Resenha: A Noite de São Bartolomeu

13 novembro 2016

Resenha de LivroOi amores tudo bem?
Hoje trouxe uma resenha difícil, pois o livro lido é uma obra-prima que merece total atenção. A Noite de São Bartolomeu, narra um dos acontecimentos mais trágicos da história, onde que ~por nome de Deus~ a corte francesa executou um massacre.
O livro é interesse, triste.

a noite de são bartolomeu05
A Noite de São Bartolomeu
Wera Krijanowskaia, Wera Krijanowskaya, Wera Krijanowsky, Vera Kryzhanoviskaia, Vera Krijanowskaya
O episódio relatado da história foi um movimento baixo, estúpido e fanático, em que, em nome de Deus, se cometeram as mais abomináveis barbaridades, ao jogar com o destino de milhares de protestantes huguenotes.
Nessa obra, Rochester mostra todo um cotidiano de intrigas, fofocas, delações e traições que estiveram por trás de alguns acontecimentos. Narra o casamento de Henrique de Navarra (protestante) com Margarida de Valois (católica, filha de Catarina de Médicis, rainha-mãe) que foi usado como isca para atrair protestantes (hunguenotes) numa cilada. Uma história que fala de fanatismo bárbaro.
O livro é a 13° Edição já publicada no Brasil, a história de São Bartolomeu é antiga, longa e merece total atenção, ele tem 431 páginas, divididas em três partes, contanto detalhadamente o que acontece antes, durante e depois da noite do massacre, no total de 25 capítulos.
Além dos personagens reais da trama, tais como a Rainha - Mãe Catarina de Médicis e seus filhos no qual ela manda e desmanda, temos também personagens fictícios para dar uma melhor vasão a história, que nesse caso somos apresentados a Diana, René, Briand, Lourença, D'Armi. Diana é uma jovem Baronesa que tem sua vida voltada aos olhos de todos por causa de sua fortuna, e já ainda muito menina é obrigada a casar apenas por dinheiro.
No livro todo somos levados a histórias de puro interesse.
Mortes, casamentos, traições, mentiras, tudo que se pode imaginar o livro nos relata em detalhes.
O marido de Diana ainda tenta mata-la quando menina, mas por sorte ela é trancafiada em um convento e só pode sair de lá quando completa 16 anos. Assim é. Ao completar a idade, o pai dela a busca e os interesses em volta dela são muito grandes. Paixões doentias, trapassas e por ai vai.



a noite de são bartolomeu02Apesar do livro mostrar a parte de ficção da vida de Diana e todos aqueles que a cercam, A Noite de São Bartolomeu, é muito bem narrada, nos dias 23 e 24 de Agosto de 1572, a Rainha Catarina executa um dos massacres mais sérios da história. Na época os Protestantes estavam querendo um mudar um pouco o que se sabia de religião, e logicamente a coroa iria perder muito com isso, para resumir o acontecido.
Total de mortos? Estima-se entre 2.000 – 70.000 pessoas.

Já queria ler A Noite de São Bartolomeu a muito tempo, porém nunca conseguia. A narrativa do livro é ótima, uma história com muitos detalhes e acontecimentos, a escrita é simples, de fácil compreensão. O livro ainda trás uma série de notas de rodapé para ajudar o leitor a entender melhor tais personagens e tais acontecimentos.
Optei por falar mais sobre o que achei do livro do que a história em si para não soltar spoilers, já que por se tratar de fatos históricos é necessária a leitura do mesmo do que uma explicação.

A Noite de São Bartolomeu, é um romance histórico muito bem escrito que sabe explorar os fatos reais de forma adequada. A leitura vale muito a pena.
a noite de são bartolomeu04
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

5 comentários :

  1. Oie, Helana!
    Nossa, eu fiquei muito sensibilizada com essa resenha!
    Amo livros que remetem a momentos históricos e já adicionei na wishlist! Vou tentar adquiri-lo na Black Friday, pois fiquei bastante curiosa!
    Ótima resenha, conseguiu uma leitora, hahaha.
    Bjos!

    www.umdiamelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Helana, tudo bem? Nossa amei a sua resenha. Não conhecia a obra, mas fiquei muito instigada em ler. Por fazer relação com a história esse livro é ainda mais especial e ver as suas impressões super positivas me deixou muito interessada nessa leitura. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não li esse livro, não o conhecia, mas sei das matanças aos protestante o que levou a igreja católica a levar o nome de sanguinária. Nossa! Quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Nossa parece ser um livro muito bom.
    Triste pela história que conta.
    Mas eu fiquei com vontade de ler e saber mais.

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Fiquei muito interessada por esse livro porque tem todo esse enredo histórico, que sempre me chamou muito a atenção. Apesar de saber que há personagens fictícios, é bom saber um pouquinho melhor o que se passou nesse massacre.
    Beijos.

    ResponderExcluir