Cinema&Café: A Chegada

12 janeiro 2017

cinema e café
Marina Landert
A Chegada (2016)
Ficha técnica
Diretor: Denis Villeneuve
Elenco: Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Withaker.
Sinopse: Com a chegada de objetos interplanetários na Terra, a especialista em linguística Dra. Louise Banks (Amy Adams) é convocada por militares para traduzir as mensagens enviadas pelos alienígenas e entender qual é o objetivo da “visita”.
Olá pessoal, tudo bem?
Mais um ano chegou e assim para iniciar bem 2017 trago no primeiro Cinema & Café a resenha de um dos filmes que mais gostei de 2016 e é daqueles que fazem você segurar o fôlego do começo ao fim, A Chegada (2016).
a chegada02
Dirigido por Denis Villeneuve (Sicario e Os Suspeitos), A Chegada trouxe aos cinemas uma temática muito querida por Hollywood, a de vida alienígena, abordada em filmes como E.T. (1982), Independence Day (1996), MIB (1997), Contato (1997), Super 8 (2011), entre outros. Confesso que quando vi o anúncio de A Chegada não me surpreendi muito e não despertou minha curiosidade, uma vez que sobre o tema já tinha assistido no ano a continuação de Independence Day (um dos piores filmes que vi). No entanto, após ouvir ótimas críticas sobre o filme fui finalmente conferir.
A Chegada narra a história do aparecimento de objetos e seres interplanetários à Terra dispostos em diversas localizações. A Dra Louise Banks (Amy Adams), uma linguística que se vê dividida entre o presente e flashbacks de sua filha adolescente, morta por um câncer de pulmão, é convocada pelo Exército Americano, especialmente pelo Coronel Weber (Forest Whitaker) para identificar e traduzir as mensagens desses seres e descobrir suas reais intenções no planeta. Para isso, ela conta com a ajuda do físico Ian Donnelly (Jeremy Renner).
Desde o início, o diretor consegue quebrar a expectativa inicial para um filme de ficção científica, normalmente com mais ação e os alienígenas como vilões. Aqui encontramos uma abordagem mais clássica, que muito me lembrou Contato (1997) e obras mais tradicionais do gênero. Utilizando uma trilha sonora quase ambiente ele impõe um ritmo lento e gradual, ao mesmo tempo que consegue segurar a tensão durante toda a extensão do filme.



a chegada01Outra ideia trabalhada durante o filme é a contraposição de uma possível ameaça da vida na Terra e que tem como ponto crucial para a sobrevivência a Dra Louise Banks (Amy Adams), que sofre justamente com uma perda. Os flashbacks de uma outra vida da linguista é essencial para o desenrolar do filme e o diretor possibilita essa descoberta para a personagem junto com o telespectador.
Com uma premissa diferente, A Chegada enfoca em toda a descoberta dos objetivos desses seres que estão espalhados em 12 lugares no planeta. Assim, cabe à equipe liderada por Amy Adams e Jeremy Renner iniciar uma comunicação com esses seres. Paralelamente é criada uma rede de troca de informações entre os Estados Unidos e os demais países onde as naves estão estacionadas para uma melhor compreensão desses seres. Como esperado, a política e troca de informações entre diferentes países pouco funciona.
a chegada03

É nessa comunicação com os alienígenas que é o ponto forte do filme, que tenta fazer algumas reflexões sobre as ações dos seres humanos e mostra isso com grande sensibilidade. O grande elenco é outro destaque do filme, principalmente Amy Adams que conduz o filme com uma interpretação muito delicada.
A Chegada não é um filme fácil de compreender, mas conta uma belíssima história de forma muito delicada. É daqueles filmes que às vezes é necessário assistir mais de uma vez e que quando acaba ficamos um pouco sem reação, pensando nele por vários momentos depois. Um ótimo entretenimento e que prende a atenção do começo ao fim.
a chegada04
Bom filme e até a próxima! Trailer:
Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ?
FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Marina Landert

Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.

5 comentários :

  1. Olá,
    Pelo fato de não ter cinema na cidade que moro, estou extremamente desatualizada dos filmes que foram lançados!
    Já vi alguns comentários sobre A chegada, mas é a primeira resenha que leio e gostei bastante do tema tratado na obra, focalizando a comunicação entre humanos e os extraterrestres, além de levar-nos a reflexões sobre algumas atitudes.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei do enredo do filme, ainda mais por que a atriz principal Amy Adams que estou acostumada em filmes mais de romance, protagoniza uma personagem mais séria, quero ver com certeza. Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Vi o trailer desse filme e fiquei muito curiosa.
    A historia parece ser muito boa mesmo e a Amy Adams é uma Linda!
    Pretendo ver o quanto antes.

    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Marina que texto maravilhoso. Parabéns!!!!
    Eu já estava com vontade de ver esse filme e agora com suas explicações fiquei mais curiosa ainda.
    Obrigada pela sugestão!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem por aí?

    Quero MUITO assistir esse filme e a cada trechinho que assisto, resenha que leio, a vontade cresce. É exatamente o tipo de filme que me prende do início ao fim. Adorei o seu post!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir