Resenha: O que Há De Estranho em Mim, Gayle Forman

11 fevereiro 2016

Hellou amores lindos tudo bem? Não ia deixa-los sem a resenha do último livro lido, não mesmo.
Bom, quem me acompanha sabe que tenho uma relação de ódio com Gayle – agora de Amor&Ódio porque gostei desse livro.
Finalmente consegui ler um livro da autora até o final

O Que Há De Estranho Em Mim Gayle Forman.

Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade.
Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão.
Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.
Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414806
Ano: 2016
Páginas: 224
O que há de estranho em mim é um livro fino, com uma história forte. O que me chamou atenção nele foi a capa, uma menina encolhida em uma cadeira na frente de uma janela. E se você perceber bem, pode ver que o local, o piso, rodapé está acabadinho. Ou seja, a menina não quer estar ali.
A diagramação é bem simples, o livro, com um pouco mais de 220 é divido em 28 capítulos bem distribuídos.


Brit é uma linda e roqueira jovem de 16 anos, ela como qualquer adolescente da sua idade é um pouco revoltada, quer ter sua vida e tocar na sua banda. Porém as coisas com ela não são assim. Depois que sua mãe surta e foge de casa, o pai dela casa novamente e sua madrasta não é a melhor pessoa do Mundo, então para Brit ficar fora de casa pelo maior tempo é a melhor coisa a se fazer.
Mas como qualquer adolescente de 16 anos, ela ainda precisa obedecer seu pai. Com a desculpa de uma viagem de família, ela é proibida de tocar com sua banda, entra no carro com seu pai e quando ela percebe que o destino não é o planejado, Brit desconfia. Seu pai a manda para um reformatório, o Red Rock, um lugar para adolescentes com algum tipo de “distúrbio”, meninas que não são tratadas como membro da sua família ou por serem diferentes da sociedade são internadas lá.
Aos poucos Brit começa a perceber que o local onde está presa é um refúgio para os medos de seu pai.
Sabe um livro que você começa a ler sem grandes expectativas e se depara com uma ficção que te deixa sem palavras? O que há de estranho em mim é um desses livros.
Gayle Forman finalmente conseguiu me conquistar.  
Brit é uma adolescente comum que anda passando por problemas sérios em casa e o pai achando que a filha é revoltada demais ou que ela pode surtar que nem sua ex-esposa, manda a filha para um reformatório.
O lugar um verdadeiro inverno, onde as meninas são tratadas como escravas, comem mal, não recebem o que merecem, recebem uma tortura psicológica muito grande, são presas dentro de quartos por dias, precisam, andar num sol a pino por horas e ainda tem que lidar com a saudade de casa. O acúmulo de revolta fica grande e o único jeito delas conseguirem sair dali é se unirem.

O que mais me marcou no livro foi Gayle ter escrito uma ficção chamando atenção para uma realidade bem peculiar de muitas jovens da idade de Brit e suas amigas no livro que são enviadas para lugares semelhante a Red Rock e tratadas como bicho, meninas que por causa da idade tem uma pequena revolta, meninas que são mais saidinhas, ou que são homossexuais, meninas que não tem problema algum que são jogadas numa instituição que pode sim deixa-las com sequelas.

Os personagens são leves, Brit e suas amigas forma um grupo delicioso de acompanhar, elas querem o bem uma da outra, se ajudam sempre que necessário e estão dispostas acabar com Red Rock. Outra coisa legal do livro, o verdadeiro sentido da amizade.
Apesar do tema pesado, Gayle Forman escreveu um livro leve, soube ponderar os acontecimentos, fazendo com que o livro fosse gostoso de ler

O que há de estranho em mim, é um thriller leve, uma ficção interessante que merece ser lida por todos nós! Confiram que vale a pena.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara

Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

33 comentários :

  1. Olá Helana,

    Se eu já queria ler o livro agora depois da sua excelente resenha não tenho dúvidas que ele deve vir para mim estante logo, fiquei bem curioso e espero ler logo....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Helena, tudo bem?
    Primeiro, parabéns adorei o layout do blog, achei tudo bem fofo.
    Sobre o livro, bem, eu não conhecia o título apesar de já ter lido algumas resenhas sobre a autora.
    Fico feliz em saber que você conseguiu se identificar com uma obra, torna- se um ponto positivo para que a leitura possa fluir. Não é mesmo?
    Há tempos atrás me deparei com um determinado livro que me levou algumas semanas para ler, porque não gosto de abandonar a leitura.
    Okay, não dispersa, Juliana, voltando ao tema do livro - Muito interessante, apesar de apresentar um visão "negativa" de um reformatório, a mensagem de união e amizade me pareceu sobressair com anterior.
    Estou com um projeto de ler Nacional, portanto, esse livro em questão ficaria para um "tempo" entre uma leitura e outra.

    Parabéns ( novamente)
    bjs, Ju.
    blog: Quid pro Quo

    ResponderExcluir
  3. Olá Helana
    Ainda não li a autora ainda, até agora nenhum dos livro dela tinha chamado a atenção, até agora, esse já me chamou, e muito. Parece uma história forte e muito boa, espero gostar tanto quanto você da leitura.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, ainda não li nada da autora, mas já puvi alguns comentários sobre seu trabalho. Que bom que gostou do livro, ele parece ser bem interessante.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Puts pra quem acabou de ler "Para onde ela se foi" fica impossível não querer ler esse ai né, Sr. Gayle me cativou de uma forma inexplicável.
    A história parece ser bem cativante, e que capa linda né!
    Quero pesquisar mais a respeito de GF pra ver que afcção essa dela por música, sabe me dizer?
    Acho isso que a autora faz muito legal, de trazer para os seus personagens fatos da vida real, e torná-los ficção.

    To quase entrando pro clube de amor&ódio, se quiser saber porque veja a resenha que vou postar em breve no meu blog de "Para onde ela se foi".

    Que blog lindinho!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ei, tudo bom?
    Então eu não conhecia esse livro até essa semana, e tive a oportunidade de conhecer em um resenha muito boa, e agora aqui com outra melhor. Ele já está no meu bloquinho de futuras leituras! Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Lana, sou mega fã da Gayle Forman e li todos os livros que ela publicou aqui no Brasil, com exceção deste lançamento. Achei a premissa da história bem forte, mas de certa forma, curti saber que a escrita é leve também. Quero conferir o mais rápido possível e apreciar tanto quanto você!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Hello :)

    Já vi VÁRIAS resenhas desse livro e embora não tenha lido nenhum outro da autora (nem vi o filme baseado em um dos livros), estou super ansiosa pra ler esse, já que achei o enredo bem diferente e cativante. Adorei sua resenha!

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    Cantinho Cult
    Galera Geek

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu li esse livro, mas acabei não gostando tanto da drama. A história é muito boa, a autora trabalha um tema pesado com muita leveza. Mas confesso que gostei dos outros livros da autora que li, e esse não foi tão marcante para mim :(
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Helana!
    Olha, vc está sendo culpada pelo crescimento da minha lista de desejos, pode parar de resenhar livros bons kkkkkk
    Confesso que, nesse caso, em específico, você não tem culpa sozinha. Essa semana li uma resenha que me enlouqueceu e o incluí na lista. Agora, sua resenha me deixou com vontade lê-lo agora, nesse momento, o que é difícil, já que não tenho livrarias próximas a mim. rsrsrs
    Parabéns mais uma vez pelas resenhas incríveis.
    Beeijos
    lua-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu preciso desse livro!!! Quando eu fiz os lançamentos vi esse livro e coloquei ele no post e na minha lista. É a primeira resenha que vejo dele e só reforçou a minha vontade de lê esse livro urgent!!! No próximo mês eu vou comprar isso e ninguém me segura!
    Ah nunca li nada da autora o que aumenta a minha curiosidade e a sua resenha foi a pedra final pra realizar a compra!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. OMG! Essa história parece ser incrível. Esse livro já estava na minha lista de leituras, mas agora definitivamente depois de ler sua resenha ele será a próxima leitura, amei amei amei de verdade ajahuahuah. Já vou procurar ele aqui e a capa é demais mesmo.

    Até mais,
    http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Estou com ele aqui e será minha próxima leitura! Eu tinha um pé atrás com a Gayle até ler Eu Estive Aqui. Agora virei fã dela. Com certeza, essa leitura vai me deixar chocada - isso se eu não chorar.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Achei um pouco cruel e bizarro- quero ler, quero sofrer um pouco com a trajetória da personagem. O tema central da história é bem profundo- e me lembra a discussão antimanicomial que acompanho com os profissionais da saúde e educação. É insano confinar pessoas num ambiente que tortura suas mentes e as privam da liberdade, o ambiente as molda destruindo suas identidades. Adorei a resenha, embora o livro pareça perverso, me interessei por conhecer a história.

    ResponderExcluir
  15. Oi Helana!
    A capa desse livro chamou muito minha atenção mas, apesar disso eu estava assim sem saber se iria gostar ou não.
    Sua resenha acabou com minha dúvidas, gostei!!!
    Com certeza vai estar entre minha próximas leituras.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie
    eu adoro a autora apesar de ter lido somente dois dela, quero todos os outros inclusive esse que só ouvi elogios, sua resenha dicou ótima e só me deioxu mais curiosa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Helana, sua linda, tudo bem
    Eu não dava nada por esse livro até começarem a sair as resenhas. Eu acho super importante a autora usar o seu livro para denunciar esses lugares e esses comportamentos que já sabemos que são reais, fazem parte da nossa história infelizmente. Que bom que o livro é leve, pois concordo com você, o tema é pesado. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bem? Já li algumas resenhas sobre esse livro e todas bem positivas, apesar do tema ser um pouco mais sério que os livros convencionais. Tenho muita curiosidade em ler. A capa está muito bonita e nos chama a atenção. Gostei da sua resenha. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  19. Saudações literárias! Esse livro parece ser intenso e bem impactante, com certeza vai pra lista de desejados. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  20. Oi Helana!!!

    Puxa...ódio??? hehe...sabe que "Se eu Ficar" e a sequência foram os únicos livros que li dela e eu gostei bastante, e o lha que eu não gosto de romance não...mas as coisas são assim né? O que seria do rosa se todos gostassem do azul???

    Bom, mas vamos a tua resenha...menina adoro as tuas resenha e o teu jeito descontraído de escrever!!! Fiquei bem tentada a ler esse livro agora....

    bjs

    ResponderExcluir
  21. A minha resenhista quem leu esse livro, ela me contou que esse veio antes dos mais famosos da autora, e ela achou infinitamente melhor! O tema forte e diferente trouxe a ela um impacto, coisa que os publicados pela NC não fez.
    Quero poder ler ele tb!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  22. Helana, ainda não tive oportunidade de ler nada da autora, mas gostei muito da história e esse me deixou bem curiosa.
    Espero muito ter a oportunidade de lê-lo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  23. Gente, Helana, é o primeiro livro da Gayle que você lê até o final? Eu tenho uma relação de amor e ódio diferente com ela, amo os primeiros livros e odeio os segundos - só li livros dela com continuação. Amei Apenas um dia, odiei Apenas um ano; amei Se eu ficar, odiei Para onde ela foi. Estou louca pra ler esse! Que bom que a autora finalmente te conquistou e que o livro te deixou sem palavras.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  24. Não gosto dos livros dessa autora, mas esse me chamou atenção. Me lembrou vagamente o filme Garota, Interrompida. Vou anotar e mais pra frente eu leio. Depois volto pra dizer o que achei!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Oie,

    Ainda não li nenhum livro da autora e fixo muito curiosa com cada resenha que leio, realmente o tema do livro parece ser pesado. Mas que bom que a autora soube tratá-lo de uma forma leve e que todos compreendessem.

    Mayla

    ResponderExcluir
  26. Oi, Helana, tudo bom?
    Também nunca consegui ler nada da autora, mas to com esse livro aqui e esse eu espero conseguir concluir a leitura. Sua resenha está ótima!
    Bjs,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  27. Olá Helana, tudo bom?
    Também tenho uma relação de amor e ódio com essa autora. Li Se eu ficar e tinha gostado, aí veio para onde ela foi e estragou os dois livros pra mim, aquela leitura e a anterior. Aí recebi outro livro que gostei mais ou menos haha e agora estou com esse para ler e sem coragem rs Fiquei animada em saber que você gostou e achei muito boa sua resenha, ponderou bem os pontos importantes. Gostei muito de saber que um dos temas explorados é amizade^^


    Beijos!
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  28. Estou super empolgada para ler esse livro, mais ainda por estar vendo elogios para ele nas resenhas que leio.
    Eu com os livros da Gayle sou uma montanha russa de altosne baixos, então espero que esse seja bom, pois eu estive aqui me decepcionou muito...rs
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  29. Nunca li nada desta autora, mas o tema me deixou bem curiosa.Gente que pai é este? Como pode colocar a filha neste lugar! Realmente um tema bastante forte.
    Bjin
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita da autora. A história me pareceu bem forte e com mensagens muito legais.
    Sua resenha está simples, mas bem explicativa.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Sou apaixonada pelos escritos da Gayle! Mas ainda não li dois livros dela (esse muito bem citado no seu post e o Apenas um ano). Acho que o meu preferido é o Apenas um dia. Cita bastante o Shakespeare. Você iria gostar, talvez.

    ResponderExcluir
  32. Apesar da diagramação ser simples, pelas fotos gostei da estrutura do livro, fato parece ser de capa dura, mas não gosto muito desse estilo, dificilmente leria, porém isso é questão de gosto.
    palavrasdelucidez.com.br
    Lucas Castelo Viana

    ResponderExcluir
  33. Oi Helana,

    Eu li esse livro e fico sem saber me expressar em relação a ele, não é que eu tenha gostaaaado e nem desgostado, apenas foi um livro que li despretensiosamente... acho que lendo sem grandes expectativas é o que torna o livro interessante. O assunto abordado também é importante, mas o enredo mesmo tem vários furos e, para mim, foi bem superficial.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir