Resenha: Vango–Entre o Céu e a Terra, Timothée de Fombelle

10 março 2016

Oi amores tudo bem?
Vamos a resenha da semana?!?
Terminei de ler um livro muito interessante, principalmente para quem gosta de história, estuda história, é simpatizante de história, curioso.. Enfim. O livro tem muita coisa interessante.
Acredito até que será um pouco complicado resenha-lo pela quantidade de informações que ele possui.

Vango - Entre o Céu e a Terra Vango # 1

Timothée de Fombelle

Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.
Edição: 1
Editora: Melhoramentos
ISBN: 9788506077481
Ano: 2015
Páginas: 360
Vango é um livro que nos enche os olhos. Publicado pela Editora Melhoramentos, é um romance de ficção com fatos históricos relatando a vida do protagonista Vango.
É um livro divido em três partes, todas bem feitas,a diagramação da Editora impecável, como já disse enche os olhos. Divido em 33 capítulos, todos com títulos que aguçam a curiosidade do leitor, e ainda, Vango é recheado de notas de rodapé para os que gostam!



O livro começa com Vango aos 19 anos se preparando para servir a Deus, porém algo misterioso acontece, Vango é acusado de assassinato e precisa urgentemente fugir. Ele dribla diversos policiais escalando construções grandes.
Vira um verdadeiro fugitivo, e a polícia quer a cabeça dele de qualquer maneira.
Mas para saber o que realmente aconteceu com Vango e com a história, o autor nos transporta para o ano que ele nasceu 1917, ele órfão, sendo cuidado por duas pessoas que deram uma boa educação a ele. Poucas coisas sabemos de Vango, ele é rodeado de mistérios.
E nem a própria história decifra muita coisa. De acordo com o andamento dos acontecimentos vamos conhecendo um pouco do misterioso e fugitivo Vango, mas não se iluda, existe muito mais sobre o moço do que o próprio livro pode nos contar.
O autor nos leva a uma viagem entre o nascimento de Vango, para compreender um pouco ele, porém a história começa a ter sentido na década de 30, tempos pós Guerra, onde muitas alianças estão sendo feitas.

Mas acredito que o livro, a parte charmosa e interessante dele não seja o protagonista e sim o conteúdo histórico. Somos transportados por diversas passagens da história, conhecemos Eric Hobsbawm historiador inglês, Graf Zeppelin, onde o autor nos deu um presente contando um pouco da viagem do criador do Zeppelin ao Mundo.
Hitler, Stalin são outros personagens importantes no livros.
O autor nos dá uma verdadeira aula de história em Vango. Sua narrativa é um pouco maçante para mim, afinal de contas tantos fatos históricos em poucas páginas merecem ser narrados de forma justa.
O protagonista em certos momentos vira um mero personagem secundário quando autor leva o leitor para dentro da viagem do Zeppelin, ou então quando nos mostra um pouco do mundo de Stalin.

Vango – Entre o céu e a Terra é um livro daqueles que a gente tem que degustar e não ler. Degustar, porque livros que nos fazem viajar no tempo são livros que nos fazem aprender muita coisa.
Leiam e aproveitem!
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

29 comentários :

  1. Que livrinho fofo gente, amo quando o autor além de contar a historia, ensina de uma maneira leve. Realmente deu vontade de ler *o*

    Parabaens pelo o blog, super fofo <3

    Beijos :3

    ResponderExcluir
  2. Oi Helena!
    Adorei o post! Suas fotos ficaram lindas!
    Adorei mesmo! Mas, ainda assim, acho que a narrativa não iria me agradar muito! Livros com muitos fatos históricos costumam me deixar entediada... e como vc disse que a narrativa é massante, fiquei com o pé atrás! Quem sabe em outro momento, né?

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe da nossa promoção de março

    ResponderExcluir
  3. Olá.

    Gosto de livro com essa premissa e adorei ainda mais por causa das fotografias, gosto de livros assim. Maaaaas essa história da leitura ser maçante, já me desanimou. Quando leio algum livro ele tem que ser uma leitura agradável. Estou na dúvida agora.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Amei o post, só de ver aquela página já me deu vontade de comprar o livro, gosto muito de livros que inserem esse contexto histórico, mesmo com o autor exagerando um pouco nesse contexto, ainda estou super curiosa. Ahhh só para constar amo notas de rodapé.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Amei sua resenha, me encantei pelo livro, amo história e amo esse tipo de narrativa, com certeza irá entrar na minha lista infinita😊

    ResponderExcluir
  6. Oie.
    Tudo bom?
    Estou com esse livro aqui para ler, mas ainda não encontrei inspiração, por já saber de tantos fatos históricos, acho que fica interessante quando o autor apresenta alguns para incrementar a história, mas vários fica massante.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Helana,
    Vango está na minha lista de desejados desde seu lançamento, amo livros como esse, que além de nos divertirmos lendo, nós aprendemos sobre a história mundial e ainda viajamos junto com o protagonista.
    Bjs,

    Juliana
    claqueteliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá linda,

    Normalmente livros históricos sempre tem algumas partes maçantes, mas com aventuras e descobrimentos que nos ajudam a ter uma leitura fluída e ao mesmo tempo densa. Tive isso com Toda Luz que não podemos ver.

