Livro&Filme: O Noivo da Minha Melhor Amiga, Emily Giffin

08 abril 2017

livro e filme
Por Elaine Moreira
Vou começar esta coluna falando do filme, porque foi o primeiro conteúdo a que tive acesso e o que fez com que eu me apaixonasse pela história.
Como o próprio nome já diz, esta é uma daquelas histórias de triângulos amorosos complicadíssimos pois envolve além, da paixão, o sentimento de culpa.

O Noivo da Minha Melhor Amiga Darcy & Rachel # 1Emily Giffin
"O Noivo da Minha Melhor Amiga conta a história de Rachel, uma jovem advogada de Manhattan. A moça, sempre vista por si mesma e por seus amigos como a "certinha" e bem-comportada, muda radicalmente no seu aniversário de trinta anos, após a festa oferecida por sua melhor amiga, Darcy. Meio deprimida por chegar aos trinta sem o marido e os filhos que imaginava ter a essa altura da vida, Rachel se excede na comemoração e termina a noite na cama com Dex, seu grande amigo de faculdade e noivo da sua melhor amiga. Até a noite em que ficou com Dex, Rachel era o modelo de filha e amiga perfeita, embora se visse como um fracasso. Nunca transgrediu as leis, nem mesmo as de horário de trabalho, ao contrário da egoísta, narcisista mas irresistível Darcy, em torno da qual Rachel e, posteriormente, Dex sempre orbitaram. Enquanto a boa moça e tímida Rachel teve alguns poucos namorados e conseguiu um emprego estável porém sem graça num escritório de advocacia, a linda e popular Darcy namorou todos os bonitões do colégio, construiu uma glamourosa carreira de Relações Públicas e sempre conseguiu tudo o que quis, inclusive manipular e obrigar Rachel a fazer o que desejava. E agora, após uma noite com o noivo da melhor amiga, Rachel acorda determinada a esquecer para sempre o fatídico encontro, mas acaba descobrindo que sempre amou Dex. E, apesar da amizade a Darcy, começa a perceber que ela não é exatamente o que se espera de uma melhor amiga. À medida que a data do casamento se aproxima, Rachel se desespera com a urgência da decisão que precisa tomar e acaba passando por uma profunda reavaliação de sua vida, para concluir que "certo" e "errado" são conceitos muito relativos. Narrado em primeira pessoa por Rachel, o livro ganha a simpatia do leitor pela empatia da protagonista, que expõe suas dúvidas e sentimentos de forma muito honesta e humana. E o final reserva grandes surpresas.
o noivo da minha melhor amiga01
Mas como tudo tem um começo vamos a ele. Rachel está completando 30 anos e meio que está vivendo uma crise de identidade, se sentindo velha, em um emprego que não gosta e se comparando a amiga bem sucedida Darcy que ainda tem 29 anos e que está prestes a se casar com Dexter, um cara incrível que já foi o cruch da Rachel na época da faculdade.
Só que nessa noite da festa do aniversário da Rachel, depois da galera toda ter ido embora, o Dex chama a Rachel para tomar a saideira, pois os dois ainda são bem amigos, até aí tudo bem, tudo normal.
Só que já meio de pilequinho, entre uma brincadeira e outra, a Rachel acaba confessando para o Dex que era apaixonada por ele na época da faculdade e questiona se ele nunca tinha percebido.
Para a surpresa dela o Dex conta que na verdade não. Nunca tinha percebido, pois ele também gostava dela e sempre achou que não tinha chance.

Pronto. O circo está armado!!
Esse é só o comecinho de um filme incrível com uma trilha sonora perfeita! Inclusive confiram o Soundtrack completo nesse link! TRILHA SONORA: http://bit.ly/TrilhaSonoraDarcyRachel
Bem você pode pensar, tah mas o que torna esse filme diferente?
o noivo da minha melhor amiga04
O que o torna diferente é a avaliação de vida que a Rachel faz. Pois ela começa a se lembrar de quando amava o Dex e não fez nada, do momento exato em que praticamente entregou ele para a Darcy porque achava que não tinha chances.
Para mim esse foi um dos pontos mais legais, pois ela deixou de se sentir vítima da vida para assumir sua responsabilidades pelas suas escolhas e decidir então fazer diferente no futuro.

Paralelo a isso também temos o Dexter tentando fazer escolha, tentando mudar a sua vida. Mas diferente da Rachel, ele tem a pressão dos pais por fazer tudo certo. Não contrariar o pai e não decepcionar a mãe é a “missão” da vida dele.


o noivo da minha melhor amiga03
Gostei disso também que ficou bem trabalhado no filme. Um motivo forte o suficiente para fazê-lo titubear ante a decisão de assumir a mulher que ama ou continuar com um casamento de conveniências.
Para completar, ele ainda consegue ser um filme que dosa bem o drama, com cenas engraçadas e divertidas, além daquelas linda de romance fofo.

Perdi a conta de quantas vezes vi esse filme e de quantas vezes ele me emocionou.

O NOIVO DA MINHA MELHOR AMIGA - O Livro

Quando vi na vitrine da livraria, fiquei meio louca. Não consegui me convencer de que naquele momento não havia tempo para ler.
Nesses termos comprei o livro e entre uma espera na fila de banco e uma horinha antes de dormir fui lendo o livro.
E esta foi a primeira vez (se não a única) em que eu gostei mais do filme do que do livro.

A trama principal é basicamente a mesma. Mas aqui o relacionamento da Rachel e do Dex está longe de ter sido tão fofo na faculdade quanto foi relatado no filme. Os dois simplesmente seguem caminhos diferentes.
Paralelo a isso, quando os dois tem esse rompante e acabam ficando uma noite juntos, não há motivos fortes o suficiente para fazer com que Dex não se decida logo pela Rachel.

A Darcy é mimada sim, mas na minha opinião o fato do Dex saber disso, seria apenas um ponto a mais para fazer com que ele enxergasse que o tempo daquele relacionamento já tinha acabado. As duas eram amigas? Beleza, mas é vida que segue.  
Posso parecer muito dura, com relação a isso, mas para mim, não existe justificativa para uma traição. Continuar traindo, deliberadamente então, nem se fala.
Enfim. No livro acontece isso: de um lado a permissividade da Rachel e do outro o comodismo do Dexter, o que me incomodou profundamente, fazendo com que eu me desencantasse com a história.
Resumo da ópera: Nunca mais li o livro e sigo amando o filme.

-> Siga o Blog nas redes sociais e fique mais pertinho da gente ? FacebookInstagramTwitterYouTubeBaixe o Aplicativo para celular In The Sky

Elaine Moreira
Sobre o Autor Beco da Leitura  https://www.facebook.com/blogbecodaleitura/

15 comentários :

  1. Olá!
    Amo ler (meeesmo) mas nesse caso acho que ficaria pelo filme mesmo, pois é do género de filme que vejo depois de acabar o de terror, para descontrair um pouco, eheh. Mas creio que essa história não me fosse prender tanto no papel... Sou a doida dos policiais e ultimamente quase não consigo gostar de outras coisas :p
    Gostei do post! Beijos

    Pseudo Psicologia Barata

    ResponderExcluir
  2. Que interessante, normalmente o livro é melhor que o filme, né? Fiquei super curiosa agora!

    Clau
    @as_passeadeiras

    ResponderExcluir
  3. Adorei eu nem mesmo sabia que existia o livro desse filme. O longa já assisti algumas milhares de vezes, mas o livro é uma novidade, uma boa novidade, quero leeeer!

    ResponderExcluir
  4. Oi Elaine, eu não sabia que o filme era baseado num livro. EU já vi esse filme diversas vezes e vejo como uma história bem real, algo que acontece o tempo todo e acho que sempre tem alguém que se identifica com algum dos personagens. Adorei a resenha dupla. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Acho que vou querer livro e filme porque sério, adoro essas histórias romanticas, ainda mais num dia chuvoso com esse.
    A resenha dupla ficou demaais! <3

    ResponderExcluir
  6. Confesso que n sabia do livro, mas já vi o filme várias vezes e gostei! Bjos

    ResponderExcluir
  7. Adoro essa atriz <3 mas nunca assisti o filme e nem li o livro. Fiquei curiosa, vou assistir hehehe

    ResponderExcluir
  8. Eu não li o livro mas assisti o filme e confesso que não faz muito meu estilo rsrs é bem cara de sessão da tarde e acho que não conseguiria assistir novamente. Pode ser que o livro seja diferente e tenha uma outra pegada :)

    ResponderExcluir
  9. Oi Elaine, tudo bem?

    Já assisti o filme algumas vezes e também o adoro, pois ele sempre consegue me passar a mensagem linda que temos que ir atrás do que queremos e que nossas ações é que selam o nosso destino. Este é o típico caso em que o filme supera o livro e isto de certa forma é uma pena, pois para mim, a história teria muito a render. Por enquanto, vou continuar apenas com o filme, mas foi bom saber da existência de um livro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Elaine, tudo bem?
    Owmm eu amo esse filme. Já perdi a conta de quantas vezes assisti
    A Rachel é uma personagem maravilhosa e a atriz é sensacional
    Deu até vontade de ver de novo kkkk

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Ah eu AMO esse filme, comédias românticas sempre foi meu gênero preferido em filmes!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Vou assistir ao filme e depois eu leio o livro, amei a sua resenha, está de parabéns e eu conheço a autora do livro, gosto muito do estilo de escrita dela. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem? Nossa, já assisti esse filme várias vezes e gosto muito da história. Confesso que não sabia que tinha o livro também, agora fiquei bem curiosa pra ler. Essa parte que ela pensa na vida e se questiona porque perdeu Dex é bem legal mesmo. Ótimas indicações. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  14. O filme eu adoooroooo
    Nem sabia que tinha livro...
    Mas tudo bem, eu sempre prefiro os filmes do que os livros (confesso) kkkk

    ResponderExcluir
  15. Oi, estou com muita vontade de assistir O noivo da minha melhor amiga. Gosto muitos dos filmes com Kate Hudson. Ótimo post !!! bjoo

    ResponderExcluir