Crônicas&Desabafos: E os livros que recebemos sem solicitar?!? E agora?

25 setembro 2016

Oi amores tudo bem?
Faz um tempo considerável que não escrevo mais essa coluna, mas depois de todo aquele bafafá sobre ter mais respeito com os booktubers – no qual não chegou a muita coisa. Trouxe hoje um assunto muito semelhante aquele discutido anteriormente nos vídeos. 

Livros que nós blogueiros, booktubers recebemos sem ao menos solicitar. Tenho notado que a prática tem sido mais constante, pelo menos comigo. Não fiz nenhuma pesquisa para saber se os demais colegas estão no mesmo barco, mas achei interessante levantar a questão só um pouco.

Tenho minhas parcerias com Editoras, mantenho sempre as que amo trabalhar, cancelei algumas por não respeitarem meu trabalho com o blog, ou simplesmente por não combinar com meu gosto literário. Porém, mesmo assim notei que minha caixa de correio tem ficado cheia de livros que não solicitei.
”Mas pera ae Helana, tais recebendo livro e tá reclamando?”
Sim estou recebendo. Sim estou reclamando dos que recebo sem pedir, são leituras que não gosto, não é gênero que me atrai. Sendo assim não é saudável ler um livro por obrigação, a probabilidade de ler e não gosta é alta, a resenha ficar ruim e passar uma visão errada da obra e honestamente não concordo em fazer.



Muitos colegas reclamam que não ganham financeiramente com seus canais e blogues literários. Obviamente trabalhar com cultura num modo geral é bem suada ganhar alguma coisa e com literatura e tantos blogues se torna mais complicado.
Mas a questão não é monetária (este assunto ficará para outro post, pois desenvolvi um midia kit para o Blog) e sim gosto literário e a falta de noção.
Vejam bem, todos os livros resenhados e mostrando no blog foram livros no qual EU li a sinopse, EU escolhi, EU desejei falar deles aqui. Nada que foi resenhado foi por obrigação, é questão do que eu quero passar para vocês.
Dai, chego em casa e vejo em minha caixa de correio livros que nem comprei e nem solicitei. Apenas enviados do nada. Oi? Gente, não sei de vocês para esse tipo de marketing pra mim é meio falho. O mínimo que um responsável por isso faz é ter um estudo dos blogues que vai atender e oferecer a leitura para o blogueiro em questão. Muito mais adequado, do que simplesmente receber algo que não quis.
Talvez esteja faltando ai um pouco de noção, quem sabe?


Para finalizar, não se sinta obrigado a ler nada no qual você não goste, passe para um amigo, um colaborador do blog, alguém sempre vai achar a leitura mais agradavel. #FicaDica
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

4 comentários :

  1. oi Lana, concordo com você, se não é do meu estilo e do blog não tem porque chegar as minhas mãos um exemplar assim...ja passei por essa situação e é bem difícil, pois o blogueiro fica entre a cruz e a espada, com o peso de receber o livro e não resenhar, mas ao mesmo tempo não gostar do que estar lendo e consequentemente dar um feedback negativo

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OOi!
    Ameei o post, super concordo!
    Ler por obrigação é muito ruim, e é o que vai acontecer se receber algo que não goste. Não vai ser legal para o leitor e nem para editora, que vai ter livro resenhado por uma pessoa que nem mesmo queria ler o livro.

    ResponderExcluir
  3. Olá Helena, eu não ligo muito para os livros que recebo sem pedir, até por que esses livros são de ação e não sou obrigada a resenhar, se tem alguém que se interessa eu passo pra frente. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie Helena!!
    Eu não sabia q acontecia isso.. sempre imaginei q eram livros escolhidos... mas, enfim, concordo que qdo a gente não tem interesse por certo gênero fica muito mais fácil não gostar do livro, não gostar da história. Parece q a gente já repele automaticamente.
    Entendo sua opinião, mas acredito q deve ter muita gente q não deve se importar né? No meu caso, se fosse uma resenha obrigatória, acredito q não iria gostar não.
    Bjo

    ResponderExcluir