    Interessei-me pelo livro só por ser do gênero que adoro e traz suspense e uma viagem pela tenebrosa história do século XX.

    Beijocas,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Este não é um livro que eu leria, eu acho, pois não me chamou tanta atenção nem despertou aquela curiosidade. Apesar de gostar muito de livros que são verdadeiras aulas, como os do Dan Brown que eu adoro, por exemplo.
    Beijos
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Gostei da parte de diagramação do livro, mas a história em si não me chamou muita atenção.
    Passo dessa vez.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro. Acho que ele ensinará melhor que qualquer aula de História. Está na minha lista, assim que puder, garantirei o meu. Adorei as fotos!

    ResponderExcluir
  12. Olá Helena!!
    Eu tenho esse livro aqui, comecei a ler, mas não consegui terminar,
    a leitura não conseguiu me prender. :(
    Ainda não desisti dele, vou tentar de novo, quando tiver com a cabeça bem leve..
    abraços.

    ResponderExcluir
  13. Acho incrível o livro reunir tantos fatos históricos marcantes assim. Eu gostei da trama, espero que quando eu ler não ache maçante também, senão vou acabar desistindo da leitura. :(
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. oiiie
    essa capa é uma graça e vi bastante resenhas positivas quando o livro lançou mas não é bem o gênero que curto então deixei a dica passar mas quem sabe eu não leia em algum momento

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, ainda não conhecia essa obra e me interessei. Adorei as imagens que você colocou no post junto com a resenha, pois como nunca havia visto nada da obra ajudou a compreende-la melhor.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  16. Já havia visto algumas publicações no intagram de alguns blogs parceiros da editora que receberam o livro no ano passado e achei a capa muito linda, mas não havia lido nenhuma resenha sobre ele. Por mais que eu ame história, não sei se seria um livro que eu leria. Teria de estar muito na vibe pra encarar a leitura dele.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, maravilhosa. Mas não me interessei pela obra, acho que eu não teria, no momento, paciência pra ler fatos assim e principalmente se a narrativa for maçante. Mas quem sabe no futuro, pra degustar como vc disse.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Hello!

    Amo história e quase entrei na faculdade de história, mas no final mudei de curso.
    Sempre quis ler esse livro do Vango, achei a premissa mto legal e o misterio envolvido me deixou bem interessada.
    Não conhecia o livro por dentro e fiquei impressionada com tudo, com certeza vou ler.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  19. Olá Helana,

    adorei as fotos e o livro? Parece ser muito legal! A capa ficou maneira, as críticas que já li são positivas, gostei da trama e não parece ser maçante. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie, preciso mesmo terminar a leitura deste livro, pois apenas o iniciei. Sei que encontrarei uma grande trama por trás de tudo, mas não tinha imaginado tanto

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  21. Oii
    Não conhecia o livro até agora haha Que lindaaa essa capa!
    Parece ser bem interessante, tanto que mesmo não sendo bem o gênero que mais gosto me despertou um interesse.
    Ótima resenha parabéns!

    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, o livro me chamou a atenção pelos fatos históricos, esse mundo que ele os transporta. Não conhecia o livro, mas vou procurar um pouco mais sobre ele aqui, realmente me chamou a atenção.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oiie, para começar eu nunca fui muito fã de história, sempre achei que esse tipo de leitura iria ser arrastada, porém esse livro parece ser legal, pois tem a ficção também.
    Essa narrativa deve encantar, não prometo nada, mas se tiver a oportunidade vou ler.
    E eu amei suas fotos.
    Parabéns pela resenha.

    Beijinhos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Não conhecia o livro mas o achei bastante interessante, principalmente porque gosto de História e por ser um livro cheio de mistérios e com uma boa dose de ação.
    Apesar de ter gostado de sua resenha, é um livro que eu leria sim. Mas não no momento.
    Abraços!
    http://blogladoescuro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Curti! Gosto de livros com embasamento e ambientação histórica.
    O trabalho da editora está mesmo excelente, muito bonito!!
    Adicionado na listinha, depois volto pra comentar sobre ele!
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Então porque eu (professora de História que sou) não conhecia esse livro??? gente, que delícia de livro!!!!

    amei a tua resenha e a indicação, com certeza está anotada!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  27. Acho muito legais os livros que ensinam um pouco de história ao longo da sua ficção. É uma forma mais agradável de proporcionar aprendizado às pessoas, já que os livros de história em si são tão detalhistas e complicados para algumas pessoas.

    ResponderExcluir
  28. Olá... Tudo bem??
    Eu peguei uma verdadeira antipatia por esse livro quando foi lançado de tantas resenhas que li... infelizmente o livro não me chama atenção para leitura, porque não gosto muito do teor histórico que o envolve... seu disso porque li aqui na sua resenha algo e nas outras também, mas mesmo sendo maçante em alguns momentos, percebi que a leitura foi boa para você... Xero!

    ResponderExcluir
  29. Oii

    Adorei ter lido esse livro, foi uma aventura e tanto. Sem contar que é cheia de informações importantes. Adorei a diagramação e a tipografia vermelha.

    beijos

    ResponderExcluir