Crônicas e Desabafos: O respeito num Blog Literário.

25 março 2017

crônicas e desabafos
Oi amores tudo bem?

Na semana passada, acho que muitos viram ou comentaram o visco (feio) da Darkside em tentar uns publis gratuitos falando que restavam três vagas para parcerias com a Editora.
Muita gente saiu correndo postando novidades da Editora, falando dos seus livros, e até vi resenhas de última hora. Enfim, foi feio, mas infelizmente muitos blogueiros ainda curtem migalhas, fazem tudo por uma parceria, e acredito eu, que por causa desse tipo de coisa que blogueiro literário não é unido, cada um cuida do seu e acabamos nem conseguindo monetizar um blog por conta disso.

Sabemos também que não é de hoje que as tretas entre Editoras x Blogueiros acontecem, ou entre Blogueiros x Blogueiros, eu mesma tive uma treta bem feia quando meu blog era pequenininho, por causa de umas caixas amassadas  que um rapaz fez um desespero no facebook. E certo tempo depois o rapaz se deu ao luxo de fazer uma loja virtual e vender suas cortesias, no qual falei no blog e até fizeram uns cyberbulling, sim vocês que são leitores novos, não sabem, mas eu sofri muita ameaça nesse cantinho!
Tretas existem e sempre vão existir, mas pergunto: Até quando vão ser pelos mesmos motivos? Parceiras no geral! É sempre isso.
Acredito que minha opinião não seja muito semelhante a de outras pessoas, mas quero destacar uma coisa.
Eu acho importante um Blog Literário ter parceria com Editora sim! Elas ajudam nosso blog a crescer, elas trazem conteúdo em primeira mão para nossos leitores. E ainda temos a liberdade de escolher o que queremos ler de lançamentos da mesma. Ou seja, é algo bom para ambos os lados sim. Nosso espaço é disponível para Editora vender seu peixe, de quebra os leitores acabam conhecendo seu trabalho é assim que acontece com tudo mundo.



Mas por outro lado a gente quer crescer e não vejo nada demais você criar um midia-kit, disponibiliza-lo na rede para autores, assessorias e Editoras saberem que você tem um espaço organizado para crescer.
Aqui no In The Sky, final do ano, desenvolvi um para o blog, estava na hora para isso. E fiquei bem surpresa quando vi que nosso midia-kit foi baixado mais de 60 vezes. Isso significa que existem pessoas curiosas para saberem dos valores.
É muito positivo.

Já recebi alguns propostas de resenhas para o blog, porém não eram leituras interessantes para nosso público, sendo assim nem foi repassado para as colaboradoras do blog, pois acredito que se algo bacana aparecer e for do gosto delas me sinto na obrigação de passar para as meninas, afinal de contas, o blog não é feito apenas por uma pessoa.

Agora, o que me incomoda ainda são as migalhas, e como incomoda. Enquanto blogueiros ainda se sujeitarem a qualquer coisa por uma parceria literária, não vamos crescer num todo NUNCA!
Principalmente quem é puxa-saco. Muitas pessoas que começam com blog querem grudar em mim, querem ter um milhão de selos de Editoras no blog, enviam e-mails que nem loucos. Gente, não façam isso que é feio. Crescer na aba alheia é triste demais.Não passou numa parceria? Tudo bem, a vida segue. Eu mesma perdi 2 duas que gostava muito… Mas acontece e não tenho como o que fazer. Vou deixar de ler livros dessas editoras? Não.

Para finalizar, RESPEITE A SI MESMO. RESPEITE SEU COLEGA BLOGUEIRO. As coisas começam a mudar quando o respeito fica no topo! Ser blogueiro literário é lindo. Temos uma lista de contatos incríveis, conhecemos autores maravilhoso.
O sucesso e a fama vem com o tempo, para alguns mais fácil outros nem tanto. Mas não deixem de fazer um bom trabalho por isso!
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara
Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

17 comentários :

  1. Oi Helana. Concordo com você, fiquei sabendo do acontecimento com a editora Darkside através do seu Facebook, não sabia das inscrições. Achei uma falta de respeito.
    Realmente, quando comecei no meu primeiro blog, era nova e sem experiência, acabei mandando vários emails para editoras mas não deu certo. Quando eu desisti do blog, anos depois abri o email e tinha recebido a proposta de parceria de autor. Com isso, aprendi que só com o tempo para nosso blog se tornar conhecido, não adianta mandar vários emails e enlouquecer, no momento certo parcerias surgem.
    Com esse blog novo, eu já fiz com mais calma, não mandei email para várias editoras, esperei abrir as inscrições das editoras para parceria, não fui aprovada, já esperava porque estou começando. Mas é assim mesmo.
    Acho que como em qualquer área da vida, temos que respeitar e valorizar a nós e aos outros.
    Já fiquei chateada nesse novo blog meu porque uma menina não gostou de um comentário que fiz no blog dela, só porque coloquei 'rs' ela achou que fui irônica. Temos que nos policiar muito na escrita para não passar uma má impressão.
    Enfim, gosto muito de blog literário, infelizmente como não tenho parceria não dá para ficar mandando resenha sempre porque não é sempre que tenho dinheiro para comprar livros, mesmo assim, tento manter meu blog atualizado.
    Valorizo meu trabalho e dos meus colegas, mas nem todo mundo faz isso. O que precisamos fazer é aceitar as pessoas sem deixar comentários ruins afetarem a nossa vida.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Menina, que texto maravilhosos!
    Super concordo com você. Eu adoro ler e indicar bons livros independente de ter parcerias ou não. Eu comecei com uma brincadeira ano passado de criar uma página e Instagram literários e não é que deu certo? Eu nunca tive a intenção de fazer parciais com ninguém e nem entendia nada disso. Eu postava sobre as leituras que eu fazia e gostava e isso foi dando super certo. Aí agora criei um blog e estou escrevendo nele aos poucos também, apesar de achar muito difícil administrar um blog. Hoje tenho quase 20 autores parceiro e quem sabe um dia eu não me inscrevo em alguma parceria com editora e não passe né?
    Mas nada para puxar saco, pois como você mesmo disse, isso é muito feio.
    Beijos e parabéns pelo seu blog.
    Sucesso!
    Cássia Pires

    ResponderExcluir
  3. Olá Helana! Concordo com você, o respeito é o mais importante de tudo, em qualquer situação. Também acho que parcerias com editoras são importantes para os blogs, elas também nos ajudam a crescer e divulgam nosso trabalho, assim como divulgamos os delas. Mas acho que o que realmente importa é nos sentirmos bem com o que fazemos. Devemos fazer algo porque sentimos prazer naquilo e não porque somos forçados. Se não acaba perdendo o objetivo inicial de uma pessoa ter um blog e acaba se tornando uma obrigação chata.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. O respeito é a base de tudo no mundo literário, o que acho triste e horrível é quando algum blogueiro famoso despreza os que estão no início acho isso inevitável e não tem solução mesmo, ia pena para todos, os grandes sempre querem se achar os melhores.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Helana.

