Opinião: Mundo sem Fim, Ken Follett (Vol I)

19 março 2016

Oi amores tudo bem?
Quem me acompanha nas redes sociais já sabe que nos últimos dias estava super focada na leitura de Mundo Sem Fim. É um livro fascinante, de fato, mas precisa de concentração para entender a história. Decidi escrever uma opinião do primeiro livro e quando terminar a leitura do segundo faço uma resenha completa.

Mundo Sem Fim Ken Follett.

Uma guerra que dura cem anos. Uma praga que devasta um continente. Uma rivalidade que pode destruir tudo.
Na Inglaterra do século XIV, quatro crianças se esgueiram da multidão que sai da catedral de Kingsbridge e vão para a floresta. Lá, elas presenciam a morte de dois homens. Já adultas, suas vidas se unem numa trama feita de determinação, desejo, cobiça e retaliação. Elas verão a prosperidade e a fome, a peste e a guerra. Apesar disso, viverão sempre à sombra do inexplicável assassinato ocorrido naquele dia fatídico.
Ken Follett encantou milhões de leitores com Os Pilares da Terra, um épico magistral e envolvente com drama, guerra, paixão e conflitos familiares sobre a construção de uma catedral na Idade Média. Agora Mundo Sem Fim leva o leitor à Kingsbridge de dois séculos depois, quando homens, mulheres e crianças da cidade mais uma vez se digladiam com mudanças devastadoras no rumo da História.
Edição: 2
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414738
Ano: 2015
Páginas: 1131
Tradutor: Pinheiro de Lemos
Primeiramente gostaria de falar que a edição dividida do livro ficou excelente. O Box é lindo e os livros ficaram de bom tamanho.
A diagramação é bem simples, o livro é divido em quatro partes onde narra a data dos acontecimentos. O primeiro livro tem 559 páginas dividas em 42 capítulos, alguns mais longos, outros nem tanto.

Nesse livro vamos conhecer os descendentes do livro Pilares da Terra. E vamos acompanhar a história de quatro jovens, que no livro conhecemos ainda crianças: Caris, Merthin, seu irmão maldoso Ralph e a pobre Gwenda e ainda o irmão dela, Philemon, aparece pouco, mas tem importância.
A primeira personagem que aparece no livro é Gwenda e com ela vamos ter a prova que mulher pobre é um desespero, o pai sempre abusou da menina, fazendo ela roubar para conseguir dinheiro e comida, e depois de crescida, apesar de ser amorosa pensa friamente.
Caris é uma jovem com padrões ricos, seu pai é comerciante e por isso acaba tendo algumas regalias.
Já Merthin e Ralph são filhos de um Lorde. Merthin não levava jeito com armas, gostava mais de construir coisas, já seu irmão sempre se mostrou mais frio e calculista.
Os 4 acabam ficando amigos depois que se encontram em uma floresta e acaba compartilhando um segredo. Eles crescem continuam amigos, mas a personalidade deles ficam mais forte com o tempo.
Eles moram num pequeno Priorado de Kingsbridge que é totalmente dominando pela Igreja, o que era muito comum na época, Monges, Freiras, Bispos, Prior comandarem um vilarejo.
O livro começa a tomar forma, logo após a primeira parte. Nossos quatro jovens já estão crescidos, Merthin é aprendiz de construtor, Ralph deseja seguir os passos do pai, Caris se tornou uma jovem muito inteligente, ajuda seu pai e sempre está opinando no Priorado e Gwenda infelizmente é obrigada a viver com seu pai e a estupidez dele.
A história se desenvolve quando um acidente acontece no Priorado, a única ponte de madeira que existia no vilarejo é destruída devido ao excesso de peso sob ela. As pessoas desse vilarejo precisam da ponte para vender seus produtos. Então começa toda uma questão política com os moradores e a igreja para a construção de uma nova ponte, a necessidade dela é grande.
 Apesar do livro focar muito na politicagem da Igreja – quem ganha mais com isso, vamos derrubar quem, quem merece, quem não merece. O livro não é cansativo, porque acompanhamos o drama particular dos quatro jovens que compõe o livro que faz com que a história tenha um rumo muito bom.
O livro ainda aborda questões da época que poderiam ser facilmente discutidas hoje em dia: questões políticas, assédio moral e sexual contra as mulheres, abuso de poder. Diferença entre classes sociais.
Um livro com questões histórias, religiosas e políticas inteligentes.

A narrativa do autor é maravilhosa, um texto de fácil compreensão, simples narrativa, os fatos narrados tem detalhes simples e práticos que fazem o leitor entender a obra.
Meu maior medo era de que a obra fosse complexa e me surpreendi de forma positiva!
Vou dar um tempinho para continuar a leitura, ainda quero degustar mais um pouco essa primeira parte, já que ele acaba num momento tenso na vida de Caris e Merthin.
Aguardem que em breve volto para falar mais um pouco dessa Obra maravilhosa.
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara


Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

19 comentários :

  1. Oi!!

    Não me interessei muito pelo livro, mesmo sabendo ser um livro que aborda temas ainda atuais. Imagino como o mesmo esta lhe prendendo e anseio em breve ler a resenha, entretanto mesmo sendo de fácil compreensão não me identifiquei. Beijos e aguardo a resenha do livro na integra.

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis ler Os pilares da Terra e tenho vergonha por ainda não tê-lo feito! E agora você me vem com um livro que traz descendentes desse!! Preciso ler, sério! Obrigada por essa resenha!! *______*

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu sou apaixonada por esse gênero e estou muito curiosa com esse livro. Achei a ideia de dividi-lo muito bem pensada, deve facilitar bastante a leitura. É bom saber que não é cansativo e eu achava mesmo que não fosse.

    ResponderExcluir
  4. Tô com os 2 volumes aqui e serão minhas próximas leituras, pelo que você falou em sua resenha, aparentemente irei gostar bastante. Só posso dar minha opinião referente ao livro depois que eu o ler, no momento não estou com tantas expectativas.


    Gabriel Lucas | Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  5. Olá :D
    Não conhecia o livro porém não me interessei por ele :/ Vou esperar a resenha dos dois para ver se mudo minha opinião
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Se eu soubesse do que se tratava, teria feito o pedido. A história parece ótima, mas acho que me assustei com o tamanho dele. As fotos estão lindas. Eu leria só por causa da politicagem, rs.

    ResponderExcluir
  7. Olá Helana,

    adoro os livros de Ken Follet, esse box eu tenho, mas ainda não li, adorei as imagens, a resenha, o mapa. Li Os Pilares da Terra e achei fantástico, esse deve estar no mesmo nível. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie, ainda não li nada de Ken Folet, mas já ouvi muitos comentários, dos mais diversos.
    Não curto muito o estilo de escrita dele pelo que já vi, mas, pela sua resenha parece ser uma história muito boa.
    Parece se tratar de uma história de muito conteúdo.
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    O livro parece bem interessante, gosto de livros com narrativa simples..
    dica anotada!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Saudações literárias! Dica anotada e livro na fila de compras. Adoro Ken Follett e já li alguns livros dele, sendo uma leitura bem simples, quando começo a ler quando vejo já se foi o livro em único dia. Esse sim vai estar na fila dos desejados.

    ResponderExcluir
  11. Ola lindona estou doida para ler esse box e adentrar nesse mundo do autor tão bem elogiado e com personagens muito bem construídos, adorei a diagramação do livro, dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii Helana, tudo bem?
    Estou tão triste de não ler este livro kkkkkkkk com a sua opinião é possível perceber que gostou do livro, e até então fez com que eu realmente me interessasse por um uma obra deste gênero, meio raro para mim. Gostei muito que escreveu cada detalhe que lhe marcou. Estou ansiosa para ler a resenha completa <3
    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Ooi
    Não conhecia o livro nem o autor, confesso que não me interessei muito , pois a história não é bem do gênero que gosto. Talvez seja um certo pre conceito, um dia eu ainda dou uma chance haha
    Os assuntos tratados até que me chamaram atenção mas por ser de época...
    Ótima resenha e fotos!
    Beijoos!

    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Se nesse livro vamos conhecer os descendentes de Os Pilares da Terra, com certeza vou querer ler o outro livro antes... hehe... de qualquer forma, já tenho minha edição dele, mas é gigante, então deve demorar um tempinho para conseguir ler e adquirir os volumes de Mundo sem fim. É bom saber que já nesse primeiro volume vemos questões históricas, religiosas e políticas inteligentes, e que o texto é de fácil compreensão.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Helana, não gosto muito da ideia do livro focar na politicagem da igreja, pois é um assunto que não me chama atenção.
    Não sei se eu leria, por enquanto acho que não.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Escuto mto falar dos livros de Ken Follett, mas até hoje nao sabia do que se tratava eles.
    Mundo sem Fim está sendo a primeira resenha que acompanho mesmo e confesso que adorei a ideia do livro.
    A diagramação está linda mesmo e a premissa me deixou curiosa com os rumos da historia.
    Vou tentar ler sim, apesar de ser grandinho, hehe.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem? Já tinha visto resenha desse livro e me chamou bastante a atenção pelo fato de ter como cenário a Inglaterra. Gosto muito de história, e a idade medieval, príncipes, princesas, bruxas, e os contos que giram em torno dessa época. Gostei bastante do enredo e da sua resenha. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?
    Amei as fotos que você postou aqui na sua resenha. Eu nunca tinha ouvido falar deste livro, mas achei a história bem bacana, não é o estilo de livro que eu estou acostumada a ler, mas achei tudo bem legal. Já li um livro que se passa nessa época e eu realmente amei. Curti saber que ele não é cansativo mesmo tendo politicagem.
    Bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Helana. Já li um livro do Ken Follet e tinha visto esse, porém não tive a oportunidade de ler ele. O autor é muito bom, não me admira você ter gostado do livro.

    Http://PorreDeLivros.blogspot.com

    ResponderExcluir