Melhores de 2016 (Part II)

02 janeiro 2017

melhores de 201601
Marina Landert
 Livros
Talvez a lista mais difícil de elaborar. Pessoalmente gosto muito de livros mais sérios como históricos, biografias, de jornalismo literário, literatura clássica e também algo mais leve como distopias, jovem adulto e novo adulto. Este ano como voltei a estudar, os livros mais clássicos de literatura para vestibular foram presença contínua na minha lista, e, portanto aparecerão aqui. Para equilibrar, procurei leituras mais leves, e que você também encontrará!

terrasonambula1. Terra Sonâmbula, Mia Couto
Escrito pelo moçambicano Mia Couto, que tem uma extensa produção literária, Terra Sonâmbula foi publicada em 1992 e conta a história de um homem mais velho Tuahir e um menino mais novo, Muindinga, que fugindo de uma guerra civil em Moçambique se deparam com cadernos de história de Kindzu, que trazem esperança e sonho aos dois sobreviventes. A história é muito bonita, apesar de triste e paralelamente conta um pouco da difícil história de Moçambique.


swearonthislife2. Swear on this life, Renne Carlino
Renne Carlino é uma das minhas autoras preferidas e a cada livro surpreende ainda mais. Swear on this life traz a história de uma escritora que passa por um bloqueio e se depara com um livro de muito sucesso. Ao iniciar a leitura, Emiline encontra a sua própria história, o que significa que o autor é seu primeiro amor, a quem não vê há mais de dez anos. Após se revoltar com a liberdade literária tomada por sua antiga paixão, Emiline resolve confrontá-lo. Infelizmente nenhuma obra da autora foi traduzida para o português, e só está disponível no formato digital e em inglês. De qualquer forma, é uma leitura que me prendeu do começo ao fim e uma bonita história.





Allthatjazz3. All that jazz, Natasha Boyd
Este livro faz parte da uma série chamada Butler Cove, que nos primeiros livros conta a história de amor de Jack e Keri Ann. Em All that Jazz conhecemos a história de Jazz, a melhor amiga de Keri Ann, e apaixonada por seu irmão Joey. Após um erro no passado, os dois ficam anos sem se ver e agora precisam conviver lado a lado para ajudar Keri Ann. Outro livro que terminei em dois dias. A história é daquelas bem angustiantes que dá raiva de todos os personagens, mas que com um pouquinho de paciência conseguimos chegar ao fim da bonita história.


cartas-de-amor-aos-mortos4. Cartas de Amor aos Mortos, Ava Dellaira
Laurel é uma garota com um triste passado e que recebe a tarefa escolar de escrever cartas a alguém que já morreu. Apesar de nunca entregar à professora, a menina escreve a Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, entre outros, e enxerga uma forma de analisar e conseguir viver com seu passado e com os erros de sua irmã. Essa é uma bonita e comovente história! Recomendo a leitura


Capitãesdeareia5. Capitães da Areia, Jorge Amado
Esse clássico livro, publicado pela primeira vez em 1937, permanece atual nos dias de hoje e apesar de ter lido há muito tempo no colégio, reli esse ano e acredito que com certeza vale a pena estar aqui. Ele retrata a vida de um grupo de menores abandonados em Salvador, que sobrevivem com pequenos roubos. É uma triste e bonita história e que sempre leva a importantes reflexões.



Bom entretenimento e até 2017!
Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ?
Facebook InstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky
Marina Landert
Sobre o Autor Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre.

10 comentários :

  1. Capitães de Areia é um clássico, um dos meus favoritos do Jorge Amado. E da lista, também amo Cartas de Amor aos Mortos.

    http://devaneiodeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. carta de amor aos mortos me conquistou pelas resenhas que li, espero ler nesse 2017

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Helena, tudo bem?
    Adorei pode conferir suas melhores leituras do ano passado. Confesso que dessa lista só conhecia Carta de Amor aos Mortos que também ainda não li, mas fiquei muito curiosa sobre a leitra.
    um grande beijo e um ótimo ano novo!

    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Dos que você citou só conheço os dois ultimos.
    Cartas de Amor aos mortos tenho desejo de ler desde que foi lançado, mas até agora só enrolei hehe
    fiquei curiosa para ler All that jazz, mas pena que é uma série :(

    ResponderExcluir
  5. Eu sou incapaz de fazer uma lista com top de leituras do ano. Sempre amo tantos livros que me sinto traindo algum, se o deixo de fora. Fiquei curiosa sobre essa autora, Renne Carlino, que você ama tanto. Vou procurar os livros dela na Amazon, já que nenhum foi publicado por aqui ainda. E esse Carta de Amor aos Mortos, é realmente tão bom assim? Sempre vejo resenhas nos dois extremos, ou amam ou odeiam, acabo ficando indecisa sobre comprar ou não.

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Ainda não li nenhuma das obras aqui citadas, mas o fato de elas estarem listadas como melhores leituras de 2016 me deixou bem intrigada para fazer a leitura de algumas. Uma que quero muito ler Cartas de amor aos mortos!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie, Marina.
    Então, eu ainda não li nada da Mia Couto e sempre vejo ótimos comentários. Vou colocar livros dela na minha lista; preciso conhecer.
    Não li nenhum dos que vc citou, mas "Cartas de Amor aos Mortos" e "Capitães da Areia" estão nas minhas metas.
    Ótimo post! Grata pelas indicações! ;)
    Bjocas,

    www.umdiamelivro.com.br
    www.youtube.com/literamigas4

    ResponderExcluir
  8. Dessa sua lista o único que já li e também gostei foi Capitães de areia. E com certeza após sua leitura passei a ver de uma outra forma a vida, não só das crianças mas de todos que vivem nas ruas.
    Enfim parabéns pela leitura e por não parar de ler mesmo com o foco nos estudos.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  9. Poxa não li nenhum da lista,eu queria muito ler Carta de amor aos mortos,mas acabei não conseguindo,vou dar uma pesquisada nos outros e ver se algum me agrada.

    Adoro essas listas.

    bjssss

    ResponderExcluir
  10. Oi oi oi, adorei a lista...dentre eles eu quero muito ler 'Cartas de Amor aos Mortos'. Vou anotar as dicas!

    Abraços

    ResponderExcluir