Papo Sobre Séries: Shadowhunters

04 novembro 2016

papo sobre séries
Marina Landert
Olá pessoal, tudo bem?

No Papo sobre séries de hoje falarei sobre uma adaptação de uma coleção de livros escrita por Cassandra Clare, Os Instrumentos Mortais e adaptada este ano sob o nome da série Shadowhunters.
Mas antes de entrar no universo da série queria falar um pouquinho sobre os livros em si e sobre o filme que foi feito sobre o primeiro livro. Os Instrumentos Mortais trata-se de uma série de fantasia/ Jovem Adulto escrita por Cassandra Clare com livros lançados entre 2007 e 2014 composta por Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas e Cidade do Fogo Celestial. A história gira em torno de Clary Fray, uma garota de 16 anos que de repente vê seu mundo abalado ao descobrir que nem tudo é como parece ser e acaba se deparando em uma realidade cercada de demônios e caçadores de sombras, seres que tem a missão de proteger o mundo das criaturas do mal. Em paralelo a isso, sua mãe desaparece e Clary é obrigada a confiar em Jace, Isabelle e Alec, três caçadores de sombras dispostos a ajudá-la a encontrar sua mãe, assim como seu melhor amigo Simon e o feiticeiro Magnus Bane.
Shadowhunters04
Essa é a história retratada em Cidade dos Ossos, e que em 2013 foi adaptada nos cinemas em uma produção canadense-germânica que tinha elenco encabeçado por Lily Collins (Espelho, Espelho Meu), Lena Headey (Game of Thrones) e Jonathan Rhys Meyers (The Tudors). A intenção inicial era lançar algo nos padrões das sagas Crepúsculo e Jogos Vorazes, mas devido o fracasso de crítica e bilheteria o estúdio resolveu cancelar o próximo filme. Cidade dos Ossos foi o meu primeiro contato com a série e apesar de concordar com algumas das críticas não acho o filme ruim não. No ponto positivo acho que a história flui bem, assim como a dinâmica e a química do jovem elenco. Para os fãs de histórias de fantasias é uma boa pedida. Por outro lado, alguns efeitos e algumas atuações (Lilly Collins e Jonathan Rhys Meyers) podiam estar melhores.
Shadowhunters05Após o filme comecei a ler os livros e não consegui mais parar. A escrita de Cassandra te prende do começo ao fim e como é uma história bem leve quando você vê não consegue mais largar. Pra mim foi muito parecido com o que acontecia com Harry Potter (em suas devidas proporções, claro).
No entanto, no ano passado os fãs da coleção receberam uma ótima notícia: a de que os Instrumentos Mortais receberia mais uma chance de adaptação, agora como série pelo canal americano FreeForm (do grupo Disney/ABC) e posteriormente Netflix. A nova tentativa no formato de série talvez de fato faça mais sentido uma vez que a obra de Cassandra Clare tem muitos personagens e detalhes, fazendo com que muitas mudanças fossem necessárias para o cinema que nem sempre agradam um público cada vez mais exigente.

Pessoalmente quando assisto uma adaptação procuro evitar ao máximo comparações com os originais, pois acho que estas só levam a decepções e tento encarar mais como uma nova obra e foi assim que assisti a primeira temporada de Shadowhunters, que já foi renovada para a segunda temporada (estreia em janeiro de 2017). A série já traz um enorme diferencial principalmente para quem não conhece a história, que é o tom didático que a própria narrativa permite. Outro ponto positivo é um certo tom de modernidade que trouxeram à série, tanto no cenário, como em figurinos, e até para o Instituto que abriga os caçadores de sombras.
Shadowhunters02Durante os 13 episódios dessa primeira temporada vemos novos eventos na história e coisas inesperadas para pessoas que como eu estão mais familiarizadas com o enredo, mas entendo que para uma série, os criadores muitas vezes têm que pensar no que melhor funciona e nem sempre o que pode fazer sentido no livro tem aderência na tv.

Outro ponto que gostei muito foi o elenco, cheio de caras novas que trouxe um frescor a série. Talvez o mais conhecido de todos seja o ator que interpreta o Jace (Dominic Sherwood, Vampire Academy) e que aqui interpreta bem um importante personagem de forma mais sólida e consistente. Os irmãos Alec e Isabelle (Matthew Daddario e Emeraude Toubia) também estão muito bem e fazem um contraponto cômico muito bem-vindo, assim como o melhor amigo de Clary, Simon (Alberto Resende).

A principal personagem, no entanto, é um dos pontos que acredito que precisa ser melhorado. A atriz Katherine McNamara precisa ainda de maior profundidade, mas que deve vir com o tempo. Outra crítica que aqui é inevitável e fruto de uma temporada mais curta com orçamento baixo são os efeitos especiais que deixam muito a desejar, e que para uma série de fantasia são essenciais.
Assim, mesmo com defeitos Shadowhunters encerrou uma boa primeira temporada e parece ter conseguido conquistar e mais importante, recuperar os fãs dos livros e do gênero que ultimamente tem ficado mais escasso de séries do tema. Uma boa pedida para uma maratona de um entretenimento mais leve, para não ser levado muito a sério.
Shadowhunters01Boa diversão e até a próxima!
Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ?
FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Marina Landert
Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.










19 comentários :

  1. Oie.

    Adorei a review, embora, te confesso, tenha começado errado - pelo filme, e não gostei nada.
    Isso me fez criar um barreira enorme pra ler os livros e assistir a série, os quais ainda não fiz por motivos de preconceito, hahaha!
    Mas já me disseram que o livro é muuuito bom e aquela edição holográfica maravilhosa tem me chamado muito a atenção!
    Estou pensando em comprá-la pra conhecer de uma vez essa série tão popular e finalmente me apaixonar! <3
    Bjocas,

    [Um dia me livro...]
    [Canal Literamigas]

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu odiei a adaptação para o cinema, ai fiquei meia receosa de assistir a série, e adivinha? Não gostei também! Não sei se sou eu, ou se é essas adaptações.
    Adoro os livros, e os personagen criados na minha cabeça, são bem diferentes e melhoraes.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Confesso que não li os livros, talvez seja por isso que gostei da adaptação do cinema. Agora, em relação à série, ainda não consegui assistir nenhum episódio ainda, mas tenho muita curiosidade em ver. O que você me recomenda? Ler os livros ou assistir a série?
    um beijo ♥

    ResponderExcluir
  4. Acredita que eu não assisto nenhuma série? SEmpre fico perdida nestes posts HAHAHAHA. Preciso de netflix para acompanha-las!

    ResponderExcluir
  5. Olá Marina!
    Eu li toda a série e tenho a maior admiração pela a autora. E olha que quando chegou em Cidade de Vidro achei que poderia terminar ali e morri de medo dela se perder depois.(não aconteceu) graças a Deus! rs
    Eu assisti a temporada que está no Netflix e gostei bastante se já gostava do Simon, mais ainda na série. Para mim até agora tá perfeito. É claro que o original é melhor. Não dá para superar os livros!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia nem a série, nem os filmes, mas me parece bom! Vou procurar depois.

    www.umdejulho.com

    ResponderExcluir
  7. Não li a série ainda e confesso que não tenho intenção de ver nem a série e nem o filme. Quero mesmo é ler, e já estou pesquisando sobre o box. Que bom que a série não foi de toda ruim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oie, Marina.
    Já tinha ouvido falar da série por causa dos livros.
    Sinceramente não me chama atenção, mas acho que tem uma ideia boa e parece ser uma boa pedida pra descontrair.

    ResponderExcluir
  9. Oi. Eu não vi a série, infelizmente, não tive paciência, até gosto de séries, mas essa não chamou minha atenção. O livro também pouco chamam a minha atenção.

    ResponderExcluir
  10. Oieeee
    Eu não acompanho na série, mas tentei começar a ler os livros e sinceramente não consegui me conectar na história. Que bom que gostou. Quem sabe uma tenha a vontade de dar outra oportunidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Comigo aconteceu a mesma coisa, assisti primeiro ao filme, fiquei apaixonada e fui correndo ler os livros e fiquei viciada. Eu simplesmente detestei essa adaptação da televisão, tiraram várias coisas de contexto, já mudaram a ordem dos acontecimentos e a atriz que faz a Clary é terrível, sinto falta da minha protagonista preferida, sinto falta da Lily Collins.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Não gostei muito do livro, achei a história um pouquinho chata e o filme também, mas ainda não vi a série. ♥
    Art of life and books.

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu sinceramente odeio comparar adaptações, mas no caso de Shadowhunters não fui forte.
    Quando assisti o filme, não tinha lido o livro e fiquei encantada.
    Depois que li o livro, fiquei doida. Me lembro de pensar : - Que bosta é essa? hahahaha
    Mas aí tudo bem, não fizeram mais (Como PJ).
    Daí veio a série e pensei, que massa. Vai ser a série. E aí fizeram uma burrada atrás de outra.
    Não estou feliz com a série, mas vou atualizar, porque não sou de abandonar! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Sou shadowhunter de coração e amo demais os livros Instrumentos Mortais, porém confesso que tenho birra com a série. Amava o primeiro filme, amava os atores e tudo mais e quando chegou as primeiras imagens da série foi só decepção pura. Ainda não tive coragem nenhuma de ver nenhum episódio e acredito que isso não mude. Como você falou, eu evito de ver para não fazer comparações mas é difícil. Enfim, fora isso, belíssimo post e gostei (;
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu não li os livros, mas assisti o filme e a série. Gostei dos dois, cada um tem sua particularidade e fiquei encantada com os atores. Achei o filme mais maduro e a série mais adolescente. confesso que estou ansiosa para a estreia da segunda temporada.
    Amei o post e a sua opinião.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Oláaa, bem eu não li aos livros, mas achei o filme interessante, principalmente os autores. Não é uma série que me atrai para assistir imediatamente, mas ainda tenho curiosidade por conta da ação. Bjkas

    ResponderExcluir
  17. Sou apaixonada por IM e sofri muito aguardando os lançamentos dos livros, então é claro que eu me decepcionei (e muito) com o filme e ainda não criei coragem de assistir a série. Principalmente porque os dois atores que interpretaram o Jace (filme/serie) não passa o que o personagem passa nos livros, isso sem nem entrar em detalhes de ser parecido ou não, é questão de postura mesmo...
    E essa coisa dos efeitos, me lembrou um pouco de Teen Wolf - que eu assisti poucos episódios mas peguei algumas falhas de efeitos que era para ser sério e eu só dava risada...
    Adorei sua postagem com os prós e contras da adaptação... Mas ainda não sei se me rendo a assistir...rs
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá Marina!
    Eu ainda não tive vontade nenhuma de assistir essa série! Também não tenho muito interesse pela série da Cassandra, por mais que as pessoas falem bem dela T_T
    Que bom que você está gostando da série e gostou do elenco! Ouvi falar mesmo que os efeitos estavam deixando a desejar e isso estava irritando os fãs.. Uma pena neh!?
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Ola Marina como fã da série, amei a adaptação, gostei da escolha do elenco, mas não consegui acompanhar o pouco que vi gostei muito. Como comentou deu um frescor a série, espero conseguir terminar de acompanhar a primeira temporada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir