Cinema e Café: Janis: Little Girl Blue

11 agosto 2016

Marina Landert
  Janis: Little Girl Blue (2015)
Ficha técnica
Diretor: Amy Berg
Elenco: Janis Joplin, Cat Power.
Sinopse: O documentário trata a vida e a trajetória de Janis Joplin, considerada a rainha do rock and roll e que assim como outros astros da música faleceu aos 27 anos.
Olá pessoal, tudo bem?
Para quebrar a sequência de filmes trago no Cinema & Café de hoje mais um documentário, desta vez Janis:Little Girl Blue (2015), que narra a história de uma das mais importantes cantoras de blue e soul do mundo, Janis Joplin.
Little Girl Blue traduzido para o português significa algo como “pequena garota triste”, é título de uma das músicas de Janis Joplin, e retrata bem o que foi a cantora durante os 27 anos de sua vida. Nascida em Port Arthur, Texas, em 1943, e, portanto em uma cidade e em uma família extremamente conservadora, Janis desde cedo começou a se rebelar contra o seu redor, à forma de pensamento, da segregação racial que acometia os Estados Unidos na época e aos padrões estabelecidos pela sociedade. Desde a infância foi perseguida na escola e sofrendo o que hoje seria caracterizado como um forte bullyng, que muitas vezes parece brincadeira entre crianças e adolescentes, mas que no caso da cantora marcaram uma vida de tristeza e inseguranças.
É com essa temática que Janis:Little Girl Blue inicia, com declarações de amigos e familiares da na época ainda aspirante a cantora e com a narração de Cat Power, que interpreta as cartas de Janis a seus pais, parceiros e amigos, e que tem a intenção de fazer uma conexão com o telespectador, de como se a própria cantora estivesse contando sua história. No começo, Janis era o patinho feio, e logo no início da adolescência acabou ganhando peso e com um sério problema de espinhas foi alvo de provocações e gozações na escola e mais adiante na faculdade, onde foi eleita “o menino mais feio da escola”, fato que marcou profundamente e de forma negativa a vida da cantora.



Em seguida nos deparamos com a primeira ida de Janis a São Francisco em 1963, onde novamente se envolve na luta contra a segregação racial da época e enquanto sua relação com a música se aprofunda tem seu primeiro sério envolvimento com drogas, que a faz retornar para o Texas.

Após sua recuperação, Janis mais uma vez retorna a São Francisco, onde se junta à banda Big Brother and the Holding Company em 1968 e começa a conquistar todo o sucesso e a aceitação social que sempre desejou. Mesmo diante de toda a fama, no ano seguinte ela deixa a BBHC para formar sua nova banda Kozmic Blues e que não tem o resultado esperado, agravando seu problema com drogas.
Em meio a diversas decepções, relacionamentos que não deram certo, o filme mostra através de um riquíssimo acervo, com diversas apresentações de Janis durante sua carreira, desde São Francisco à Woodstock, sua passagem pelo Rio de Janeiro e seus melhores e piores momentos. Janis: Little Girl Blue tem o papel de desmistificar a vida da cantora, o que é feito aqui com maestria. O que vemos é uma Janis tocada pelo sofrimento e por muitas emoções, em uma eterna busca pela felicidade e de se sentir parte de algo importante, de uma sensação pertencimento. É notável a angústia que a cantora sentia e a dificuldade de conseguir lidar com ela, de estar confortável na própria pele e suportar a forte pressão de uma indústria musical e do eterno sentimento de desapontamento que causava à sua família por quebrar com padrões tradicionais e conservadores. Todos esses motivos levaram Janis a altos e baixos, e que culminaram com a sua relação de idas e vindas com as drogas e que ainda que tenha lutado, acabou por ter o mesmo destino de outros famosos aos 27 anos como Jimi Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse.

Como não poderia deixar de ser, Janis: Little Girl Blue é um filme muito ritmado e marcado por diversas apresentações de Janis e com uma trilha que auxilia na emoção e no sentimento a ser captado pelo público. Através de muitas entrevistas das pessoas mais próximas da cantora, e com a ótima narração de Cat Power, o documentário consegue se aproximar dos telespectadores. É um filme tocante, que deixa uma reflexão sobre o que a pressão da sociedade e mesmo questões como bullyng e a violência moral podem marcar e alterar a vida das pessoas. Super recomendado para os já fãs de Janis e principalmente para quem ainda não conhece sua trajetória.

Em tempo, para quem gosta de documentários deixo algumas sugestões: Amy (2015) sobre Amy Winehouse e sobre Kurt Cobain o mais recente Cobain: Montage of Heck (2015) e About a Son (2006), este com narração do próprio cantor.

Bom filme e até a próxima! Trailer:
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Marina Landert
Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.







14 comentários :

  1. Recentemente eu acabei vendo uma reportagem bem extensa sobre sua vida, e inclusive falou sobre o filme. Eu não tenho interesse em ver, mas tenho certeza que agradará muitos fãs e curiosos.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Helana! Também não tenho interesse em ver o filme, acho muito triste como tantos artistas se entregam as drogas e como isso destroe as suas vidas.
    Beijos,
    Sigolendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Marina,
    Sou apaixonada pela Janis e fiquei com muita vontade de assistir ao documentário, sem dúvidas irei procura-lo online, obrigada pela indicação a resenha está maravilhosa.
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu sei pouco sobre a vida da cantora, e por isso tenho vontade de ver esse documentário, creio que seja uma obra que certamente vai tocar todos os espectadores.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Por ser uma biografia acredito que não assistiria esse filme por realmente não me interessar, mas acredito que seja uma ótima indicação para quem seja fã da cantora. Sua resenha ficou bem legal e pude ver que o filme foi bem interessante para você.
    Beijos.
    arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Eu já ouvi algumas musicas da Janis e acho ela incrível, mas não conhecia esse filme e fiquei muito curiosa. Vou procurar assistir.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Vou lhe confessar que não sou fã de documentário, mas por Janis vale tudo. Sou muito fã de todo trabalho dela e adorei sua resenha <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Marinaaaaa, me segura que eu to desmaiando aquuiiiiii, eu to louca pra assistir esse filme com toda certeza, e agora tu trouxeste algo assim tão incrível <3 dica super anotada mesmo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Marina, não sabia da existência desse documentário.
    Só escutei falar muito da cantora porque meu tio gosta muito, com certeza vou dar a dica pra ele.

    ResponderExcluir
  10. Olá, não conhecia esse filme, achei a dica bem interessante. Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Sem dúvida parece ser um ótimo documentário. Fiquei curiosa para conhecer um pouco mais a vida de Janis Joplin. Acredito que seja uma ótima dica, principalmente para quem é fã.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiee Tudo bom??

    eu não conhecia esse documentários, mas achei bem interessante!
    Eu conheço algumas músicas, mas devo confessar que não sou uma fã de verdade, porque nunca me aprofundei muito na carreira ou em outras músicas!
    Mas adorei a dica, adoro documentários !!

    =)

    ResponderExcluir
  13. Os terríveis 27!
    Eu quero conferir esse documentário, conheço muito pouco da historia de Janis Joplin. Quero conferir os que vc sugeriu também, esse da Amy e estou bem curiosa, e o do Kurt eu sou fã.
    Adorei a postagem!

    ResponderExcluir
  14. Adoro música, mas acredita que nunca vi um documentário, fiquei curiosa para ver esse, dica perfeita. Bjaks

    ResponderExcluir