Cinema e Café: Capitão América: Guerra Civil

16 junho 2016

Marina Landert

Guerra Civil (2016)


Ficha técnica Diretor: Anthony Russo, Joe Russo Roteiro: Christopher Markus, Stephen Mcfeely
Elenco: Chris Evans, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Sebastian Stan, Anthony Mackie, Jeremy Renner, Elizabeth Olsen, Paul Rudd, Daniel Bruhl.

Sinopse: Após Vingadores: A Era de Ultron, os Vingadores continuam sua luta em proteção da Terra. No entanto, após mais um incidente com diversas vítimas, os heróis começam a ser questionados e aumenta a pressão política por um sistema de responsabilização por suas ações. Esse novo controle gera uma divisão entres Os Vingadores, colocando o Capitão América e O Homem de Ferro frente a frente.
Olá pessoal, tudo bem?
No Cinema & Café de hoje trago novamente um filme baseado no universo de super-heróis, dessa vez um dos mais esperados do ano, Capitão América: Guerra Civil, o terceiro episódio da série do Capitão Rogers. Como já falei em uma resenha anterior, gosto bastante das histórias da Marvel, principalmente Os Vingadores e X-Men, e assim tinha uma expectativa muito grande sobre o filme, já que Os Vingadores: A Era de Ultron não me agradou nem um pouco, então tinha curiosidade sobre se dessa vez a Marvel superaria a expectativa, e mais uma vez o investimento valeu a pena.


Capitão América: Guerra Civil é a continuação tanto de Capitão América: Soldado Invernal e Os Vingadores: A Era de Ultron. Quando mais uma luta dos Vingadores para proteger o planeta acaba por causar destruição e mortes pelo caminho, os super-heróis se veem pressionados pelas Nações Unidas a assinar um acordo chamado Sokovia, no qual colocará um controle sobre as ações dos heróis. Paralelamente a isso, uma bomba mata o rei de Wakanda com a aparente autoria do melhor amigo do Capitão América, Bucky Barnes e o vilão Zemo (Daniel Bruhl) tenta novamente dominar Bucky e reviver os mais temidos assassinos profissionais. A partir daí temos a Guerra Civil prometida no título do filme, com Capitão América, Bucky James, a Feiticeira Escarlate, Falcão, Homem-Formiga e o Gavião Arqueiro tentando impedir as ações de Zemo e do outro, o Homem de Ferro, a Viúva Negra, a Pantera Negra, o Máquina de Combate, Visão e o Homem-Aranha que estão do lado das Nações Unidas e do acordo de Sokovia.
Assim como em todos os filmes de super-heróis e principalmente os da Marvel, a história é complexa e baseada nos contos dos quadrinhos, ainda que sempre assuma uma licença poética em nome do entretenimento. Apesar de ter conhecimento sobre a história no qual o filme é baseado, não sou uma leitora assídua dos quadrinhos, portanto aqui minha crítica é apenas a partir do filme e não se está de acordo com a história original ou não.

Capitão América: Guerra Civil não decepciona e cumpre com tudo o que promete. É uma ótima superprodução, onde os diretores Anthony e Joe Russo capricham em todas as cenas, especialmente nas lutas. Cheio de ação e efeitos que prendem a atenção do telespectador do começo ao fim é o filme mais maduro e sóbrio da Marvel dos últimos tempos. Ao contrário do que encontramos na maioria dos filmes da série, em especial dos Vingadores, ele pouco utiliza o recurso do humor e usa a seriedade para contar um conflito super importante que também tem o papel de introduzir algumas histórias que darão continuidade à fase três dos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, como o Pantera Negra (filme previsto para 2018), Homem-Aranha (2017) e a Guerra Infinita, protagonizada pelos Vingadores (será dividida em duas partes, em 2018 e 2019).

Ainda que por vezes o telespectador não tão aficionado (como eu) possa se sentir um pouco perdido em meio a tantos super-heróis, Guerra Civil consegue amarrar bem a história e focar no conflito entre o Capitão América e o Homem de Ferro – briga que já vinha se desenvolvendo desde o primeiro encontro dos dois no cinema. Aqui temos um Capitão Rogers (Chris Evans) obcecado em defender e provar a inocência de seu melhor amigo Bucky (Sebastian Stan) ao mesmo tempo em que é contra esse controle das ações que está sendo imposto aos Vingadores. Do outro, temos um Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) que começa a sentir o peso e a culpa por suas ações e se questiona sobre quem de fato Os Vingadores estão protegendo. Se antes ambos tinham um objetivo em comum, agora estão em lados opostos e vão levar isso às últimas consequências. E é através dessa premissa que todo o marketing do filme foi desenvolvido: “De que lado você está?”.


Mencionei anteriormente que em Guerra Civil temos pouco humor, se comparado com outros filmes dos Vingadores, mas ainda que em pitadas ele está presente, principalmente com o Homem-Formiga e o Homem-Aranha, este último que traz uma leveza que faltava ao filme. Apesar de gostar muito dos últimos filmes do personagem com Andrew Garfield, a escolha de Tom Holland como o bem mais jovem herói funcionou muito bem e conseguiu plantar uma expectativa sobre suas próximas aventuras.

A premissa de que os super-heróis devam ser responsabilizados por suas ações não é nova; a vimos esse ano em Batman vs Superman. Nesse aspecto, Guerra Civil perde um pouco do impacto que deveria ter, já que essa é uma das principais razões que coloca Homem de Ferro e Capitão América frente a frente. Ainda assim, a luta não perde o destaque dentro do filme e é grandiosa assim como promete e deixa os mais fanáticos de cabelo em pé sobre o futuro da franquia e de nossos heróis favoritos.
Assim, Capitão América: Guerra Civil entrega mais um ótimo filme da Marvel para os fãs dos quadrinhos e de aventura em geral. Com muita ação e uma pequena dose de humor traz o conflito entre nossos personagens favoritos e nos faz escolher um lado. Eu sou Time Capitão América, e você?

Bom filme e até a próxima! Trailer:
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Marina Landert
Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.

20 comentários :

  1. Oi, Marina
    Esse filme teve menos humor mesmo se comparados com outros de heróis, mas acho que a premissa já exigia isso, né?
    Eu vi na estreia e ameiiii, já quero ver de novo! E ansiosa pela continuação que com certeza vai demorar.
    Que bom que gostou.

    ResponderExcluir
  2. Oiii Marina, tudo bem?
    Infelizmente não tenho a menor vontade de assistir esse filme, uma vez eu era bem fã, mas com o tempo fui enjoando. Mas, mesmo assim anotei a dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Ótima resenha
    Assisti ao filme e apesar de nunca comparar filme com livro, hq, etc confesso que esperava algo um pouco mais próximo da história dos quadrinhos. Mas gostei mesmo assim do filme heheh
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Adoro td da Marvel, ja estava com esse filme programado para ir ver na pre-estreia desde que anunciaram a gravaçao... rsrs... mas infelizmente ando num desanimo do caramba pra ver qualquer filme. Espero poder encontrar animo para ve-lo em breve pois realmente quero muito ver.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Oie

    Eu sou uma telespectadora não tão aficionada mas estou com vontade de conferir esse filme. Fiquei mais com vontade ainda agora rs.
    Sua resenha ficou fantástica! Adorei as imagens.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Parabéns pelo post, muito bem escrito.
    Infelizmente não curta nada relacionado a super-herois, e realmente acho que me sentiria mesmo perdida no meio de tanto super-herois kkkkkkk,mas se você garante que o filme é capaz de amarrar o publico na história então acho que vou arriscar assistindo esse hahahaha.

    ResponderExcluir
  7. Oi Marina, sua linda, tudo bem?
    Ah, verei esse filme em breve, não consegui ir ao cinema quando ele estava em cartaz. Gostei de saber que tem humor e não sei de que lado ficaria, risos... Sua crítica ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Acho que posso até ser linxada mas eu detesto filmes de super-heróis ? Acho muito chato e não entendo porque as pessoas gostam tanto kkk

    ResponderExcluir
  9. Oi, eu vi esse filme quando lançou e gostei muito dele, pois ele cumpre o que promete e traz a magia dos filmes da Marvel e várias questões abertas em relação ao futuro dos Vingadores. Ah, e eu sou Time Homem de Ferro,kkkkk.
    bjus

    ResponderExcluir
  10. Eu amo quadrinhos desde criança, e sonhava com o dia que poderia ver esses personagens ganhar vida. Quando essa linha de filmes surgiu eu quase enlouqueci. Assisto todos, tenho os blu rays, camisetas, camisola, chinelo, calcinha, xícara... tudo eu compro... adoro... E esse filme, foi um dos mais esperados dos últimos tempos, e concordo com você quando diz que ele cumpriu seu papel. Gostei demais. Mal posso esperas pelos próximos.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Tudo bom?
    Acredita que ainda não fui assistir?
    Adoro filmes de super herói... mas não vi nenhum dos últimos, nem Superman x Batman, nem X men, um verdadeiro crime.
    Pretendo ver em breve... mesmo com todos os spoilers que já vi por ai kkkkkk
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi.

    fui assistir logo na semana de estréia. Gostei, gosto muito do universo Marvel e seus Heróis. Estou ansiosa pelo próximos filmes. Adorei o post!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oie tudo bom???

    Eu adoro os filmes da Marvel, mas tenho que confessar que não leu os HQ, então não sei exatamente sobre cada personagens, só o que vejo nos filmes, ou alguma coisa que leio nos blogs.
    Mas não descartei a possibilidade de começar a ler !!!
    O filme é ótimo eu adorei, não fiquei perdida na historia.

    =)

    ResponderExcluir
  14. ahhhhh
    não li....não...hehe

    eu gosto de spoiler, mas dessa vez não os quero e vai que tem???? passei os olhos aqui bem rapidinho e fiquei com mais vontade de assistir logo!!!!

    pois é, ainda não consegui assistir...

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oie
    não tenho a minima curiosidade pelo filme, não é meu gênero favorito mas mesmo assim quem sabe um dia eu assista já que meus amigos insistem tanto, bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Realmente, teve só umas pitadas leves de humor e nos momentos certos o que deu ao filme a seriedade que ele pedia, afinal, uma guerra entre aqueles que até o momento apoiavam um o outro, é algo complicado.
    Eu achei que suavizaram MUITO a "guerra", mas ainda assim, concordo com vc que o filme foi ótimo. Eu sou do time do América, sem sombras de duvidas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Confesso que eu não sou muito ligada a onda de heróis, mas fiquei interessada no civil war. Vou ver se assisto com o meu namorado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Ainda não vi este filme. E olha que estou sendo cobrada! O problema é que não é um gênero que me motive muito. Mas assistirei, só não sei quando ainda.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  19. Olá Marina!!!
    Eu tenho que admitir que não sou lá fã Vingadores, porém esse filme tá incrível e quero vê-lo e ver que time serei.
    Além disso, a aparição do Aranha é incrível então não tem o que falar né??

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, não curti muito esse filme...gosto do humor do Stark, mas nesse ficou a desejar. A cada filme eu vou pegando mais bronca do Capitão América (que cara chato!).
    Sinto saudades do aranha do Andrew, mas gostei desse jovenzinho, ele é bem tagarela, kkk

    Abraços

    ResponderExcluir