Cinema e Café: O Caçador e a Rainha do Gelo

02 junho 2016

Por : Marina Landert
 

O Caçador e a Rainha do Gelo (2016)

Ficha técnica
Diretor: Cedric Nicolas-Troyan
Roteiro: Evan Spilotopoulos e Craig Mazin
Elenco: Chris Hemsworth, Charlize Theron, Emily Blunt, Jessica Chastain, Sam Claflin
Sinopse: O filme conta a história de Freya, irmã da Rainha Ravenna, que após um grande sofrimento se afasta de todos e começa a construir seu próprio império que tem como lema a proibição do amor. Após separar dois de seus melhores guerreiros, a rainha está em busca do espelho de sua irmã.
Olá pessoal, tudo bem?
No Cinema & Café de hoje trago mais uma adaptação, mas ao contrário das últimas vezes quando comentei sobre obras baseadas em livros, quero falar sobre outro tipo de adaptação: a de contos de fadas.
Os contos de fadas fazem parte da vida das pessoas desde a infância e normalmente são um de nossos primeiros contatos com a literatura. Se no começo eram histórias um tanto quanto assustadoras, com a evolução os contos ganharam um ar mais suave, normalmente com moral da história. Sucesso em desenhos animados muitas vezes quase que eternizados pela Disney, as obras também têm sido adaptadas para o cinema com filmes mais antigos como O Mágico de Oz, às inúmeras adaptações de Peter Pan e Alice no País das Maravilhas, às mais recentes como O Caçador e a Rainha do Gelo, o filme de hoje.
Confesso que acabei assistindo O Caçador e a Rainha do Gelo no cinema um pouco sem querer, daquelas situações de decidir o filme no momento e assistir uma coisa mais leve, sem muitas expectativas. E não é que acabei me surpreendendo positivamente? 


O Caçador e a Rainha do Gelo é a continuação de Branca de Neve e o Caçador, obra de 2012 estrelada por Charlize Theron, Chris Hemsworth e Kristen Stewart. O filme faz uma regressão no tempo e conta a história de Freya (Emily Blunt) a boazinha irmã da Rainha Ravenna, que após passar por um grave sofrimento foge e monta seu próprio reino onde crianças são tiradas de seus pais para se tornarem soldados. Em seu reino, o principal lema é que seus guerreiros devem abdicar do amor. No entanto, a Rainha se depara com o oposto acontecendo com dois de seus melhores caçadores, Eric (Chris Hemsworth) e Sara (Jessica Chastain) e passa a fazer de tudo para separá-los. A partir daí, temos um salto de sete anos, logo depois da luta final de Branca de Neve e O Caçador, onde sua irmã Ravenna foi derrotada. Agora o objetivo de Freya é tomar posse do espelho de sua irmã e cabe a Eric e seus aliados impedir que o pior aconteça. 

 Falando assim, a história parece confusa, mas como em todo conto de fadas tudo se encaixa. O Caçador e a Rainha do Gelo mesmo antes de começar já se diferencia de seu antecessor Branca de Neve e o Caçador ao modificar o elenco, com a mudança na história. Aqui, a Branca de Neve é mencionada, mas em nenhum momento aparece. No primeiro filme gostei de como a história foi contada, mas Kristen Stewart como a Branca de Neve em minha opinião não convenceu nenhum um pouco e como outras vezes sua atuação um tanto quanto sem expressão prejudicou o filme, fato que felizmente não ocorre em a Rainha do Gelo. Aqui Chris Hemsworth, acostumado a interpretar heróis, segura o filme como o protagonista e mostra boa química em cena com Jessica Chastain. Emily Blunt como a Rainha do Gelo também está muito a vontade e atua como uma vilã mais natural, se assim podemos dizer, escapando um pouco do tom forçado de Charlize Theron como a Rainha Ravenna. 
 
Confesso que não conhecia o conto da Rainha do Gelo; a história da Branca de Neve mesmo nunca foi uma de minhas favoritas. Não sei se justo pelo fato de ser um conto não tão conhecido pelo público, mas O Caçador e a Rainha do Gelo traz a história num ritmo rápido, que prende a atenção do telespectador e consegue surpreender. A narrativa traz mais leveza com a presença do humor, que novamente é centrado em Eric e nos anões, aliado à uma fotografia bonita e clara, diferentemente dos tons escuros e sombrios do primeiro filme. 

 O Caçador e a Rainha do Gelo acima de tudo é um Blockbuster, e como tal abusa dos efeitos e dos clichês. Assim como outros filmes do gênero, parte de sua história é centrada em personagens femininos, mas não chega a ser como Malévola, onde a presença masculina é minimizada no filme. O personagem Eric é essencial para a trama, mas os sentimentos e as indecisões dos personagens femininos ganham destaque. É legal também ressaltar o contraste das Rainhas Ravenna e Freya, uma ainda mostrando toda sua vilania e a outra com sua maldade e frieza que provêm de decepções e muito sofrimento. Nesse aspecto a Rainha Freya lembra por vezes a Bruxa Theodora do Mágico de Oz. 

