Marina Landert
Ficha técnicaOlá pessoal, tudo bem?
Diretor: Theodore Melfi
Elenco: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kevin Costner, Kirsten Dunst, Jim Parsons.
Sinopse: Estrelas além do tempo retrata a história de matemáticas afro americanas que na década de 60 trabalharam na Nasa e ajudaram os Estados Unidos na corrida espacial durante a Guerra Fria.
Continuando o especial sobre os filmes indicados para o Oscar hoje trago Estrelas além do tempo (2016), que além da indicação ao Oscar levou o SAG Awards de melhor elenco deste ano. Se hoje assuntos como igualdade salarial entre mulheres e homens, entre diferentes raças, e o espaço ocupado por determinados grupos no mercado de trabalho são ainda discutidos, imaginem o quão pior era essa situação há mais de cinquenta anos, durante a década de 60. Esse é um dos temas abordados em Estrelas além do tempo.
Em 1961, no período da Guerra Fria Estados Unidos e Rússia disputavam influência no mundo, o que incluía a corrida espacial, e a pressão que a Nasa sofria para enviar astronautas para o espaço. O filme acompanha a história de três matemáticas que trabalham na Nasa, Katherine (Taraji P. Henson), Mary (Janelle Monáe) e Dorothy (Octavia Spencer). Katherine é designada a ajudar a equipe liderada por Al Harrison (Kevin Costner) a conseguir enviar os astronautas ao espaço. Logo de início Katherine enfrenta dificuldades por ser a primeira mulher afro-americana da equipe em uma época ainda marcada pela forte segregação racial. Já sua amiga Mary Jackson sonha em tornar-se engenheira, mas também enfrenta problemas pelo fato de ser mulher e negra. Por fim, Dorothy luta para ser reconhecida como uma líder na sua área e se desdobra para mostrar seu valor.
Estrelas além do tempo acerta ao contar uma desconhecida história por muitos, e ao mesmo tempo envolver o público com ela. Apesar de contar a história das três matemáticas, o enfoque é na história de Katherine Johnson, viúva, mãe de três filhas e é quem vai lidar mais diretamente com o preconceito racial e de gênero ao ter que percorrer quilômetros apenas para ir ao banheiro e enfrentar a antipatia de seus companheiros de trabalho, principalmente de Paul Stafford (Jim Parsons – aqui quase um Sheldon, mas muito mais sério). No entanto, ao poucos consegue mostrar a sua competência com ajuda de seu chefe Al, que aqui incorpora o personagem que irá contra esse sistema segregacionista.
Com menos destaque, mas não menor importância, as amigas Dorothy e Mary Jackson também exercem papel de contrapor os valores da sociedade na época. A primeira ao ver que poderia perder sua função com a entrada dos computadores, se colocou numa posição de aprender sobre a tecnologia e se tornar indispensável.
O filme em alguns momentos se assemelha principalmente em termos da temática com Histórias Cruzadas (2011, também com Octavia Spencer), no entanto acerta ao não abusar do maniqueísmo, de uma divisão entre bem e mal. Em Estrelas além do tempo a situação segregacionista da época é exposta, mas sem vitimizar as personagens.
Outro ponto muito positivo da obra é a força de seu elenco. Não há grandes destaques individuais, mas o conjunto das atuações contribui com a força e coesão do filme. Composto por uma boa caracterização, interessante trilha sonora e com a dose certa de seriedade, delicadeza e humor, Estrelas Além do tempo é um ótimo e simpático filme que traz uma história muito interessante e que tem tudo para conquistar o público.
Bom filme e até a próxima! Trailer:
Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ?
Facebook – Instagram – Twitter – YouTube – Baixe o Aplicativo para celular In The Sky
Marina Landert
Marina Landert, ou Mari, como preferir. Jornalista viciada em uma boa história e que não vive sem um bom livro na bolsa. Apaixonada por filmes, séries, música e por viajar. - See more at: http://intheskyblog.blogspot.com.br/p/sobre. |
Nossa, adorei, não vi esse filme ainda!!
ResponderExcluirParabéns pelo post.
Não vi esse filme ainda, mas é uma boa opção para o fim de semana.
ResponderExcluirOlha só um filme histórico. Não faz meu gênero de favoritos, mas, admiro demais.
ResponderExcluirUm ótima sugestão de filme, o filme tem uma combinação perfeita de seriedade, delicadeza e humor, com certeza vale a pena assistir, é um filme extraordinário, bjs.
ResponderExcluirNão vi o filme ainda, mas fiquei curiosa agora! Bjo
ResponderExcluirEstrelas além do tempo foi sem dúvida o meu filme favorito do ano. A forma como esssas mulheres enfrentam, se impoes e mostram que sao muitíssimo boas foi sensacional.
ResponderExcluiroi
ResponderExcluirEu ainda não assisti este filme, adorei a dica :D
Gosto muito do trabalho destas atrizes :) são maravilhosas.
bjo
Uma boa dica para amanha assistir este filme.
ResponderExcluirObrigada pela dica
Beijo
♥ O meu blog ♥ FanPage ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Canal no Youtube ♥
Obrigada por compartilhar essa dica conosco, nào tinha ouvido falar deste filme, já gostei da sinopse e do trailler! Vale a pena ver!
ResponderExcluirque filme amei o post
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirAmei esse filme! ♥ Um beijo.
Eu ainda não tive a oportunidade de ver o filme, e estou louca para assistir!
ResponderExcluirBjos 👍
Vou mostrar a minha irmã que adoro filmes e series, com certeza se esse filme ainda não viu, vai ver
ResponderExcluirObrigado por compartilhar
Beijos
Rafael
Eu li uma reportagem que falava sobre esse filme e relatava o que realmente aconteceu na época rs confesso que apesar dos erros que foram apontados nessa outra reportagem eu ainda tenho muita vontade de assistir o filme e exatamente pelo que vc falou, o destaque está no conjunto da atuações de todos os atores e não individualmente, e é esse tipo de atuação que eu gosto de assistir :)
ResponderExcluirUAL, não conhecia. Fiquei bem curiosa, vou procurar assistir! :)
ResponderExcluirAlana zoz
Olá Marina,tudo bem?
ResponderExcluirNossa não assisti esse filme ainda, mas me parece ser ótimo hein?
Amei a sua dica, tentarei assistir em breve. Beijos
Gostei muito do trailler, vou procurar assistir, fiquei curiosa!
ResponderExcluirQuee legal o post, amei ameei <3
ResponderExcluirainda não assisti o filme mas depois dessa, deu vontade, rsrs, amo assistir o Oscar :)