Resenha: Desaparecidas, Lauren Oliver.

12 novembro 2016

Por Elaine Moreira.
Resenha de LivroOlá pessoal!
Esta é a minha primeira resenha no Blog e espero realmente que esteja beeeeeeem longe de ser a última.
Sou apaixonada por livros, de todos os tipos, sobre todos os assuntos. Gosto de dramas daqueles que te deixam encolhida na cama chorando. Mas também amo aqueles romances fofos que te deixam com um sorriso bobo na cara por uma semana.
Bem. A primeira resenha teria que ser especial. Então escolhi um dos últimos livros que li e que me deixou “sei lá”.
Desaparecidas01
Desaparecidas Lauren Oliver
Alarmante e inspirador, um raro thriller psicológico com um bom coração em sua essência. Leia com as luzes acesas. --- E. Lockhart, autora de Mentirosos As irmãs Dara e Nick eram inseparáveis, mas isso foi antes --- antes de Dara beijar Parker, antes de Nick perdê-lo como melhor amigo, antes do acidente que deixou cicatrizes no belo rosto de Dara. Agora as duas, que eram tão próximas, não estão mais se falando. Em um instante Nick perdeu tudo, e está determinada a usar o verão para conseguir sua vida de volta. Só que Dara tem outros planos. Quando ela desaparece, no dia de seu aniversário, Nick acha que a irmã está se divertindo por aí. Mas outra garota também sumiu --- Madeline Snow, de nove anos --- e, conforme Nick procura pela irmã, fica cada vez mais convencida de que os dois desaparecimentos podem estar conectados. Neste livro tenso e cativante, Lauren Oliver cria um mundo de intrigas, perdas e suspeitas, enquanto duas irmãs buscam encontrar uma à outra --- e a si mesmas.Edição: 1
Editora: Verus
ISBN: 9788576864462
Ano: 2015
Páginas: 304
Meu interesse por Desaparecidas foi imediato, porque eu já havia lido “Antes que eu vá”, também da Lauren e em outro dia eu vou ter que falar sobre esse livro porque ele ultrapassa a medida do maravilhoso.

Mas enfim, voltemos ao Desaparecidas. Pelo que eu me lembrava da narrativa da Lauren, eu esperava um livro todo poético, encantador, dolorido. Mas em Desaparecidas ela nos apresenta um outro lado seu, mostrando a grande autora que é. A narrativa é crua, real. Daquelas que arde na pele ao causar reconhecimento.


desaparecidas03Logo nas primeiras páginas, em que ela apresenta sua trama sobre as duas irmãs que no passado eram inseparáveis e que agora não se falam, o que me chamou a atenção foi a profundidade da revelação dela sobre a nossa realidade.

Nós nunca nos bastamos. Estamos sempre olhando para os lados admirando as virtudes e belezas que o outro possui, muitas vezes em detrimento do que nós somos.
Acompanhando ora a narrativa de Dara, ora a narrativa de Nick, vemos que por mais que na infância as duas estivessem sempre juntas, sempre houve um ressentimento escondido. Dara por ver na irmã a personificação de boa filha, boa moça, boa aluna. Já Nick via em Dara uma beleza selvagem a qual todos se rendiam, inclusive ela e assim, Dara sempre conseguia tudo o que queria.
Tudo ia bem, até que Dara quis tirar da irmã a única coisa da qual ela não queria abrir mão, o melhor amigo Parker.

Em meio a tudo isso, uma garotinha desaparece e enquanto Nick tenta entender o que está acontecendo com Dara, as histórias das duas vão se misturando.
Por vezes fiquei arrepiada, com medo até. A Lauren tem a capacidade de nos trazer fortes emoções através de suas palavras.

Já havia provado disso em “Antes que eu vá”. E assim como lá, o final me destruiu. Mas foi de um jeito tão intenso e inesperado, como quando você está em um almoço de domingo, seus primos estão jogando e um deles acerta a bola na sua cara. Forte, inesperado, mas preciso. Do jeito que tinha que ser para ser perfeito.
desaparecidas02Resta dizer que enquanto a história das irmãs vai sendo costurada entre a versão de uma e outra, entre o antes e o depois, a gente vai se vendo presa, envolvida e quando tudo acaba só fica uma tristeza e um vazio, por não ter tido a real dimensão do problema.

Nas últimas páginas ela tenta dar uma consertada nas coisas. Ameniza, mas não convence, porque lá no fundo ainda se conhece e sabe que o problema, pode querer voltar a bater na porta.

Então é isso! Livro indicadíssimo, para quem quer uma história diferente com final surpreendente.Abraços e até a próxima resenha!Quem já leu ou ficou interessado, deixe seu comentário! Vou adorar ler e te responder!

16 comentários :

  1. Falou ''thriller psicológico'' eu já fico imediatamente interessada hahaha Já vou procurar.

    ResponderExcluir
  2. Aiiii Helana, amei a sua resenha. Eu tenho esse livro a seculos mas nunca me senti instigada a ler. Também já li Antes que eu vá e preciso dizer que amei o livro. Vou correndo iniciar a leitura desse. Depois te falo minhas impressões. beijos

    ResponderExcluir
  3. OOi!
    Mesmo o gênero não sendo muito minha praia, ameia premissa desse. sua resenha também me deixou com vontade de lê-lo, parece ser uma leitura muitoooo envolvente! Dica anotada!
    Parabéns pela primeira resenha aqui, Elaine! Que venham muitas outras. :)
    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá =)
    Esses escritores cruéis, não li nada dessa autora mais pela sua resenha ela lacrou o leitor nesse livro... É chato isso de dá um enfase a um problema que não tinha tanta importância, mas isso não é só nos livros, fazemos isso em nossas vidas. O livros parece ser interessante. Sua resenha ficou sensacional, que bom que a primeira de muitas. Beijos'

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu vou passar a dica dessa vez! Eu tentei ler Antes que eu vá e não consegui, não sei se foi o momento, mas não me fisgou. Embora sua resenha seja positiva ainda assim não vou levar a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li o livro, mas pretendo ler só futuramente.
    Fiquei feliz em saber que gostou. É muito bom quando o final nos surpreendente, né, e nos deixa com essa sensação.
    Boa dica. Espero não demorar a ler.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  7. Olá Elaine
    Parabéns pela sua primeira resenha aqui no blog e espero que seja a primeira de muitas!
    Adorei o post, gostei da sua escrita!
    Da Laureen li so o primeiro, o Antes que eu Vá. Tenho os outros dois aqui, mas ainda nao li
    Não conheço este livro e fiquei bem curiosa depois de ler sua resenha.
    Dica anotada.
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Nossa para uma primeira resenha, ela está ótima. Confesso que nunca li Lauren Kate apesar do nome dela não me ser estranho. Gostei da premissa junto com sua resenha, porém não faz muito meu estilo nesse momento. Dica anotada para um futuro próximo (;
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Helana,
    Para ser sua primeira resenha eu achei ótima!! Ao longo do tempo vamos melhorando e gostando mais dos nossos textos, pode ter certeza! O livro em si não me chamou a atenção a ponto de ler pois não faz muito o meu estilo.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  10. Oiee, sou igual a você. Amo Lauren por ter lido Antes que eu vá.
    Gente esse livro tem um enredo bem forte né?
    Achei muito interessante e já quero.
    Anotei a dica desse thriller psicológico maravilhoso <3*-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Mas gente assim eu não dou conta não. Claro que adorei a história desse livro e já coloquei na lista de desejados kkkkk Bjkas

    ResponderExcluir
  12. Esse livro já estava na minha lista de desejados! <3 E com a tua resenha, que por sinal foi maravilhosa, ele subiu pra cima, só tenho que encontrar ele numa promoção que vou sair adquirindo! <3

    Beijos e até logo! ;) Sua resenha ta maravilhosa!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu ainda não conhecia a autora e também fiquei muito curiosa sobre essa outra obra dela, principalmente pela histórias irem se entrelaçando para se formar. Achei bem diferente e interessante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Falou Lauren Oliver eu tõ lendo viu, que autora maravilhosa, eu não sabia que ela tinha tantos livros, agora estou surtuda!!! Pensa só , uma das minhas autoras preferidas no meu gênero preferido,não vejo a hora de ler esse livro

    ResponderExcluir
  15. Olá!!! Fiquei muito interessada pela leitura. Ótima sua resenha, despertou meu interesse. Vou anotar para minhas próximas leituras.
    super bjooooo

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Não é um gênero que eu leio com frequência, mas tem uma premissa interessante e como ganhei de presente irei ler assim que possível.
    Bjs

    ResponderExcluir