Resenha: Ninfeias Negras, Michel Bussi

18 março 2017

Resenha de Livro
Oi amores tudo bem?
Hoje tem resenha de Ninfeias Negras, um livro de Michel Bussi, é a terceira vez que tento escrever uma resenha decente para vocês, e acreditem, tem sido difícil, pois o livro me trouxe tantas emoções, sentimentos que não tem palavras que descrevem.
Quero me desculpas de antemão, se a resenha não ficar legal… Bem, pelo menos tentei.
ninfeias negras06

Ninfeias Negras Michel Bussi

Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho.
É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte - principalmente as protagonistas.
Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela.
Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580416329
Ano: 2017
Páginas: 352
Tradutor: Fernanda Abreu
A Edição de Ninfeias Negras é um verdadeiro espetáculo. O livro preto, trás uma Ninfeia (Flor de Lótus, também conhecida) na capa muito bem elaborada. O livro tem uma diagramação delicada, mas o que chama atenção são os 84 capítulos, alguns, sempre datados com os dias que se passam no vilarejo de Giverny. Acredite isso é importante.


ninfeias negras02
Ninfeias Negras nos conta a história dos moradores de Giverny, mas especificamente do Inspetor Laurenç Sérénac, homem que foi requisitado a companhar um assassinato misterioso nos jardins de Monet, um homem,um cirurgião Jérôme Morval, morto misteriosamente, popular no vilarejo e um famoso médico. Era necessária a investigação.
Porém as coisas não ficavam apenas nisso ai, a morte dele tinha cheiro de intriga e confusão e Laurenç sabia disso. Morval era um homem popular entre as mulheres e certamente acredita-se que a morte dele tem a ver com isso, e com obras de arte, mas precisamente quadros de Ninfeias Negras.
Giverny é um local pequeno onde todos se conhecem, também quem dera, Monet cresceu ali, as pessoas respiram arte e o assassinato de Morval acabou sendo um evento curioso para todos.
Laurenç então começa a investigar.
Stéphanie Dupain uma mulher bonita e professora, e seu marido ciumento pode ter motivos para tentar matar Morval. Stéphanie esconde algo, e Laurenç sabe disso.
Fanette, é uma jovenzinha de 11 anos com um talento nato para pintura, ela ama Monet, ama as Ninfeias Negras, e seu pai ninguém sabe quem é. Ela também pode estar envolvida na vida de Morval.
E ainda temos uma senhora de 80 anos e seu cachorro Netuno que misteriosamente sabe de tudo que acontece em Giverny e principalmente sobre os jardins de Monet.
Laurenç e o detetive Sylvio tem poucos dias para descobre qual a causa do assassinato, foi por causa das obras de Monet? Ou foi por adultério?
Michel Bussi conseguiu escrever um livro que me deixou sem palavras definitivamente. Um romance policial minucioso, cuidadoso extremamente detalhista e bom, muito bom.
Narrado pela senhora de 80 misteriosa, o livro acompanha a rotina das três mulheres, enquanto os detetives investigam o assassinato, vemos Fanette se esforçando para terminar seu quadro e entregar a professora. Acompanhamos Stéphanie com seu relacionamento pouco amoroso com o marido e também a idosa que nos dá detalhes inteligentes da vida de todos.
ninfeias negras01
Ninfeias Negras é um livro lento em sua maior parte, porém o enrendo lento é necessário, acompanhar a trajetória das três mulheres é importante para o desfecho final do livro. Quando pensamos que a história não chegará em lugar algum, Michel Bussi surpreende com algum detalhe importante.

Os personagens, bem trabalhados foram um detalhe a parte na história, essenciais e junto com toda a história de Monet retratada no livro ficou perfeito. Um livro que precisa ser lido com muita atenção!
As obras de artes, Monet e toda a história das pinturas do artista, são bem envolvidas na intriga. É interessante, pois do mesmo modo que você lê um romance policial, você lê um pouco sobre Monet. Uma mistura que se encaixa perfeitamente dando um charme a obra.

Misturar arte com assassinato foi uma sacada inteligente do autor, a princípio o leitor até acha que é um romance policial desses que somos acostumados a ler, até que o cotidiano dos personagens e suas histórias nos mostram que não é bem assim.
O final da história nos deixa de queixo caído, e o leitor percebe que tudo esta ali explicado e que cada peça do quebra-cabeça tem uma explicação.

Ninfeias Negras, passa longe de um romance policial onde o enredo é o principal. O enredo é importante, mas seus personagens é que fazem a história.
Um livro de tirar o fôlego e as palavras!
ninfeias negras03
-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Helana O'hara

Sobre o Autor "Sou tímida, quem diria, e me sinto desconfortável no meio de muita gente. Não sei ter relações meramente sociais: fico amiga ou não fico nada, o tititi mundano está acima de minhas capacidades. Adoro estar nos lugares, olho tudo, sou curiosa, gosto de ouvir o que as pessoas dizem, mas, quando elas são muitas, eu preferia ser uma mosca.” {Danuza Leão} Petites + In The Sky + Dave Grohl + James Franco + Anna Friel + Ryan Gosling + Música + Cinema e louca por livros! {www.epetites.blogspot.com.br} {www.intheskyblog.blogspot.com.br} Bem vindo sempre!

7 comentários :

  1. Nooossa!! Fiquei super interessada pelo livro.. Já vinha acompanhando algumas deixas suas sobre a leitura, mas agora então... Parabéns, a Resenha tá ótima e imagino mesmo que tenha dado trabalho... kkkk

    ResponderExcluir
  2. Menina!

    Já estava interessada nesse livro depois dessa resenha então agora que eu quero mesmo!

    Amo romance policial e estou bem curiosa para ler esse! Espero conseguir em breve!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Helana.

    Sua resenha mostrou que o livro realmente é interessante e não vejo a hora de ter meu exemplar. Gostei bastante de saber que a obra mistura arte com assassinato, concordo com você foi uma sacada inteligente do autor. Dica anotada, entrou na lista de prioridades, vou tentar comprar este livro logo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Helana!
    É complicado mesmo falar e mais ainda resenhar um livro que mexe tanto com a gente, passo muito por isso com certos livros também, hehe. E, nossa, já foram tantas as resenhas que li desse livro, a maioria delas realmente positiva como a sua, que ainda que a curiosidade surja, principalmente por você citar que o ponto maior do livro são seus personagens - pois particularmente valorizo muito autores que desenvolvem bem desde os principais aos coadjuvantes -, é incrível como não consigo me ver lendo esse livro, apesar de tudo. Acho que esse teor mais artístico envolto no enredo me distancia um pouco, porque não me interesso muito pelo tema, mas é difícil dizer concretamente o porquê de eu não cogitar a leitura por agora. Talvez seja por tê-lo visto em tantos blogs desde seu lançamento, vai ver criei alguma birra, mas quando isso passar, vou repensar na leitura, sim. ;)
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Vem cá, vamos nos abraçar e amar essa obra! Eu li e senti algo que você descreveu na resenha: o enredo um pouco lento. Na verdade, pra mim, em dado momento, a leitura ficou modorrenta mesmo, mas, fui até o fim e não me arrependi, me surpreendi com o final, nunca que eu ia imaginar o que aconteceu! E amo essa capa em um preto impecável!

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Desde o lançamento, fiquei bastante encantada com essa capa maravilhosa e intrigada com a sinopse apresentada.
    A premissa é bem interessante e o que mais chama minha atenção realmente é essa mistura de arte com os crimes, me deixando instigada a querer saber qual a solução para eles.
    Adorei conhecer um pouco mais do livro através de suas impressões.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro livros políciais, mas confesso que o fato de a história ter um começo lento e muitos detalhes na questão da arte me deixaram com o pé atrás.
    Tudo que eu não quero em um romance policial é lentidão e coisas que podem me soar como excesso, tive experiências bem ruins nesse sentido.
    Fiquei curiosa em relação aos personagens, mas acho que passarei a dica...

    ResponderExcluir