExcluir
  5. eu adoro vir coletar dicas! acho super válido estar em constante transformação, fazendo do blog uma extensão de nós mesmos

    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu amei esse top 5. Ah dei uma visitinha em todos os blogs recomendados. Gostei bastante do conteúdo deles. Achei o seu blog fofo e acho que já lhe disse, mas já sigo. haha

    Abraços,

    Blog:http://ossegredosdoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiie, tudo bem?

    Adorei as suas dicas, e devemos cuidar do nosso blog e dos nosso leitores com muito amor. Sempre tive vontade de fazer vídeos para postar, mas acho que não sou boa nisso. Também acho que não se pode limitar a só resenha, outras coisas também fazem parte (claro levando em consideração o estilo do blog).

    Parabéns

    ♡ Amantes da Leitura


    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Amei as dicas, vou absorver todas elas. E falando em blog literário, o seu é uma graça, tem todas as qualidades possíveis, parabéns!

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Quero muito começar a fazer videos, vamos ver se ano que vem tudo dá certo.
    Adorei os posts e as dicas.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
  10. Bem bacana seu post! E acrescentaria só um apêndice "cuidado com erros gramaticais". Se a pessoa se dispôs a fazer um blog literário, erro gramatical é bem feio. Eu saio na hora e não volto mais. Claro que erros pontuais acontecem com qualquer um. Aqui me refiro a erros frequentes.
    Acho que a diversificação é uma delícia mesmo! Delícia de ler e delícia de fazer post assim! Eu adoro!! :D

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    Adorei o post... e confesso... é dificil fujir da chuva de resenhas rsrs. No meu fui inserindo outros assuntos mas tomando o cuidado de ficar com um pé no mundo literario.

    Jessica
    Coracao Leitor

    ResponderExcluir
  12. Super bacana, concordo com tudo o que escreveu, também acho que não dá para limitar a mesmice e só acrescentaria que os blogs poderiam primar por diversidade de livros, não ficar apenas num nicho literário...

    ResponderExcluir
  13. Oi, Helana. Adorei a iniciativa da publicação. Com certeza vai ajudar muita gente.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Helana!

    Como alguém que acabou de começar um blog, adorei suas dicas! E fico super com medo disso que você disse sobre a diferença entre uma boa resenha e os resumos da obra. Fico super com medo de me perder. Espero que conforme eu vá escrevendo eu consiga melhorar a qualidade dos textos. Obrigada pelas dicas!

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com

    ResponderExcluir
  15. Oie tudo bem?
    Você disse tudo! O maior segredo é, sem dúvidas, amar muito o blog e escrever muito bem; diferenciando os posts sempre, pra não ficar na mesmice né? Adorei as dicas, eu mesma, tento cumprir todas.
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Ótimas dicas!
    Conheço dois dos três blogs que você indicou para resenhas e concordo com você, as resenhas são ótimas.
    Todas as dicas são ótimas, mas a última para mim é essencial. Amar o que se faz.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  17. Primeiro me senti muito feliz de você ter citado meu blog como um que escreve bem, você deve imaginar o quanto isso me deixou feliz kkk <3
    Segundo concordo muito com a ideia do seu post, é realmente chato entrar em blogs literários e ter milhões de resenhas, de lançamentos e ver que é só isso que tem por lá, eu não gosto de entrar num blog e ver apenas isso e tento ao máximo não deixar o meu se limitar apenas a isso também.

    ResponderExcluir
  18. Òtimas dicas pra quem está começando, nesse mundo literário.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. nossa, tem uns blogs que o que mais tem é post sobre lançamentos, né? isso fica cansativo... acho legal as blogueiras que escrevem o que esperam do livro...
    tem um blog que vi esses dias, mas acabei não anotando o nome, que faz receitas culinárias tiradas de livros... achei a ideia muuuuito legal! hahaha
    quanto a ultima dica, nem precisa comentar né... hahaha

    ResponderExcluir
  20. Super dicas! Concordo com o que você falou. Para mim, o blog literário é uma extensão da vida do leitora, que eu tenho a mais de 5 anos. Tem mais a ver com uma necessidade escrever do que de ser visto, de ter destaque na internet.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Que bacana este post! Adorei. Acho essencial essa diversidade no blog literário. Outros temas dentro do nicho do blog. Conheço muitos blogs que fazem esta ponte e dá muito certo.

    Dicas valiosas!
    Abraço!

    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Helana, tudo bem? Acho bacana esses posts com dicas. Mesmo com quase 4 anos de blog ainda tenho minhas dúvidas de como sempre trazer conteúdo novo para o blog.
    Vídeos é uma coisa que tenho dificuldade, confesso, por ser muito tímida acabo não conseguindo fazer. Eu sempre tento melhorar minhas resenhas e minha escrita, além do fato de tentar colocar a minha opinião de uma forma que o leitor goste.Também tenho dica de livros no blog, acho algo bem diferente e legal.
    Você está certa, o importante é fazer com amor. Quando a gente se dedica e faz com carinho e amor tudo vale a pena. Não é fácil manter um blog, mas essa paixão não tem precedentes e fazemos pelo amor aos livros.