  Como retratação de um conto de fadas, o filme assume a liberdade poética necessária em adaptações, mudando a história aqui e ali a seu bel prazer. Por motivos óbvios não tem a pretensão de ser uma grande obra, com um grande argumento. Por vezes alguns acontecimentos no roteiro podem parecer superficiais, em outras um pouco confuso, mas nada que comprometa o divertimento. Acima de tudo, O Caçador e a Rainha do Gelo se contenta em retratar um conto de fadas nem tão conhecido, apostando no sucesso do filme antecessor, e tem o simples objetivo de entreter, papel que consegue cumprir. 
 
Até a próxima!
Trailer:

Sugestões para a próxima resenha, vote!
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Marina Landert
Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.

28 comentários :

  1. Fiquei tão decepcionada com o filme anterior da franquia que deixei passar esse!
    Que arrependimento!
    Vou ver se consigo pegar ele ainda em cartaz em algum cinema perto de casa!
    A fotografia dele é linda! Olha esse efeito nos olhos da Emily Blunt! *-*
    Obrigada pela opinião!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Chris Hemsworth é um ator tão versátil que ele pode interpretar qualquer papel que ele se dá bem! kkkk
    Como o primeiro filme não me chamou a atenção por causa da Kristen, deixei passar esse também por justamente ser continuação, mas já que você disse que tá tudo diferente, talvez eu assista.

    Muito boa a resenha, beijos.
    www.minineko.org

    ResponderExcluir
  3. O primeiro filme não me agradou muito, então não tenho muitas expectativas sobre esse enredo, por isso nem fui conferir no cinema. Claro que ainda pretendo assistir, mas provavelmente pode demorar um pouquinho ainda. Gostei bastante de suas considerações e já votei para a próxima resenha de filme.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Oiee tudo bom??

    Eu branca de Neve também não é meu conto de fadas favorito, mas eu adoro assistir os filmes e ver o que vai sair do conto.
    Eu achei confuso a historia, dai no paragrafo de baixo, você coloca : "Parece confuso." Você leu meus pensamentos! huhu
    Esse filme está na minha lista, eu gostei do primeiro filme, e esse segue a fórmula, eu vou gostar também!

    =)

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Tenho que dizer que eu ia no cinema ver esse filme sem ler nada sobre (tenho essa política de querer ir para me surpreender), e agora acho que sua resenha só me animou ainda mais!
    A história me parece bastante interessante (bem como o Chris haha).
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Eu simplesmente adoro filmes, sempre que posso vou ao cinema ou então vejo em casa mesmo.
    Confesso que não gostei muito de Branca de neve e o caçador, mas eu quero muito assistir O caçador e a rainha de gelo, parece que será muito bom ^^

    ResponderExcluir
  7. Ola
    Eu achei o filme anterior tão fraquinho que fiquei reticente em assistir ao segundo.
    Mas gostei da sua resenha e ela me deu mais confiança para encarar esse.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que esse filme deve ser muito melhor do que o primeiro que foi muito previsível. Ainda não assistir,mas estou com grande expectativa. Beijos.

    Treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie! Eu achei o filme anterior bem legal, mas passou longe de entrar para a lista dos meus favoritos. Ainda mais pelo fato de que a atuação de Kristen Stewart foi um pouco decepcionante. Mas assisti o trailer desa novo filme há um tempo atrás e fiquei louca de ansiedade para conhecer a história dessas duas irmãs. Adoro a atriz Charlize e é bom saber que ela terá companhia nesse filme. Os pontos negativos me deixaram com um pé atrás, mas é bom saber que não chegam a comprometer a trama. Sua resenha me deixou muito empolgada *-*

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  10. Oiii Marina, tudo bem?
    Eu fiquei chocada menina por ainda não assisti esse filme,tu acredita? Sempre quando posso estou assistindo, mas diante dessa sua postagem só me incentivou a assistir, adorei as imagens que escolhestes.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi!!
    Eu não vou assistir esse filme no cinema, mas assim que der na tv a cabo vou assistir, espero que assim como você se surpreendeu isso aconteça comigo. Eu gostei bastante da atuação da Charlize Theron e estou curiosa para ver como ela está nessa continuação.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Oii
    Tudo bom?
    Estou ansiosa para ver esse filme, adorei o anterior, apesar de reconhecer todos os seus defeitos.
    E esse parece ser muito melhor!
    Espero ver em breve...
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi, eu assisti ao primeiro e fiquei um pouco decepcionada com a Branca de Neve e com a historia em si, por isso, nem fui ver esse, e pela sua postagem acho que me enganei, já que esse filme parece ser realmente bom e vale a pena ver. Vou anotar a dica e assistir em breve.
    bjus

    ResponderExcluir
  14. Oioi! Tudo bem?
    Nossa, achei o trailer ta lindoooo de A Rainha do Gelo.
    Ainda nao consegui assistir, falta de grana mesmo.
    Mas o bom que pude ler uma critica boa do filme aqui e com certeza me animou a assistir logo.
    Já meio que espero um final previsivel, mas ainda sim, acho que os efeitos e a atuação vai ser bem interessantes.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Confesso que o primeiro filme eu só assisti por causa da Kristen Stewart e também a Branca de Neve nunca me chamou a atenção.
    Mas esse chamou menos ainda. Não sei, nada me convenceu. Talvez eu assista, mas não no cinema. Pode ser o fato também de ter estreado junto a vários outros filmes ótimos e que eu estava esperando há mais tempo.
    Votei na sua próxima resenha também :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Como eu assisti o filme anterior, não sei se vou ter coragem de ler esse. Achei o filme anterior bem fraco, por isso estou com dúvida. Ainda vou tentar, mas não no momento. Vou deixar para outro momento.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  17. Ola Helana eu estou doida para ver esse filme, vi o trailer e gostei do pouco que vi seus comentários só confirmaram que vou adorar o filme, com esse filme nada melhor que um bom filme, pipoca e cobertor. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  18. Diferente de muita gente gostei muito do filme anterior e até do livro, principalmente porque os fiz sem grandes expectativas e acabei sendo positivamente conquistada. Vi o trailer desse filme tempos atrás e já tive certeza que queria ver. Estou com ele aqui em casa, vou ver se consigo ver amanhã. Enfim foi ótimo saber suas impressões e perceber o quanto você foi fisgada pelo filme, mesmo que o tenha escolhido de última hora. Valeu pela sugestão de filme.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi, ainda não assistir ao filme, mas confesso que tenho muita curiosidade. Ele parece ser simplesmente perfeito haha

    ResponderExcluir
  20. Oi, Helana
    Não sou fã de cinema, nem de filmes pasme!

    Vi por alto, uma vez, o Branca de Neve e o caçador, alguém estava assistindo e eu vi um pedaço e não gostei então nem sabia que teria continuação.
    Parece interessante, e um conto pouco conhecido, deve ter gerado um filme interessante.
    Gostei muito do seu post, talvez um dia eu veja.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Também não li ainda a rainha de gelo, talvez por isso ache o filme tão legal... Ou porque ele é legal mesmo. Kkkk

    Assim como você, a menina de crepúsculo não me convenceu no papel de Branca de Neve, e acabei achando a primeia historia um tanto sem graça pela falta de expressão da atriz. Ainda bem que nessa o mesmo não ocorre.

    ResponderExcluir
  22. Oi Helana, adoro as adaptações literarias para o cinema, e gosto muito das dos contos de fada tbem. Mesmo que alguns tenham alguma mudança, eu gosto de coisas diferentes mas acho que se vão mudar, eles tem que se esforçar ao maximo para agradar o gosto popular. Estou louca para assistir esse filme! Só nao gostei muito da Kristen no primeiro filme, achei ela muito "Bela de Crepúsculo". Seu post ficou lindo!
    Bjus

    ResponderExcluir
  23. Oi

    estou louca pre ver esse filme! e se não tem a chata da Kirsten (ela é muito lerda)
    melhor ainda!!!

    adorei as imagens que vc postou!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Oie
    não fiquei tão afim de ver o filme mas quem sabe uma hora eu arrisque, sua resenha ficou bem legal e a fotografia está interessante então quem sabe

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá Helena tudo bem, eu também não conhecia o conto da Rainha do gelo, e isso me chamou muito atenção sobre esse filme, gostei do primeiro, e saber que esse antecede a história achei bem legal. Os efeitos parecem bem feitos. Espero assistir em breve. Bjkas

    ResponderExcluir
  26. Oii
    Confesso a você que depois da decepção que eu tive com o primeiro filme, eu perdi a total vontade de assistir a continuação. Não tinha nem visto o trailer antes e a sua resenha está muito boa. Me deixou curiosa. Quem sabe, mais para frente quando eu tiver a oportunidade não o assista.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  27. Olá Marina!!!
    Esse filme ainda está na lista de filmes há assisti e ainda me pergunto o que será feito com ele, pois ainda me pergunto sobre Branca de Neve e O Caçador já quem acordou a personagem foi O Caçador.
    E pelo que já vi Eric e Sara estão nessa coisa depois da história com a Branca, então não sei.
    Porém eu adorei a Freya e rever a Ravenna me chama muita atenção.
    Fiquei mais curiosa após sua opinião do filme, então com certeza a qualquer hora estarei assistindo :)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Eu ainda não assisti esse filme, mas as pessoas tem falado algumas coisas boas dele e eu, particularmente, adoro fantasia e filmes nesse estilo, com certeza vou assistir.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir