Crônicas&Desabafos: Livros infantis que deixam saudades.

21 maio 2016


Oi amores tudo bem?

Vocês já devem ter percebido que tenho postado muitas dicas de livros infantis e infatojuvenis aqui no blog né? Pois é, depois que ter fechado parceria com Biruta e Gaivota, achei de suma importância explorar esse universo que tem livros maravilhosos que apesar de ser para um público-alvo muito mais novo, não deixa de ser leituras agradáveis e de reflexões para os mais velhos.

Tive um feedback muito grande depois que publiquei a resenha de Antônio Descobre Veredas {
http://bit.ly/ResenhaAntonioDescobreVeredas} que foi uma leitura maravilhosa e ainda abriu caminhos para outros leitores do Blog procurarem a obra e saber mais de Grande Sertão:Veredas de Guimarães Rosa.
Estimular crianças com leitura pode ser uma tarefa difícil se ela for uma criança muito agitada. Lembrando sempre que isso tem que vir de casa também e não apenas da escola.
Muitos editoras hoje, tem publicado livros super atrativos para este público, que são livros dinâmico, coloridos, que chama atenção. Podemos ver em livrarias e feiras de livros que eles ganham espaço bem especial.
Acho essencial um adulto entrar no Universo infantil e infajuvenil e descobrir juntos com os mais novos como a leitura é estimulante em qualquer idade.
Eu comecei a ler muito tarde, sou disléxica e isso dificultou um pouco meu aprendizado. Tanto que terminei a primeira série lendo muito pouco, e o colégio no qual estudei me passou de ano porque tive problemas sérios de saúde – tive varicela, fiquei 15 dias em casa, me recuperei e uma semana depois tive um problema sério de intestino que me deixou fora da escola por um mês, internada e tudo . Então o primeiro livro foi na segunda série que li foi “Orelhinha, Orelhudo: Sabe nada, Sabe tudo.” O livro contava a história de uma orelhinha que apenas obedecia e aguentava várias coisinhas chatas em casa e na escola.



Outro livro que para minha educação foi fundamental para amar a leitura foram os livros da série da Bruxa Onilda, como eu amava a personagem. Me divertida com a leitura e li diversas vezes a série Tanto que meus trabalhos de interpretação de texto na 2° série  sempre dos livros dela.
A série de livros foi tanto sucesso que até desenho animado da personagem tem!
No Skoob tem erro de primeira Edição, lá diz que foi em 1998. Mas os livros da Bruxa Onilda foram lançados no Brasil em meados de 1989-1990.

 Ler é sempre importante, desde uma revista em quadrinhos, ou um livro super cabeça. A leitura estimula a gente, faz o leitor procurar algo mais desafiador.
A Editora Gaivota, por exemplo, trás leituras para os pequenos bem inteligentes e dinâmica e desperta até a curiosidade dos maiores.

Inácio - o Cantador-Rei de Catingueira.Inácio de Catingueira, menino-escravo, um dos precursores do repente no sertão da Paraíba, deixou sua história na boca do povo, como memória cultural coletiva. E é a partir da tradição oral que a história surge neste livro, como uma biografia romanceada, mais ligada às tradições do que a fatos documentados e informações oficiais, trazendo traços da cultura de um povo que, há muito, é renegado pelo racismo e pelo preconceito.
Ela tem os olhos doe céu.Depois do nascimento de Sebastiana, nada será como antes em Santa Rita do Norte: a menina tem olhos de céu. Será dom ou maldição? A cidade inteira está em polvorosa, ninguém sabe mais o que fazer para controlar os fenômenos provocados pela pequena criança.Os versos e imagens do cordel rico e sensível de Socorro Acioli, ilustrado por Mateus Rios, apresentam a realidade e a cultura nordestina com lirismo e magia.  Em Santa Rita do Norte, tudo pode acontecer.
Rimas Fáceis.
Puxar o fio das palavras e encontrar a história: as palavras se guardam em rimas prováveis, improváveis, tecem música própria. Palavras rimam? Sempre? Quando?
A história de Vila Céu, pequena cidade que voa acima do mapa do mundo, aterrissando e alçando voo em momentos decisivos, ora inscrevendo-se nesse mapa e ora libertando-se dele, é contada através de pares de palavras.
O fio que se puxa é o do horizonte, dos desejos e espantos dos habitantes de Vila Céu. Suas contradições, buscas, minúcias e delicadezas. Seus sofrimentos. Uma vida permeada de memórias, lacunas, amor, paixões e descobertas – água que escorre, tempo que engole, voragem: tanto sentimento. O comum dos dias. Palavras rimam: sempre.
Agora queria muito saber de vocês, quais livros infantis vocês lembram ter lido e se apaixonaram por ele. Comenta no post, me chama para conversar, livro infantil é bem vindo em qualquer momento da vida