    Beijos
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  23. Oii
    Adorei o post! Concordo com você em todos os pontos!
    Agora estou indo para a fase de fazer vídeos. To tentando, uma hora sai!
    Bju
    www.lelendolido.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Helana, adorei o seu post e concordo contigo, para ter um blog literário o que mais precisa é de textos criativos, resenhas e muito mais, com certeza o que leva um blog para frente é a sua criatividade!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi Tudo bem?
    Adorei suas dicas, acredito que tudo deve ser feito com amor e dedicação. Só assim as coisas terão sucesso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Sabe por que gostei do seu post, por que é o que tenho buscado para meu Blog, mesmo com a vida corrida!!
    Confesso também que não sou fã de vlogueiros, apesar de também querer gravar um vídeo algum dia, mas meu forte é escrever mesmo!

    Parabéns pelo Blog e pelo post.

    Beijos

    devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Helana.
    Esse seu post é um exemplo de texto criativo.
    Adorei a iniciativa e concordo com você em muitos aspectos
    Eu colocaria em primeiro lugar amor, acho que com amor o resto acaba fluindo.
    Assim como você tenho visto blogs que somente divulgam os livros com uma resenha sem nem ao menos se darem o trabalho de comentar algo. É meio triste e parece preguiçoso.
    Sobre os vídeos estou pensando em fazer algo, mas ainda não tive coragem ( câmera boa e local adequado hahaha)
    Amei as dicas.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  28. Dessas dicas a única que eu não faço são os vídeos. Não tenho muita coragem kkk
    As outras eu procuro sempre estar fazendo. Colocou colaboradores paras músicas, textos e ai o trabalho fica dividido, né?
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  29. Oiii!!

    Realmente um vídeo ficaria sensacional! Eu particularmente não sou fã de vlogs literários. Eu gosto mais de opiniões sobre temas diversos. Eu acabo achando que sempre solta um spoiler nas resenhas.
    Geeente, temos muito em comum!! Adorei sério. Concordo com tudo e acho que estamos sempre aprendendo a melhorar ;)
    Adorei mesmo. Parabéns!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi Helana, tudo bem!?
    Adorei as dicas... Gosto muito de fazer posts de TAGS e de blogagem coletiva. Apesar de que, esse tipo de post anda meio sumido do blog por causa das parcerias que estão com leituras bem atrasadas!! Mas, espero voltar com esses posts no mês que vem!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  31. São ótimas dicas! E a maioria aí se encaixa para qualquer blog, não só literário! ;)

    ResponderExcluir
  32. Oi Helana!
    Muito bacana seu post, dicas muito boas.
    As vezes bate quele bloqueio e não se sabe o que fazer ou escrever. Eu adoro videos, mas não consigo gravar, queria pelo menos uma vez no mês poder postar um videio, quem sabe no próximo ano? Resenhas são difíceis de escrever, ainda mais quando o livro é maravilhoso e mexe com você e você não sabe como expressar tal sentimento. Enfim, o post ficou ótimo e possui boas dicas, dicas essas que estarei usando para ajudar a melhorar o meu cantinho rs'

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Helana, concordo com você que conteúdo deve estar em primeiro lugar, mas acho que colocaria ame o que faça em segundo porque não tem muito sentido você fazer o resto se não for por amor.
    Por obrigação fica mal feito ou até chato.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  34. Ótimas dicas! Eu tenho menos resenhas do que gostaria, porque todos os dias há novidades literárias para serem compartilhadas e as coloco como prioridade para favorecer a literatura nacional no tempo em que eventos, lançamentos, promoções… acontecem. :) Acho que você foi muito feliz ao selecionar o que recomendar. Vejo muitas pessoas fazerem posts com tanta simplicidade que seus blogs não parecem ter aquela originalidade.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Olá suas dicas são realmente bem bacanas!!! Tenho me empenhar ao máximo ao blog pra manter um conteúdo criativo e bem escrito, mas sou o cumulo de timida para videos, talvez desse certo, mas para isso teria que vencer a vergonha!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  36. Oi Helana!
    Muito legal seu post e concordo com você na questão da criatividade, ser blogueiro é se desdobrar em novos assuntos para alimentar o blog, rsrs.
    Bjs!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  37. Oiee
    Simplesmente adorei tudo o que disse e concordo com você em gênero, número e grau. O mesmo de sempre não ajuda as pessoas assim como fazer algo por obrigação tira todo o encanto do blog.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  38. Que post legal, gostei mto!
    Comecei nesse mundo literarios a pouco tempo e gostei das suas dicas!
    Acho que o mais importante é amar oq se faz, pq assim se vai longe e feliz.
    Realmente oq faz a diferença é o conteudo, estou animada por 2016. Espero que seja um ano com mtas vitorias e novos projetos para os blogs.
    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  39. Oi, tudo bem?
    Gostei bastante das dicas, mas com o tempo corrido nem sempre conseguimos trazer coisas novas para nosso leitores, né? Infelizmente :/ Mas de todas as dicas a mais importante é amar o que faz, não adianta fazer algo se não gosta.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir