Crônicas&Desabafos: Ansiedade x Prazer em Ler

16 fevereiro 2016


Oi amores tudo bem?
Hoje quis dividir um assunto um pouco sério com vocês. Vez e outra falar um pouquinho da minha vida no blog não tem problema, já que divido muitas leituras com vocês, porque não dividir assuntos sérios?

Poucas pessoas sabem que tenho crises de ansiedade e isso afeta muito minha rotina. Minha primeira crise séria foi em 2014 onde passei 4 dias com dores terríveis de cabeça. E ano passado uma das crises me levou ao hospital, depois de ter um “namoro” que não foi nenhum pouco saudável para mim, além de estragar muito meu emocional, fez com que as crises fossem mais frequentes.
E ironicamente afeta minhas leituras. Quando estou ansiosa, muitas vezes não consigo focar na leitura e passo dias sem pegar num livro :/
É difícil conviver com pessoas ansiosas, muito. Muitas pessoas não entendem porque somos assim, tem gente que diz que é frescura, muitas pessoas acabam se afastando de pessoas ansiosas – que acaba afetando mais ainda.
Um ansioso tem dificuldade de socializar, muitas vezes não tem paciência com as pessoas, chora com frequência, tem dificuldade para relaxar, dormir mal é algo frequente. Muitos não compreendem que uma crise de ansiedade faz com que a gente queira ficar só, inventar desculpas para não sair, acreditem acontece muito.


Mas tem tratamento…Ufa! Não tem cura mas tratamento tem para controlar as crises.
Quando eu tenho uma crise, tenho taquicardia, suo muito. Fico trêmula, minha pressão aumenta e ás vezes tenho dor de cabeça, e claro nervosa, MUITO NERVOSA.
Uma das coisas que aprendi no meu tratamento é o auto controle, que ajuda muito. Ajuda a não piorar a crise. Os remédios (eu tomo calmante), respiração, ocupar-se com alguma coisa, exercícios físicos tem ajudo as crises a serem mais leves.
Trabalhos manuais também ajudam bastante para os ansiosos e vejam só, ironicamente sou artesã!  Minha ansiedade não evoluiu a crises de pânico justamente por causa do artesanato e do BLOG!Sim amores, meu blog ajuda na ansiedade e ler também. Apesar das crises afetarem a leitura, porque ás vezes é difícil se concentrar, mas tento – os livros ajudam como hobby, ocupar a mente com outra história.
Quando a cabeça está ocupada com algo interessante, sempre manda embora os pensamentos “ruins” e trazem coisas boas. A leitura por fazer a gente viajar em outros Mundos, outros lugares e se importar com os personagens das história.

E manter o blog é outra ocupação importante, já que ele requer 100% de dedicação e atenção minha, outra coisa que faz me acalmar e curtir o momento.
Quando coisas boas no blog acontecem, estimulam muito a criatividade a crescer. Ou seja, deixam a ansiedade um pouquinho longe.
Todo e qualquer trabalho que ajude na ansiedade sempre será bem-vindo, principalmente aqueles que nos dão prazer.
Ser ansioso não é um problema que precisa esconder, as pessoas ao seu redor precisam lidar com isso e principalmente quem tem as crises. Procurar atividades prazerosas, mudar a rotina, fazer coisas diferentes, fazem a vida da gente melhor. E isso não é conselho apenas para ansiosos, é para todos!
Antes de reclamar que não passou em parceria, não recebeu livro que gostaria, tá sem dinheiro, pense em como é bom manter algo que se gosta.

Se você conhece alguém que sofre de ansiedade, que tem crises fortes assim como eu, compreender essa pessoa e estar ao lado dela é fundamental para VOCÊ entender um pouco mais um ansioso ♥


-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

30 comentários :

  1. Olá Helana,

    adorei o desabafo, acredito que esse tipo de post faz bem não só como desabafo mas por conta de informação.
    É importante abrir os olhos e a mente para esse tipo de problema, significa que estamos abertos para entender e ajudar.
    Fico feliz pelo blog ajudá-la... sinto-me ajudando você também, pois faço parte do blog.

    xoxo
    Mila F.
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. oi Lana, eu estou com uma ansiedade que esta me corroendo, estou tendo ânsias, irritação e insônia, tudo isso me atrapalha nas leituras, resenhas e afins, me sinto péssima com isso, porque adoro o meu blog e não sinto que estou dando o meu melhor à ele! consequentemente fico ainda mais infeliz e super ansiosa!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/2016/02/resenha-o-momento-magico.html

    ResponderExcluir
  3. Adorei a postagem! Um assunto muito importante a se discutir. Eu sou muito ansioso, não sei em que ponto colocaria minha ansiedade numa escala, mas me incomoda muito. Fico extremamente agitado por “qualquer coisinha”, qualquer imprevisibilidade. Pequenas coisas do dia ganham um envolvimento enorme pra mim. Tenho rompantes, me descontrolo, fico muito agitado, fadigado, perco o sono, enxaqueca ataca, a irritabilidade as vezes acende, a pressão aumenta também. Mas eu tenho uma dificuldade, que talvez você entenda, não me sinto a vontade pra explicar essas situações e muito menos ir à um médico. NUNCA vou porque sempre acho que eles não vão acreditar em mim. Tenho fortemente internalizado que qualquer coisa que eu diga pra um médico ou psicólogo eles não vão acreditar. Passei por outras situações na vida que me levaram a fazer terapia ocupacional, consultar três psiquiatras diferentes, uma neurologista e uma psicóloga- e foi extremamente desconfortante me abrir pra essas pessoas, e no final não me ajudaram em nada. Durei algum tempo com a terapeuta ocupacional, mas no final não terminamos bem.

    ResponderExcluir
  4. Oi Helana,

    acompanho seu blog e instagram a algum tempo e não fazia ideia de que tinha problemas com ansiedade. Realmente, como qualquer outra doença psicológica, a ansiedade acaba "atrapalhando" um pouco atividades que são normalmente prazerosas para aquela pessoa. Mas que bom que você faz o tratamento paleativo direito, e está conseguindo diminuir essas crises. Se precisar distrair um pouco pode conversar comigo que tento lhe entreter.

    Com carinho,
    tamiris.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Já fui muito mais ansiosa, quando criança, mas hoje estou controlada. Cheguei a tomar remédio e tudo, então te entendo muito bem. Parabéns pelo desabafo e, te acompanho nas redes sociais e seu trabalho é lindo!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi. Eu já vi algumas postagens de fotos sua no insta sobre seu trabalho com artesanato. Também tenho problemas de ansiedade e seu como é complicado, em meu caso, minha pele fica ou ficava em carne viva. Faço tratamento com um naturopata e base é a Bioenergética, mas quero mesmo a medicina Ayurveda. Entre meu tratamento está a Ventosa, florais de bach, acupuntura, muito cuidado com a alimentação e exercícios físicos, além da escrita 
    Antigamente, quando tinha crises, também não conseguia ler, não conseguia dormir de tanta dor, sim, pois sentia MUITA dor nas juntas. Nem sempre as pessoas ao nosso redor conseguem lidar com isso, mas concordo com você, não é algo que precise ser escondido. Quanto a remédios, eu não acredito em tratamento pelo prisma da medicina ocidental, não tomo nada dessas coisas, mas já tomei... Outra coisa que me ajuda são livros determinados, como Mulheres que correm com os lobos, Jogo das Sombras etc.

    ResponderExcluir
  7. Olá minha amiga!

    Confesso sou bastante ansioso e isso me atrapalha em vários aspectos, aliás tenho outros defeitos, mas quem não tem? O que podemos fazer é trabalhar neles para tentar minimizar os efeitos danosos que possam nos causar. Adorei seu desabafo, já vi imagens do seu artesanato como o Capitão América e achei sensacional. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, adorei o post, você podia fazer mais postagens assim.

    As pessoas precisam conhecer um pouco mais sobre assuntos assim pra poder compreender melhor como os outros se sentem em relação ao que passam.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Helena,

    Eu não tenho esse problema, mas conheço alguém bem próximo que tem, e sei o quanto é difícil. Mas que bom que você decidiu postar aqui para nos informar um pouco mais sobre algo de tamanha importância. Espero que essas crises possa ir diminuindo. Desejo muito sucesso a você e ao seu blog. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, é importante desabafar sempre né? Se não chega um ponto que a gente pira...

    Espero que com o tempo, isso passe..
    Parabéns pela coragem de desabafar e muito sucesso pro seu blog!
    Beijo
    http://conchegodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie

    Adorei esse post e seu desabafo. Vou falar pq. Eu tenho as mesmas crises, me identifiquei muito com você.
    Outro ponto, sou artesã tb. Concordo com tudo que vc falou.
    Esse ano estou dedicando ao blog com a Karla e tem sido muito importante na minha vida tb, ajuda e muito nesses aspectos.
    Parabéns mesmo pelo post.

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Admiro mt a sua coragem de desabafar dessa maneira! Sou uma pessoa mega ansiosa, mas graças a Deus nunca tive uma crise de ansiedade. Espero que o tratamento te ajude e que possa sair logo dessa.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  13. Helena, lendo seu post, acho que tenho esse problema, mas não muito forte. Essa semana mesmo acho que tive uma crise, pois passei muito mal por conta de um compromisso importante que eu tinha. E essa forma de se comportar também me descreve algumas vezes. Vou procurar saber mais sobre isso. Obrigada pela informação!

    parado-na-estante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Helana. Tudo bem?

    Te compreendo. O meu blog e a leitura ajuda muito e sei como você deve se sentir com a ansiedade. Eu não gosto nem de imaginar como minha vida estaria sem as leituras para preencher meu dia a dia.
    Gostei muito do seu desabafo.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii
    Sou uma pessoa ansiosa também, mas não a esse ponto. Mas te entendo. Que bom que o blog pode te ajudar. Sempre que precisar falar sobre algo, é muito bom poder desabafar e escrever!
    Paz no coração e sucesso menina!
    Bjus

    ResponderExcluir
  16. Muito bom compartilhar com seus leitores isso.
    Convivo com uma pessoa ansiosa e sei o quanto ela luta contra isso.
    Realmente é difícil, mas ainda bem que existem coisas e pessoas para ajudar.
    Leitura é bom para tudo!!! Falar sobre eles então, nem se fala.

    Parabéns pela coragem.

    Beijos, Thay Rocha
    www.leitoranamoda.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Eu não me recordo de ter crise de ansiedade. O que já passei por stress foi mais de um ano de insônia. Dormia duas horas por noite, e passava mal o dia inteiro, e só chorava. Foi horrível. Depois de meses que consegui voltar a dormir.
    Bjks!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela coragem, Helana! Poucas pessoas se dispõem a mostrarem-se como são de fato. Acho que isso talvez encoraje pessoas com o mesmo problema a desabafarem. Penso que vivemos em um mundo que favorece quadros de ansiedade, assim como outras situações do tipo. Já observou que várias pessoas revelaram nos comentários que tiveram problemas como esse, ou conhecem alguém que teve? Eu já tive fobia social, e a primeira vez que fui a uma entrevista de emprego, quase morri de dor de cabeça depois, fiquei de cama e tudo o mais. Mas com força de vontade a gente supera, e hoje eu consigo enfrentar uma sala de aula lotada. Quero que você saiba que, caso precise de algo em que eu possa ajudar, estou a sua disposição, é só falar. Você parece ser um ser humano de muito valor, continue lutando, pois você está no caminho certo, e tudo acabará bem. Abraço!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  19. Deve ser complicado lidar com isso, né, Helana, mas não tem nada com que a gente não se acostume. Fico feliz que seu trabalho artesanal, o blog e a leitura te ajudem no controle das crises, apesar da dificuldade de concentração. Não tinha a menor ideia de que você lidava com isso! Embora não tenha cura, espero que suas crises fiquem cada vez mais leves.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Oi Helana! Eu acho super válido contarmos um pouco sobre nós em nossos cantinhos. Acabamos fazendo isso indiretamente, seja em resenhas ou posts diversos. Eu tb sou muito ansiosa, e assim como vc não consigo ler qdo estou tomada por ela rsrsrs. É mto difícil ser assim, atrapalha muito nossa rotina, porém consigo levar.
    O blog é uma terapia pra mim também.
    Beeijos
    lua-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oláá
    Nossa, eu adorei saber isso sobre você pois eu também tenho crises de ansiedade e sei completamente como é lidar com isso, é algo mais forte que a gente, ano passado quase destruí meu ano inteiro por isso, passei em psicologos e psiquiatras, esse ano me encontro melhor, porém, com medo de que tudo volte novamente, muito boa sorte para nós nesse novo ciclo que se inicia

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, Helana
    Eu tenho ansiedade também, já fui até em psiquiatras/psicólogos (?) por causa disso. Mas, como você falou, não existe tratamento para isso. Não é uma gripe que se cura com remédios em uma semana kkk O segredo, como você falou, é pensar em coisas boas e ter auto-controle e não se deixar levar.
    Mas, fico feliz que o blog esteja ajudando nessa luta diária :D
    P.S. Também não consigo ler quando tenho crises de ansiedade.

    Beijo,
    João Victor – De cabeça para baixo | All POP Stuff

    ResponderExcluir
  23. Helana, realmente o que você falou ajuda mais a entender uma pessoa que sofre de ansiedade.
    Não sofro de ansiedade, mas super me identifico com as suas técnicas para relaxar só não sou muito boa com coisas manuais, mas gosto.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Que bom saber que o blog te ajuda com a ansiedade. Eu tenho, mas não em nível de ter taquicardia, é uma coisa leve que aprendi a lidar. Espero que continue com a melhora contínua e parabéns pelo desabafo, deve ter recebido ótimas mensagens nos comentários <3

    Mayara | Sobre Livros e Outras Coisas

    ResponderExcluir
  25. Sempre achei modo de falar "estou ansiosa", mas não sabia que era algo realmente sério, sabe? Deve ser horrível, mas que bom que tem tratamento. E eu gostei de você compartilhar isso com os leitores. <3
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Helana, lindona, tudo bem? Eu sei bem o que vc ta falando numa proporção bem maior, que felizmente não é o teu caso. Convivo com uma pessoa que sofre de síndrome do pânico. Acho que a ignorância faz as pessoas pensarem que é frescura mas é uma coisa séria e precisa de tratamento sim! É como a depressão ne, é difícil entender algo que tá na cabeça de outra pessoa e que não tem sintomas 'visiveis' digamos assim. Muitas pessoas tem receio de falar sobre isso abertamente e hoje, você ganhou uma fã porque acho que você além de guerreira e muitíssimo bem resolvida, foi muito transparente e humana no seu post! Que mais 'ansiosas' como você nos alertem e encontrem H obbys que ajudem a controlar os sintomas da ansiedade. ❤

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Muito bom seu post, com certeza dividir a vida com seus leitores nos torna um pouco mais próximos.
    Que bom que os trabalhos manuais e o blog tem te ajudado a superar as crises de ansiedade, pra mim o blog é um projeto querido, que me ajuda em inúmeras área da vida!
    Não tenho crises assim com você, mas sei que preciso melhorar a ansiedade, talvez seja um dos efeitos colaterais dessa sociesade q quer tudo rapidamente e resumido.
    Bjus

    ResponderExcluir
  28. Oiii

    Nunca tinha lido o desabafo / depoimento de uma pessoa que sofre de ansiedade.
    Me achava uma pessoa com problemas de ansiedade mas vendo vc falar percebi que não chega a ser nada. Fico feliz de você administrar isso bem na medida do possível.

    Bjos lindona que tudo de certo para você.


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. oi
    também sou muita ansiosa,mas não passei por nada sério.
    achei muito legal seu post...
    te desejo tudo de bom.. :)
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Nossa Helena que surpresa o post, amei, conhecer um pouco mais das nossas blogueira preferidas ajuda muito a entender até as resenhas dela. Que bom que seu trabalho - lindo - te ajuda. Eu acho um charme trabalhos manuais e príncipe impaciente os com tecidos. Enfim. Continue com esses posts de ver em quando, foi ótimo

    ResponderExcluir