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

11 comentários :

  1. Adorei sua postagem Helana, especialmente porque eu também curto leituras juvenis. Amo os livros da Editora Gaivota, suas publicações são perfeitas e as edições são lindas mesmo. Não conhecia essa série Bruxa Onilda, mas deve ser uma dica interessante para o público alvo.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Durante a minha infância eu li pouquíssimos livros... Apenas aqueles paradidáticos ARIAL 32 que as escolas passavam. Mas,não tinha dificuldade para leitura não. Olha, nunca lí Bruxa Onilda, mas amava o desenho <3

    Bjs
    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Acho muito importante incentivar a leitura desde cedo e faço questão de ler para o meu filho, agora ele quer ler sozinho mas como ainda não sabe eu leio pra ele. Não conhecia esses que você mostrou, mas gostei das histórias.

    ResponderExcluir
  4. Oiee

    Que legal seu post!
    Nem acreditei quando vi "Orelhinha Orelhudo: Sabe nada, Sabe tudo!" deu até saudades rs. E a Bruxa Onilda também fez parte da minha educação. Amava!!
    Outros que me marcaram muito também foi : Marcelo, Marmelo, Martelo e Tuca, Vovó e Guto. Pra falar a verdade, são vários.
    Com certeza, livro infantil é muito bem vindo em qualquer momento da vida!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que lista maravilhosa! Acrescentaria Um girassol na Janela, Pollyana Menina e Pollyana Moça. Livros que marcaram minha infância. Muitos desses livros leio hoje para meus filhos e o saudosismo é uma crescente. Um grande abraço!
    www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Helana!
    Embora adulta, também gosto bastante de livros infantis, principalmente os da série Como treinar o seu dragão.
    Mas o seu post fez eu me lembrar de algo láááá da minha infância: Bruxa Onilda! Eu lia muito os livros dela na escolhida, o que mais me marcou foi Bruxa Onilda vai à festa, hahaha
    Parabéns pela parceria, e aproveita bastante as leituras.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Oi Helana!

    Não lembro dos primeiros livros que li na minha infância, mas sei que foram muitos. Comecei a ler quando tinha cinco anos e sei que as primeiras histórias que escutei foram os contos de fadas que minha mãe narrava todas as noites antes de dormir. Eu já conhecia a Bruxa Onilda por causa do desenho, mas não li os livros. Os meus livros favoritos da infância são os contos de fadas, sem dúvidas. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Gostei muito das indicações, embora eu tenha sido uma criança diferente, que tinha interesse justamente pelos livros maiores, com mais letras do que desenhos, também tive essa fase de curtir livros voltados para esse público.

    Abraços
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ola
    Nhaaaa que gostoso uma parceria com uma editora de livros infantis.
    Lembro de poucos títulos de livros infantis que li em minha infancia. Sei que li Peter Pan, Bambi, Alice no País das Maravilhas, mais seo que li muito mais porque completei meu cartão da biblioteca da primeira série.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu comecei a ler um pouco tarde também, pois minha família não tinha condições de comprar livros e a escola não influenciava a leitura de livros assim. Infelizmente. Comecei a ler livrinhos acho que aos 9 anos, e um que me lembro bem é o A Bagagem do Vovô; simples e maravilhoso. Até hoje gosto de livros infantis, inclusive sempre solicito os do Itaú. Adorei mesmo teu post! Ficou ótimo <3 Ela Tem Olhos de Céu parece TÃO bom *---*

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Amei o seu post, sério que tem os livros da bruxa Onilda? <3, me deu uma vontade louca de ler, eles amava o desenho. Também acho muito importante incentivar as crianças desde pequenas, tenho uma priminha que vai fazer 2 anos e já quero ir acostumando ela com o mundo dos livros. =)

    Beijos

    ResponderExcluir