    Concordo com você. Acho as parcerias importantes para os blogs mas ultimamente estou decepcionada com algumas editoras pela falta de respeito com os blogueiros.Tanto as editoras quanto os autores independentes andam abusando e não digo todos, mas alguns não respeitam as criticas. Confesso que sou louca de vontade de ter parceria com duas editoras e não consegui parceria com elas ainda, mas também não vou ficar sujeitando a tudo. Este ano fiz poucas inscrições e mesmo não tendo dinheiro para comprar livros todos os meses, eu quero valorizar meu espaço porque leio e resenho por gosto como muitos blogueiros também são assim e quero continuar me sentindo bem com isso. Parabéns pelo post.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Helana, eu vi o bafafá que deu esta atitude da Darkside, uma amiga minha colocou o tal email no nosso grupo do whats, pois eu não tinha recebido e não sabia o teor da mensagem. Mas mais feio ainda foi ver a "desculpa" elaborada por eles. Pegou muito mal mesmo.
    Concordo contigo, respeito é o princípio de tudo, e não tem porquê haver briga e competição entre os blogueiros, pois existe espaço para todos.
    Parabéns pelo post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, concordo em parte. Fui uma das que fiz divulgação da Darkside e sempre que acho legal faço divulgação deles, pois gosto muito dos livros da editora. São poucas que trabalham esse gênero.Por outro lado, também vejo como falta de respeito para com os blogueiros. Achei bacana sua ideia do midia-kit, e queria ter essa habilidade e disposição. No momento não estou com muito tempo para me dedicar as parcerias e quase não me candidatei as vagas disponiveis. Mas é vida que segue neh. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu reclamei muito sobre a atitude da editora.
    Não vou deixar de ser clientes deles, claro. Mas achei feio a forma que eles desvalorizaram a profissão. Evito parceria com editoras por causa disso. Existem umas que são maravilhosas de trabalhar, mas outras que francamente..

    triste é saber que existem pessoas que aceitam isso =/

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Nossa querida, estou muito brava com a atitude da Darkside, achei muito feio, como se eles precisassem disso para conseguir umas publicações gratuitas né?!
    Independente se tenha parceria ou não, em primeiro lugar eu sou uma leitora, e trago livros que me agradam ao blog, acho que a posição que eles tomaram foi ridícula, nem se decuparam por tamanho alvoroço que causaram.

    ResponderExcluir
  10. Oi Helana !

    Adorei o post ! Meu blog é novo (1 ano de vida) mas já vi cada coisa nessa internet que meu Deus ! só desanima quem está começando...

    É lógico que ter parcerias deve ser maravilhoso mas realmente no pouco tempo que acompanho esse universo vi que as pessoas estão se vendendo e não valorizando o seu trabalho.

    Fiz meu blog por amor a leitura , me inscrevi em algumas seleções de editoras e não consegui mas faz parte, vamos deixar de ler e comprar menos livros por isso? Jamais kkkk

    Parabéns pelo post ! todos deveriam ler!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Helana! Essa confusão com a DarkSide foi apenas um exemplo disso, não é? Esse meio literário tem muitas desvantagens como também suas vantagens, mas realmente é necessário uma união de todos os membros pertencentes a esse meio. Acredito também que devemos focar no nosso trabalho com qualidade sem nos preocuparmos tanto com parcerias ou popularidade, afinal, o reconhecimento leva tempo e muitos desistem tão facilmente... Creio que demorou bastante para você conseguir tudo o que tem e alguns blogs também precisam perceber que o crescimento não é repentino, exige trabalho. Nós blogueiros trabalhamos MUITO... Essa é apenas uma das razões pelas quais deveriam nos valorizar. Gostei do texto!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  12. Olá Helana, tudo bem?
    Concordo com você sabia?
    Acredito que está faltando muito respeito no mundo dos blogs seja entre blogs, blogs e editoras e inclusive blogs e leitores. As pessoas fazem de tudo por uma parceria e acabam perdendo a qualidade do seu trabalho. Tenha carater respeite seu trabalho e seus leitores, respeite os outros blogs e colha s frutos de um trabalho bem feito. É o que eu penso

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não curti o que a editora fez, e o último e-mail foi mais infeliz, quase uma punição. Eu concordo com você que as parcerias são boas para todos, principalmente quando o blog sabe fazer resenha, digo do ponto de vista estético de uma resenha. Agora, se editoras fazem esse tipo de coisa é pq tem blogueiro que alimenta.

    ResponderExcluir
  14. Olá Helana.
    Concordo com você em uma parte: respeito é essencial na vida. Mas em relação a essa polêmica com a DarkSide eu achei um pouco de exagero nas redes sociais, até porque quem está interessada em se inscrever em uma parceria com certeza vai fazer uma divulgação de graça ou no minimo ter um perfil parecido com o da editora, ou seja, lê livros deles e resenha, e isso é uma divulgaçao querendo ou não. Eu sempre levo as novidades de editoras que eu gosto para o blog mesmo sendo parceira ou não, até porque gosto dos livros e não acho que fazer esse tipo de divulgação ou demonstrar interesse em uma obra não quer dizer que a gente não se valoriza. Entendo e respeito perfeitamente quem faz midia kit, acho que se essa é a forma que a pessoa decide realizar seu trabalho, é maravilhoso e tem quem vai se interessar por seu trabalho. Mas também entendo que as editoras tem suas formas de divulgação e seleção de parceiros e sei que não foi intenção da darkside criar esse fuzuê todo, até achei a ideia bacana para dar oportunidade a outros blogs de serem escolhidos, mas é a minha opinião e respeito a dos outros que são contra.
    Entretando não me disponho a parcerias abusivas, tem editoras que nem me inscrevo por saber que o metodo de cobrança de resenha eu nao considero bacana, assim nao me sujeito a isso. Mas cada um escolhe o que deseja fazer né e tem gente que aceita, então o melhor é ter respeito as diferenças de cada um e o sucesso vai chegar com o trabalho duro e responsabilidade, e se aparecer alguma parceria interessante pelo meio do caminho melhor ainda haha. Desculpa pelo textão hehehe

    Beijos
    Aventurando-se Nos Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Adorei a postagem e realmente tem algumas atitudes que vemos por ai que são muito feias.
    Sou blogueira iniciante e confesso que tentei várias parcerias com editoras em que o catálogo me interessava. Infelizmente não consegui quase nenhuma pelo fato de contarem muito com numero de seguidores e tudo mais. Mas acha que vou desistir do bloguinho?! Claro que não!
    Amo meu cantinho e pretendo continuar o tempo que Deus me permitir! Sempre tem essas tretas entre blogueiros, editoras e até autores. Muito complicado porque precisamos um do outro para crescer.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  16. Oi Helana, adorei sua postagem...

    Eu entendo bem seu sufoco com o blog...já passei por isso com pessoas chatas que querem ganhar livros a todo custo, entram nos sorteios ser ler as regras e depois que são desclassificadas saem por ai falando mal do blog. Já passei por isso na fanpage também :(

    É bem difícil agradar todo mundo. É difícil conciliar a vida pessoal com o dia a dia de um blog, organizar, criar e montar postagens. Parcerias também não são fáceis e muitas editoras de renome se aproveitam da "matança" que é a blogsfera. Eu tenho algumas parcerias com editoras não tão grandes, mas que são incríveis e que eu não trocaria por nada. Quanto as parcerias com autores independentes acho super legal você ajudar a divulgar a literatura nacional, também recebo algumas propostas, mas sou obrigada a negar por conta dos prazos. Estou com muita coisa atrasada e não acho justo com os parceiros...quando pego uma parceria eu estipulo um prazo para ler a obra e fazer a resenha, com a corrida do cotidiano temos imprevistos e sempre que algo ocorre eu procuro avisar o autor que irei atrasar, isso é o mínimo.
    Acho super legal isso que você mencionou, de não sair por ai aceitando qualquer coisa, se você acha que a obra não tem nada a ver com o blog, pra que aceitar a parceria?

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Concordo com o que você disse, não há nada demais em recusar parcerias com autores, já que é praticamente impossível gostar de todos os gêneros existentes... Já as parcerias com editoras, é muito legal, mas não preciso necessariamente delas para sobreviver, já que eu preciso de livros, e isso eu encontro aos montes. Por sorte, nunca tive problemas com outros blogueiros ou com autores, mas também procuro evitar ao máximo... quem sabe um dia a gente se une, não é?

    ResponderExcluir